Programação
-
Aula 1 – Dia 28/3/2023– Disciplina : 5965021-3 – Docência no Ensino Superior: Fundamentos Teórico-Metodológicos – Inicio do Curso
Aula 1 – Dia 28/3/2023 – Disciplina : 5965021-3 – Docência no Ensino Superior: Fundamentos Teórico-Metodológicos – Inicio do Curso
- Apresentação dos estudantes e do Programa da Disciplina
-Discussão sobre o Programa de Aperfeiçoamento do Ensino-PAE.
Texto 1: RIVAS, N. P. P.; SILVA, G. M. ; GONÇALVES, M.F. ; SCARPINI, N. A. M. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo. In: Adriana Katia Corrêa; Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza. (Org.). Formação de Professores em debate: educação superior, educação profissional e licenciatura em enfermagem. 1ed. Curitiba, Paraná: Editora CRV e CAPES, 2016, v. 1, p. 113-129.
Texto 2: HARLAND, Tony. Enseñanza universitária: uma guia introductoria. Madrid, España: Ediciones Morata, 2017. Cap. 8. p. 119-129.
Texto 3: ANASTASIOU, Léa. G.C ; ALVES, Leonir .P. Estratégias de ensinagem. In: Anastasiou , L. G. C.; Alves ,L .P. Processos de ensinagem na universidade- pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.8. ed. Joinville-SC UNIVILLE, 2015. Capítulo 3.
Texto 4: HERNÁNDEZ, Cruz A.;GUARATÉ, ANA YELENA. Modelos didácticos para situaciones y contextos de aprendizaje. Madrid, Espana: Narcea , 2017. Caps. 03 e 04. p. 39 – 188.
-
11/4/2023 - Unidade I – A universidade brasileira e as políticas para a educação superior: As Reformas da Educação Superior, Lei 9394/96, Plano Nacional de Educação e os Planos Nacionais de Pós-Graduação. O pós-graduando e as questões postas pela política educacional e condições materiais advindas da pandemia.
Texto 05: CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 24, Dec. 2003.
Texto 6: CHAUÍ, Marilena. O lugar da universidade brasileira.
Palestra (2021). Fonte: https://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/607070-olugar-da-universidade-brasileira-palestra-de-marilena-chaui
Texto de Apoio A: Live com Marilena Chauí: https://www.youtube.com/watch?v=4U283WiB40U&t=1672s
Ufes 67 anos: A importância da universidade pública brasileira na atualidade, com Marilena Chauí - Transmitido ao vivo em 5 de mai. de 2021.
Texto 7: LEHER, Roberto. Universidade Pública Federal brasileira: future-se e “guerra cultural” como expressões da autocracia burguesa. Educ. Soc., Campinas, v. 42, e241425, 2021. 1. Horário: 14h00 às 15h00 Introdução ao Tema: O Ensino Superior brasileiro. Coordenação: Professora Coordenadora
2. Horário: 15h00 às 18h00 – Apresentação do Grupo, conforme o cronograma. Análises, discussões e sínteses coletivas.
3. Intervalo: 16h00 às 16h30
4. Todos os temas serão discutidos a partir de questão problematizadora /disparadora para mobilizar a discussão.
5. Dupla faz a inserção dos slides até dia 10/4 no E-disciplinas, Plataforma Moodle.
-
Aula 3 -18/4/2023 Continuidade -Unidade I – A universidade brasileira e as políticas para a educação superior
18/4/2023- UNIDADE I (Continuidade)
Texto 08: SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade do Século XXI: para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. Revista Educação, Sociedade e Culturas, Nº 23, 2005 (p.137-202).
Texto 09: Boaventura de Sousa Santos destrincha o assédio neoliberal às universidades (Entrevista)
Fonte: https://www.ihu.unisinos.br/188-noticias/noticias2018/579979-boaventura-de-sousa-santos-destrincha-oassedio-neoliberal-as-universidade.
Texto de Apoio B: “Os governos da direita e da extrema direita são muito bons para destruir, mas muito ruins para construir”. Entrevista com Boaventura de Sousa Santos. Fonte: https://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/599552-osgovernos-da-direita-e-da-extrema-direita-sao-muito-bons-paradestruir-mas-muito-ruins-para-construir-entrevista-comboaventura-de-sousa-santos
Estratégias de Ensino:
1. Horário: 14h00 às 15h00 Introdução ao Tema: O Ensino Superior brasileiro. Coordenação: Professora Coordenadora .
2. Horário: 15h00 às 18h00 – Apresentação do Grupo, conforme o cronograma. Análises, discussões e sínteses coletivas.
3. Intervalo: 16h00 às 16h30
4. Todos os temas serão discutidos a partir de questão problematizadora /disparadora para mobilizar a discussão.
5. Dupla faz a inserção dos slides até dia 17/4 no E-disciplinas, Plataforma Moodle.
-
Aula 4 -25/4/2023 - UNIDADE II – DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONCEPÇÕES, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, PROFISSIONALIZAÇÃO E PESQUISA.
