Clinica Infantil
O objetivo da presente Disciplina é fornecer embasamento técnico e científico para que o aluno de pós-graduação possa elaborar um projeto de pesquisa clínico inédito e de interesse para a área da Odontopediatria, recebendo subsídios sobre todas as etapas da elaboração de um projeto de pesquisa, desde a concepção da idéia e revisão da literatura sobre o tema selecionado até a sua redação final. Como objetivos específicos, o aluno de pós-graduação deverá desenvolver, além de um projeto clínico nas áreas de interesse da Disciplina de Odontopediatria da FORP-USP, uma revisão sistemática / metanálise de assunto também pertinente e ainda não explorado na literatura científica.
Introduzir princípios programação (programas RStudio) para análise de dados comumente utilizados em pesquisas em biologia em geral (odontologia e saúde), incluindo a escolha de testes estatísticos apropriados, interpretação dos resultados e apresentação de dados em tabelas e gráficos.
Familiarizar o aluno com conceitos e métodos básicos de pesquisas empíricas (experimentos e estudos observacionais) e fundamentos de inferência estatística, análise descritiva de dados e estatísticas básicas de comparação e médias e proporções. O maior objetivo é desenvolver habilidades para pensamento crítico de métodos utilizados em estudos empíricos em humanos.
Dar sequência ao aprendizado iniciado no 7º período na Disciplina de Odontopediatria I, fomentando no aluno senso crítico e autonomia na prática clínica, orientando-o no atendimento odontológico de pacientes infantis, possibilitando que realize intervenções que eventualmente não tenham sido efetuadas no semestre anterior, viabilizando o fortalecimento das habilidades clínicas e a consolidação do conhecimento, com ética e cunho social.
O aluno deverá ser capaz de: 1. Conhecer as implicações do crescimento e desenvolvimento do crânio e da face no desenvolvimento da oclusão normal e das maloclusões; 2. Prever e diagnosticar maloclusões incipientes; 3. Construir aparelhos ortodônticos preventivos e de interceptação, após treinamento em laboratório; 4. Reconhecer, classificar e distinguir maloclusões que requerem diagnóstico e tratamento especializados das que necessitam tratamento preventivo e/ou de interceptação; 5. Compreender o campo da Ortodontia como especialidade odontológica.
Introduzir conceitos da medicina tradicional chinesa e desta forma, despertar o interesse do aluno para a utilização de técnicas milenares, comprovadas cientificamente, e que podem ser aplicadas como um recurso adicional durante o atendimento odontológico, buscando o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual do indivíduo.
O objetivo desta disciplina é apresentar ao aluno conceitos básicos de epidemiologia que se fundamentam no método cientifico (estudos empíricos de causa e efeito) com a finalidade de desenvolvimento de pensamento crítico à prática da odontologia. O curso tem a finalidade ainda de motivar o aluno a ser proativo e independente na busca de informações e avaliação da qualidade científica das mesmas incluindo análise crítica de artigos científicos. Em síntese a disciplina visa oferecer fundamentos necessários para a prática da Odontologia Baseada em Evidências científicas.
Ao final do curso, o aluno da Clínica do Esmalte II deverá estar capacitado a: - Realizar o diagnóstico diferencial e tratamentos odontológicos avançados de crianças com defeitos dentários de desenvolvimento e adquiridos, com a documentação destes para material didático e científico; - Avaliar criticamente os artigos científicos das temáticas \"defeitos de desenvolvimento dentário” e lesões não cariosas; - Desenvolver um projeto de pesquisa na linha de pesquisa, da sua concepção à submissão para publicação.
A disciplina tem por objetivo a formação de profissionais capacitados a realizar o atendimento odontológico de crianças de 0 a 12 anos de idade dentro dos preceitos do modelo biopsicossocial, envolvendo técnicas de manejo de comportamento durante a consulta odontológica; aspectos preventivos dos problemas que acometem o sistema estomatognático tais como cárie dental, doença periodontal, lesões de tecidos moles, maloclusões, sequelas de traumatismos, anomalias dentárias, disfunção da articulação temporomandibular e bruxismo e a implementação das modalidades de tratamento, assim como a promoção de um espírito crítico e de investigação no acadêmico, para a construção do conhecimento no processo de aprendizado.