Indice degli argomenti
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Prezados estudantes
Esperamos encontrá-los bem!
Inicialmente gostaríamos de parabenizá-los pela aprovação!! Sejam Bem-vindos!!!
Realizaremos nossas atividades da disciplina com o apoio do e-Disciplinas.
Até breve!!!!
Docentes Fundamentos APS
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Nós da Saúde Coletiva gostaríamos de convida-los a assistir um vídeo que nos tocou... Esperamos que gostem!
E sintam-se acolhidos e abraçados virtualmente! -
Estudantes vamos nos encontrar por aqui... Vamos aprender juntos utilizando novas metodologias.
Para iniciar vamos apresentar a disciplina e discutir o Tema: Processo Saúde Doença Cuidado. Vamos fazer a leitura do texto que está em anexo, discutiremos e construiremos um Mapa Conceitual Virtual.
Acesse o link e edite. Inclua as palavras-chave ou fases curtas que sintetizam a leitura feita por seu grupo:
https://docs.google.com/presentation/d/14iBsLiJ5xm5mT5iltXlQJrTilAhcRDwzDVlhwBa_6HU/edit?usp=sharing
Dividiremos 10 grupos para os seguintes tópicos do Texto:
1. Introdução
2. As Interpretações Mágico-Religiosas
3. As Primeiras Explicações Racionais: a medicina hipocrática
4. Saúde e Doença na Idade Média: entre o castigo e a redenção
5. Renascimento: novos olhares
6. O Surgimento da Medicina Social
7. A Era Bacteriológica e a Discussão da Causalidade
8. A Unicausalidade
9. O Modelo de Explicação Multicausal
10. A Produção Social da Saúde e da Doença
Para complementar este conteúdo, vamos assistir ao vídeo
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Apenas um integrante do grupo deve postar a tarefa e colocar o nome dos demais.
Atividade em grupo
Após assistir ao filme, cada grupo deverá ler o texto de Modelos Assistenciais, e apresentar uma breve análise do impacto da pandemia do Coronavírus (COVID-19) nos diferentes sistemas de saúde apresentados por Michael Moore.
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Você conhece o SUS?
O objetivo desse módulo é compreender o Sistema Único de Saúde através de seus princípios e diretrizes.
Vamos iniciar com um vídeo para reflexão:Este vídeo foi produzido pelo CIAR / UFG como ferramenta de apoio pedagógico ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância, do Instituto de Ciências Biológicas da UFG. Financiamento: Universidade Aberta do Brasil / CAPES / MEC.
Apoio: FUNAPE.
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SUS: a Saúde do Brasil é um convite para conhecer a Política de Saúde do Brasil, instituída com a Constituição da República Federativa do Brasil, em 5 de outubro de 1988.
A proposta é apresentar, com uma abordagem didática, lúdica e criativa, os aspectos mais essenciais da saúde no Brasil e, ao fazê-lo, estimular a reflexão sobre o papel de cada um e consequentemente sobre a importância da participação social para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso País.
O SUS é uma conquista da sociedade brasileira e foi criado com o firme propósito de promover a justiça social e superar as desigualdades na assistência à saúde da população, tornando obrigatório e gratuito o atendimento a todos os indivíduos. Abrange do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos e é o único a garantir acesso integral, universal e igualitário.
Ministério da Saúde (2011)
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Caros Estudantes
O tema dessa aula é a Estratégia de Saúde da Família.
Sugiro assistirem o vídeo - Conheça a Estratégia Saúde da Família antes da aula.
Até Breve! -
Atenção: Este assunto será abordado na última prova.
O objetivo deste módulo é refletir sobre os conceitos e práticas educativas utilizadas no âmbito da saúde.
Iremos aprender sobre o conceito de Promoção de Saúde com base em diferentes referenciais de saúde-doença-cuidado
Também iremos nos aproximar dos princípios e estratégias de Educação em Saúde-
Responda ao questionário
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Iremos entender as diferenças entre Educação em Saúde e Educação na Saúde
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Caros Estudantes
O tema dessa aula será Recursos Humanos na Odontologia - A equipe de Saúde Bucal.
Até Breve!E também iremos abordar as entrevistas realizadas comEntrega do Relato de Prática (1ª Etapa):
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Esse módulo tem por objetivo compreender como se dá a integralidade no processo de trabalho a partir da formação do trabalho em equipe. Apreender as diferentes modalidades de trabalho em equipe e a sua relevância para o SUS, através de um pensamento crítico reflexivo.
Olá pessoal, iniciaremos, assim, com a análise de uma transcrição de reunião de equipe do Programa de Saúde da Família que nos ajudará a compreender melhor como essa estratégia é fundamental para que os serviços de saúde deem conta da complexidade das situações que enfrentam no dia-a-dia. Leia o relato e responda as questões.
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Caríssimos Estudantes
Vamos assistir ao filme "Patch Adams: o amor é contagioso" e discutir o filme com o texto "Pinóquio às avessas".Espero por vocês!!!-
Agora vamos ler uma história do livro "Conversas com quem gosta de ensinar" do Rubem Alves, intitulada: "Pinóquio às avessas", que irá nos ajudar a compreender melhor alguns aspectos da formação universitária.
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Vamos a leitura do texto "Ato de cuidar: alma dos serviços de saúde" de Emerson Merhy, que discute os modos de instituir um modelo de saúde compromissado com a defesa radical da vida individual e coletiva.
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Caríssimos Estudantes
Gostaria que assistissem ao filme "Golpe do destino"/ "The doctor" que ajudará nas discussões que efetuaremos em sala e leiam o texto "Ato de cuidar a alma dos serviços de saúde" de Emerson Merhy. Assim, solicito, conforme combinado, que todos leiam o texto previamente.
Esperamos por vocês!!! -
Cada grupo terá 15 minutos para apresentação
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