Odontologia Restauradora
Reconhecer e compreender o Sistema Estomatognático e suas bases biológicas e funcionais. Condições de relacionar tópicos vistos nas matérias básicas com os fundamentos da disciplina. Estudo teórico e laboratorial dos aspectos anatomo-morfológicos e funcionais dos componentes do sistema estomatognático (dente, periodonto, articulação temporomandibular e sistema neuromuscular), possibilitando ao aluno o conhecimento da oclusão dental, do relacionamento maxilomandibular, confecção de placas interoclusais e montagem clínica de modelos em articulador semi-ajustável.
Desenvolver protocolos clínicos em Endodontia de modo a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na fase Pré-clínica, com adição dos conhecimentos de diagnóstico visando estabelecer o tratamento e proservação. Além disso, desenvolver habilidades de relacionamento humano, e entendimento do paciente como um ente global, dotado de particularidades e emoções que o tornam único, permitindo assim o desenvolvimento de habilidades profissionais de relacionamento paciente/profissional.
Capacitar os alunos nesta etapa pré-clínica, a diagnosticar, indicar e realizar os preparos cavitários mais complexos e restaurá-los com materiais odontológicos por meio de técnica operatórias exigidas para cada tipo de complexidade.
Capacitar o aluno à realizar diagnóstico, estabelecer e executar plano de tratamento e terapêutica medicamentosa, quando necessária, em pacientes portadores de quadro sintomatológico agudo, por meio de estágio clínico, vivenciando o atendimento de urgência junto à clínica odontológica da FORP.
Estudar as disfunções temporomandibulares e dores orofaciais que acometem o Sistema Estomatognático. Capacitar os alunos através de aulas expositivas e atuações clinicas a realizar a anamnese, diagnóstico e elaborar o plano de tratamento, bem como o controle da sintomatologia dolorosa e encaminhamento dos pacientes para as diversas especialidades odontológicas e programas multidisciplinares (fonoaudiologia, fisioterapia, medicina, psicologia e outras) de acordo com a complexidade do caso.
Estudar os recursos técnicos disponíveis para a realização do tratamento endodôntico em dentes extraídos ou artificiais que compõem a arcada dentária humana permanente, desenvolvendo a habilidade para realizar: 1. Cirurgias de acesso a cavidade pulpar, 2. Odontometria convencional e eletrônica; 3. Micro cirurgia dos canais radiculares com instrumentos rotatórios; 4. Técnica de obturação convencional dos canais radiculares.
Promover nos alunos de graduação o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes fundamentais acerca dos riscos e das medidas de controle de contaminação/infecção nos ambientes comunitário e odontológico (clínica e laboratório), com vistas à biossegurança: prevenção e o enfrentamento da contaminação cruzada nestes ambientes.
Promover o conhecimento da ergonomia e suas principais aplicabilidades relacionadas ao cirurgião-dentista, à sua equipe profissional e ao ambiente odontológico, visando à prevenção de doenças ocupacionais, e, por conseguinte, melhoria na qualidade de vida e aumento de produtividade.
Capacitar o aluno para o atendimento de pacientes portadores de quadro agudo de dor (emergência) e situações de urgência, baseado nos conhecimentos prévios adquiridos nas disciplinas básicas e aplicadas da FORP-USP.