Programação
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Aula 3
Tabelas e gráficos de frequência
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Ao responder esta questão você será incluído na lista de chamada .
A presença somente será atribuída aos listados presentes no final da aula.Boa aula!
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Introdução ao uso de planilhas - Parte III
A planilha Excel é nossa ferramenta básica de trabalho, e esta videoaula dá continuidade à introdução sobre planilhas iniciada na aula passada. Seguiremos usando uma versão atualizada da planilha usada na vídeo-aulas (clique AQUI para download dessa planilha, caso não tenha ainda feito isso ainda). A planilha apresenta dados climatológicos diários extraídos da Série de Dados Climatológicos do Campus Luiz de Queiroz da USP em Piracicaba. Nesta vide aula, aprendemos a classificar, filtrar e aplicar certas fórmulas em tabelas contendo milhares de dados. Assista a vide aula e responda este estudo dirigido ED04.
Explorando dados
em grandes tabelas -
Introdução ao uso de planilhas - Parte IV
Neste bloco, nos aprofundamos em dois recursos muito uteis do Excel, a tabela dinâmica e o gráfico dinâmico. Esses recursos oferecem poderosas ferramentas de análise exploratória de dados, pois permitem o rápido e flexível agrupamento de dados para fins de cálculo de frequências e outras estatísticas básicas. Assista às videoaulas e responda o estudo dirigido ED05 (Atenção: esse ED tem duas páginas).
Usando o recurso
Tabela DinâmicaUsando o recurso
Gráfico Dinâmico -
Dinâmica em Sala de Aula
Parte I - exercício individual
Visite as seguintes páginas web:
Qual página web atraiu mais a sua atenção? Como você acha que a apresentação contribuiu para você achar os temas escolhidos mais interessantes? Manifeste a sua opinião durante a discussão em sala com todos os colegas.
Parte II - exercício em grupo
Caso não tenha ainda a planilha de dados climáticos de Piracicaba no seu computador, faça o download clicando AQUI. Em seguida, reúna-se em grupo, e com a ajuda dos seus colegas, responda às questões deste estudo dirigido ED06 (clique no ícone acima para acessar as questões).Parte III - para refletir
O gráfico abaixo apresenta a série histórica de ocorrência dos fenômenos El Niño (aquecimento das águas do Pacífico na costa do Peru) e La Niña (resfriamento das águas do Pacífico na costa do Peru). Como você organizaria os dados para explorar uma eventual correlação entre esses fenômenos e as variáveis climáticas medidas em Piracicaba?
O El Niño produz diminuição do regime de chuvas em localidades como a Amazônia, o Nordeste brasileiro, a Austrália, Indonésia e outras. No Brasil, o fenômeno também contribui para o aumento de chuvas nas regiões Sul e em partes do Sudeste e do Centro-Oeste. O La Niña é um fenômeno inverso e provoca no Brasil efeitos como a intensificação das chuvas na Amazônia, no Nordeste e em partes do Sudeste. Além disso, o La Niña provoca a queda das temperaturas na América do Norte e na Europa.
A tabela abaixo agrupa os fenômenos El Niño e La Niña quanto à sua intensidade.
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