25/4/2023 - UNIDADE II – DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONCEPÇÕES, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, PROFISSIONALIZAÇÃO E PESQUISA.
Texto 10 – SHIROMA, Eneida O.; MICHELS, Maria Helena; EVANGELISTA, Olinda; GARCIA, Rosalba M. C. A tragédia docente e suas faces. In: EVALGELISTA, O.; SEKI, A. K. (Org.). Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelo. 1 ed. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2017. p. 17-58.
Ebook disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/3569567/mod_resource/content/1/EVANGELISTA%20E%20ALAN%20KENJI%20-%20Livro%20Formacao_de_Professores_no_Brasil.pdf
Texto 11- ZABALZA, Miguel A Beraza. Os Professores Universitários. In: _____. O ensino universitário, seu cenário e seus protagonistas – Rumos da Universidade para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 105 a 144. Cap.3. 1. Horário: 14h00 às 15h00 - Introdução ao Tema: Docência Universitária.
2. Horário: 15h00 às 18h00 – Apresentação do Grupo, conforme o cronograma. Análises, discussões e sínteses coletivas.
3. Intervalo: 16h00 às 16h30
4.Todos os temas serão discutidos a partir de questão problematizadora /disparadora para mobilizar a discussão.
5. Dupla faz a inserção dos slides até dia 24/4 no E-disciplinas, Plataforma Moodle.
-
Aula 5-Dia 02/5/2023- UNIDADE III - FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS IMPLICAÇÕES DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS PARA A ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR.
02/5/2023 - UNIDADE III - FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS IMPLICAÇÕES DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS PARA A ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR.
Texto 12- GANDINI, Luís Armando. LIMA, Iana Gomes de. A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 3, p. 651-664, jul./set. 2016.
Texto 13- TAVANO, Patrícia Teixeira; ALMEIDA, Maria Isabel. Currículo: um artefato sócio-histórico-cultural. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.11, n.1, p. 29-44, jan./abr, 2018.
1. Horário: 14h00 às 15h00 - Introdução ao Tema: Currículo para a Educação Superior.
2. Horário: 15h00 às 18h00 – Apresentação do Grupo, conforme o cronograma. Análises, discussões e sínteses coletivas.
3. Intervalo: 16h00 às 16h30
4. Todos os temas serão discutidos a partir de questão problematizadora /disparadora para mobilizar a discussão. 5. Dupla faz a inserção dos slides até dia 01/5 no E-disciplinas, Plataforma Moodle.
-
Aula 6 - 9/5/2023 - UNIDADE III - FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS IMPLICAÇÕES DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS PARA A ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR.
9/5/2023 - UNIDADE III - FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS IMPLICAÇÕES DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS PARA A ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR.
Texto 14- MORGADO, José Carlos; SOUSA, Joana; PACHECO, José Augusto. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016197, p. 1-10, 2020 Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa
Texto 15. GOMES, Suzana dos Santos; ZEN, Giovana Cristina; D’ÁVILA, Cristina. Desafios e perspectivas do ensino do componente curricular didática em meio a pandemia da COVID-19. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1453-1475, jul./set. 2022. e-ISSN: 1982-5587
1. Horário: 14h00 às 15h00 - Introdução ao Tema: Currículo para a Educação Superior e os desafios da pós-pandemia.
2. Horário: 15h00 às 18h00 – Apresentação do Grupo, conforme o cronograma. Análises, discussões e sínteses coletivas.
3. Intervalo: 16h00 às 16h30
4. Todos os temas serão discutidos a partir de questão problematizadora /disparadora para mobilizar a discussão.
5. Dupla faz a inserção dos slides até dia 08/5 no E-disciplinas, Plataforma Moodle.
-
Aula 7 - Dia 16/5/2023- UNIDADE IV- DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA OS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO.
*Aula do dia 16/5/2023-
UNIDADE IV- DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA OS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO.
Responsabilidade: Docente responsável pela disciplina.
Textos para serem lidos:
Documentos Legais: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior referente a área de conhecimento de formação dos estudantes matriculados na disciplina. Site do MEC – Conselho Nacional de Educação -Diretrizes Curriculares Nacionais.
Texto 16. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico: Continuidade ou Transgressão para acertar? In: Veiga, I.P.A. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político-Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (p.13-45).
Texto 17: VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Reflexões sobre o planejamento e algumas de suas interfaces com o projeto político-pedagógico e a avaliação. In: MARIN, Alda Junqueira et al (orgs). Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2019.
Texto 18: VEIGA, Ilma Passos. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I. P. A. (org.) Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas-SP: Papirus, 2008. Cap. 10.
Desenvolvimento da Aula:
1-Exposição dialogada sobre os textos acima colocados, que dizem respeito aos Projetos Pedagógicos de Curso. (14:00 às 16:00 horas).
2. Apresentação dos documentos norteadores que orientam as atividades: Análise do Projeto Pedagógico de Curso e Orientações para Planos de Aula. Formação dos Grupos para esta tarefa. (16: 30 às 18:00).
