Programação
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Apresentação 20-25min e Debate 30 min
A partir da leitura aos textos de 1 e 2, faça uma síntese do diagnóstico situacional do município e do modelo assistencial em saúde bucal prevalente, apresentando uma proposta de ação em saúde a fim de aprimorar os indicadores de saúde bucal municipais.
Para ter acesso a essas informações:
1) Acesse o plano municipal de saúde de cada município para análise do contexto local (disponível no e-disciplinas) e inclua uma introdução acerca da importância deste documento para o planejamento em saúde.
2) As informações demográficas (perfil populacional) podem ser acessadas nos resultados do Censo 2022 no site do IBGE https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/ e a situação de saúde de cada município no site e-Gestor https://egestorab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/relatorios/relatoriosPublicos.xhtml - histórico de cobertura, histórico do quantitativo de equipes e serviços custeados e Painéis de Indicadores da Atenção Primária https://sisaps.saude.gov.br/painelsaps/ (painel saúde bucal)
3) Acesse os textos nos links ou pelo e-disciplinas:
Texto 1- Reis et al. (2021): O impacto da estratégia saúde da família nos indicadores de saúde bucal. Disponível em: https://www.robrac.org.br/seer/index.php/ROBRAC/article/view/1485
Texto 2- Bleicher e Bleicher (2016): Modelos de atenção à saúde bucal. Disponível em: https://books.scielo.org/id/x8xnt/pdf/bleicher-9788523220051-07.pdf
Grupo 1 - município de Ribeirão Preto
Grupo 2 - município de Franca
Grupo 3- município de Bauru
Cronograma Turma 95
30/10 - Grupo 1
06/11 - Grupo 2
13/11- Grupo 3
Cronograma turma 94
31/10 - Grupo 1
07/11 - Grupo 2
14/11- Grupo 3
ATENÇÃO: Os docentes estarão disponíveis para dúvidas nos dias 23 e 24/10. Neste dia, o horário da aula está reservado para a organização dos seminários -
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O TRA é um método de tratamento da cárie dentária que dispensa o uso de equipamentos odontológicos tradicionais, aprovado e recomendado pelas autoridades científicas internacionais como a Organização Mundial da Saúde – OMS e a Federação Dentária Internacional – (FDI), como forma de melhorar a saúde bucal de grandes contingentes populacionais, num espaço de tempo menor; pode ser realizado em espaços sociais, como os de escolas públicas, ou em unidades de saúde.
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A prática odontológica busca responder a uma complexidade de necessidades apontadas pela pessoa que devemos cuidar. E um importante direcionamento na formação de dentistas no Brasil é desenvolver a competência do trabalho em equipe.
Diante disso, algumas questões nos vêm à mente:
Com que profissionais eu poderia trabalhar?
Eu conheço as suas competências profissionais?
Quais os recursos humanos envolvidos no cuidado em saúde bucal?
O quanto eu sei trabalhar em equipe ou quero trabalhar em equipe?
Qual é o objetivo de se trabalhar em equipe?
Como cuidar de uma pessoa e atender diferentes necessidades apontadas por ela?
Mas, eu não devo resolver apenas o problema de saúde bucal?
Por que me relacionar com outros profissionais de saúde?Pois é, todas essas questões nos levam a refletir que trabalhar em equipe na área da saúde não se restringe a competências técnicas, mas amplia-se com o domínio de competências relacionais e humanas e o cuidar, o tratar, o curar, o controlar doenças, o mobilizar a pessoa para seu autocuidado, enfim, como diz o Prof José Ricardo Ayres (médico e prof da USP), trata-se sobretudo de construir projetos de vida, projetos de felicidade.
Bom, são essas algumas questões que tentaremos responder e iremos discutir nesse tópico.
Até!
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Este material foi produzido por profissionais do serviço público de saúde e pesquisadores de faculdades e universidades, com diferentes experiências de prática profissional clínica e de gestão, que se empenharam em contribuir para a educação continuada de profissionais de saúde, gestores e professores.
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A Política Nacional da Atenção Básica prevê o trabalho em equipe multiprofissional, das equipes de Saúde da Família (eSF), para atendimento à uma população de um território adscrito, e foi impulsionado após investimentos no Programa de Saúde da Família e Estratégia Saúde da Família.
O trabalho multiprofissional pode se caracterizar como diferentes profissionais de saúde que trabalham juntos, lado a lado. Mas trabalhar no mesmo ambiente e estar junto em uma atividade ou ação não significa que iremos alcançar o cuidado integral ao usuário.
Para o Cirurgião-dentista, a integração à ESF pode significar a ruptura do isolamento profissional e o caminho para a produção de novas relações com a equipe, transformando-o em um profissional mais atuante no campo da saúde e que possa extrapolar o trabalho em equipe multiprofissional, para uma perspectiva de interprofissionalidade, na qual o usuário é o centro do cuidado e há trocas e trabalho colaborativo entre os profissionais.
Nos encontros interprofissionais, cada profissional de saúde traz consigo suas possibilidades e limites frente ao cuidado ao usuário e na troca de um com o outro é aprendemos com o outro, com a diferença.
Agora que você já está mais familiarizado com os objetivos de se trabalhar em equipe, assista ao vídeo a seguir.
Processo de Trabalho da Equipe de Saúde da Família - UNASUS UFSC
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Este ensaio apresenta o singular arranjo denominado Vigilância em Saúde no Brasil e as especificidades das vigilâncias que o compõem: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica Ampliada, Vigilância em Saúde do Trabalhador e Vigilância Ambiental em Saúde, bem como a determinação constitucional de realização das ações de Vigilância Sanitária e Epidemiológica e de Saúde do Trabalhador.
Ele dará subsídios para a compreensão de como os diversos campos da Odontologia se inserem neste sistema. Boa leitura!
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Material Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto 2022
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Caros alunos,
Cada dupla deverá contabilizar os procedimentos realizados e registrados no sistema ROMEU durante a disciplina de POAPS2 no segundo semestre de 2023.
O prazo para entrega é
TURMA 94 - até 21/11/2023
TURMA 95 - até 06/12/2023
Para isso, cada aluno deve acessar o sistema ROMEU, ir no menu Atendimento/Produção e filtrar sua produção na disciplina no período de 16/08 a 29/11/2023 e inserir na planilha o total de procedimentos realizados e o nome dos membros da dupla
LINK da PLANILHA DE PROCEDIMENTOS SUS (selecione a aba de sua turma)
Segue exemplo da produção de um aluno teste no primeiro semestre, na disciplina fictícia 36: