III. Sala de aula, poder e relação pedagógica: entre práticas e representações
Pintura de Emygdio de Barros, s/d. Museu de Imagens do Inconsciente
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Leitura principal:
CHAUI, Marilena
Ideologia e Educação. Educação e
Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, jan./mar. 2016, p. 245-257. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v42n1/1517-9702-ep-42-1-0245.pdf.
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📝💡 Para saber mais:
📚 CHAUI, Marilena. O que é ser educador hoje? Da arte à ciência: a morte do educador. In: CHAUI, Marilena; SANTIAGO, Homero (Org.). Em defesa da educação pública, gratuita e democrática. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
🏷️ Também convém ressaltar que na mesma obra indicada acima está reunida a maior parte dos escritos de Marilena Chaui dedicados ao tema da Educação.
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Adicionalmente, recomendamos que assistam ao trecho da Conferência de Abertura realizada pela professora Marilena Chauí, sob a mediação da professora Rosa Fátima de Souza Chaloba - UNESP, intitulada Cultura e Educação: memória e resistência, do XI Congresso Brasileiro de História da Educação - Cultura e Educação: memória e resistência, organizado e promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em julho de 2022. Na ocasião, ela norteia a sua fala a partir de duas indagações: primeiro, "por que há um desconhecimento do que seja os direitos da cidadania e, entre eles, o direito à educação?" e; segundo, "por que a escola é imediatamente associada ao mercado?" Partindo disso, desenvolve as respostas dirigindo-se a: 1) necessidade de compreendermos o que é uma sociedade democrática; 2) exigência de compreendermos os efeitos do neoliberalismo sobre a educação. Já encaminhando-se para a finalização, Chaui tece considerações sobre o que ela define como o duplo núcleo da educação: formação e pesquisa. Disponível em: https://www.youtube.com/live/8pQ-cCjjMFM?feature=share.