-
UNIDADE V- ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DIDÁTICO NO ENSINO SUPERIOR
*Data: 23/5/2023
Coordenação: Taís de Cassia Ribeiro, Yhemile M.M. Menesse e Giovanna Cristina Machado Kayzuka.
Texto 19. SILVA, Natália Luiza; MENDES, Olenir Maria. Avaliação formativa no ensino superior: avanços e contradições. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 271-297, mar. 2017.
Texto 20. SORDI, Mara Regina Lemes De. Avaliação como instrumento qualificador da docência universitária. 2012. https://www.cidui.org/revistacidui/index.php/cidui/article/view/323*.
Estratégias de Aprendizagem
1. Horário: 14h00 às 15h00 - Introdução ao Tema: Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior.
2. Horário: 15h00 às 18h00 – Apresentação do Grupo, conforme o cronograma. Análises, discussões e sínteses coletivas.
3. Intervalo: 16h00 às 16h30
4. Todos os temas serão discutidos a partir de questão problematizadora /disparadora para mobilizar a discussão.
5. *Grupo faz a inserção dos slides até dia 22/5 no E-disciplinas, Plataforma Moodle*.
-
06/6/2023 - UNIDADE V- ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DIDÁTICO NO ENSINO SUPERIOR
-Apresentação de pesquisa de doutorado sobre FORMAÇÃO DO PROFESSOR A DISTÂNCIA: o Curso de Pedagogia em uma Universidade Pública Virtual. Doutoranda uma Lélis Beleza Lopez .
Texto 21: CASAGRANDE, Ana Lara; MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov. As contingências e condições objetivas da “eadização” do ensino superior presencial. Educação Sociedade, Campinas, v. 43, e261767, 2022.
1.Participação: Todos os matriculados.
2.Horário: 14h às 18:00
3. Apresentação de pesquisa de doutorado sobre FORMAÇÃO DO PROFESSOR A DISTÂNCIA: o Curso de Pedagogia em uma Universidade Pública Virtual. Doutoranda uma Lélis Beleza Lopez.
3. Intervalo: 16h00 às 16h30
4. Discussões em grupo do Texto 21 e sua relação com a pesquisa apresentada.
5. Dupla faz a inserção dos slides até dia 05/6 no E-disciplinas, Plataforma Moodle.
-
5. FORMA DE AVALIAÇÃO (TYPE OF ASSESSMENT):
O processo de avaliação está pautado na perspectiva contínua e cumulativa. Para efeito de aferição e aprovação da aprendizagem são considerados: Atividades coletivas: Elaboração de um Planos de Aula (relacionado à Graduação); Análise de um Projeto Pedagógico de Curso e participação nas discussões por Grupo. Atividade Individual: produção de artigo (trabalho final, individual).
A nota final será a somatória dos valores ponderados (pesos) de cada atividade proposta pela Disciplina:
Atividade Coletiva:
a) Participação nas discussões que possibilite a participação do Grupo: Peso 2,0 .
b) Elaboração de um Plano de Aula (3 Grupos) e ou Análise de um Projeto Pedagógico de Curso – (2 Grupos): Peso 3,0.
Atividade Individual:
a) Produção de um Artigo (individual –Peso: 5.
Nota: As notas serão transformadas em conceitos para atender as normativas do Programa de Pós-Graduação: De 9,0 a 10,0: Conceito A; De 8,0 a 8,9: Conceito B; 5,0 a 7,9: Conceito C; Abaixo de 5: Insuficiente.
5.1 NORMATIVAS LEGAIS:
A Resolução nº 7493, de 27 de março de 2018 normatiza aprovação, frequência e critérios de avaliação da aprendizagem nos Programas de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo. Artigo 66: “O aluno de Mestrado ou Doutorado deve atender às exigências de rendimento escolar e frequência mínima de setenta e cinco por cento nas disciplinas de Pós-Graduação”. Assim, a presença já é considerada obrigatória para a aprovação, não podendo ser utilizada como critério de avaliação.
Artigo 67: “O aproveitamento do aluno em cada disciplina será expresso por um dos seguintes conceitos:
I – A – Excelente, com direito a crédito;
II – B – Bom, com direito a crédito;
III – C – Regular, com direito a crédito;
IV – R – Reprovado, sem direito a crédito;
V – T – Aprovado em disciplina cursada fora da USP.” -
*Data: 30/5/2023*
UNIDADE V- ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DIDÁTICO NO ENSINO SUPERIOR
Coordenação: Todos os grupos de alunos.
Estratégias de Aprendizagem:
Participação: Todos os matriculados.
Horário: 14h às 18:00
Atividade 1 (Coletiva): Análise e Apresentação de um Projeto Pedagógico de Curso – Coordenação e Estudantes. Dois (2) Grupos farão um único trabalho).
Atividade 2 (Coletiva)
Apresentação de Plano de Aula – Serão apresentados 3 Planos de Aula
Consultar: Roteiro para elaboração de Plano de aula e Projeto Pedagógico.
Postagem na plataforma Moodle- Um representante de cada grupo faz a inserção do material até dia 29/5/2023 no E-disciplinas, Plataforma Moodle.