Programação

    • Prezados estudantes

      Esperamos encontrá-los bem!

      Inicialmente gostaríamos de parabenizá-los pela aprovação!! Sejam Bem-vindos!!!

      Realizaremos nossas atividades da disciplina com o apoio do e-Disciplinas. 

       Até breve!!!!

      Docentes Fundamentos APS

  • Sejam Bem-vindos !!!!

    Nós da Saúde Coletiva gostaríamos de convida-los a assistir um vídeo que nos tocou... Esperamos que gostem!


    E sintam-se  acolhidos e abraçados virtualmente! 




  • Processo Saúde Doença Cuidado

    Estudantes vamos nos encontrar por aqui... Vamos aprender juntos utilizando novas metodologias.

    Para iniciar vamos apresentar a disciplina e discutir o Tema: Processo Saúde Doença Cuidado. Vamos fazer a leitura do texto que está em anexo, discutiremos e construiremos um Mapa Conceitual Virtual.

    Acesse o link e edite. Inclua as palavras-chave ou fases curtas que sintetizam a leitura feita por seu grupo:

    https://docs.google.com/presentation/d/14iBsLiJ5xm5mT5iltXlQJrTilAhcRDwzDVlhwBa_6HU/edit?usp=sharing



    Dividiremos 10 grupos para os seguintes tópicos do Texto: 

    1.     Introdução

    2.     As Interpretações Mágico-Religiosas

    3.     As Primeiras Explicações Racionais: a medicina hipocrática

    4.     Saúde e Doença na Idade Média: entre o castigo e a redenção

    5.     Renascimento: novos olhares

    6.     O Surgimento da Medicina Social

    7.     A Era Bacteriológica e a Discussão da Causalidade

    8.     A Unicausalidade

    9.     O Modelo de Explicação Multicausal

    10.  A Produção Social da Saúde e da Doença


    Para complementar este conteúdo, vamos assistir ao vídeo


     

  • Políticas em Saúde I - Modelos Assistenciais de Saúde

    • Atividade em grupo

      Após assistir ao filme, cada grupo deverá ler o texto de Modelos Assistenciais, e apresentar uma breve análise do impacto da pandemia do Coronavírus (COVID-19) nos diferentes sistemas de saúde apresentados por Michael Moore.

      Apenas um integrante do grupo deve postar a tarefa e colocar o nome dos demais.

  • Políticas em Saúde II - Sistema Único de Saúde - SUS


    Você conhece o SUS?

    O objetivo desse módulo é compreender o Sistema Único de Saúde através de seus princípios e diretrizes.

    Vamos iniciar com um vídeo para reflexão: 

    Este vídeo foi produzido pelo CIAR / UFG como ferramenta de apoio pedagógico ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância, do Instituto de Ciências Biológicas da UFG.
    Financiamento: Universidade Aberta do Brasil / CAPES / MEC.
    

    Apoio: FUNAPE.

    • SUS: a Saúde do Brasil é um convite para conhecer a Política de Saúde do Brasil, instituída com a Constituição da República Federativa do Brasil, em 5 de outubro de 1988.

      A proposta é apresentar, com uma abordagem didática, lúdica e criativa, os aspectos mais essenciais da saúde no Brasil e, ao fazê-lo, estimular a reflexão sobre o papel de cada um e consequentemente sobre a importância da participação social para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso País.

      O SUS é uma conquista da sociedade brasileira e foi criado com o firme propósito de promover a justiça social e superar as desigualdades na assistência à saúde da população, tornando obrigatório e gratuito o atendimento a todos os indivíduos. Abrange do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos e é o único a garantir acesso integral, universal e igualitário.

      Ministério da Saúde (2011)
  • Políticas em Saúde - Estratégia de Saúde da Família e Equipe de Saúde Bucal

    Caros Estudantes
    O tema dessa aula é a Estratégia de Saúde da Família.
    Sugiro assistirem o vídeo - Conheça a Estratégia Saúde da Família antes da aula.
    Até Breve!




  • Trabalho para apresentação de Seminário - entrevistas até 31/05

  • Promoção de Saúde e Educação em Saúde

    Atenção: Este assunto será abordado na última prova.
    O objetivo deste módulo é refletir sobre os conceitos e práticas educativas utilizadas no âmbito da saúde.
    Iremos aprender sobre o conceito de Promoção de Saúde com base em diferentes referenciais de saúde-doença-cuidado
    Também iremos nos aproximar dos princípios e estratégias de Educação em Saúde

  • Promoção de Saúde e Educação na Saúde

    Iremos entender as diferenças entre Educação em Saúde e Educação na Saúde


  • Recursos Humanos na Odontologia - A equipe de saúde bucal

    Caros Estudantes

    O tema dessa aula será Recursos Humanos na Odontologia - A equipe de Saúde Bucal.

    E também iremos abordar as entrevistas realizadas com 

    Entrega do Relato de Prática (1ª Etapa): 


    Até Breve!

  • Processo de Trabalho em Saúde


  • Integralidade da Atenção à Saúde - Produção do Cuidado em Saúde

    Caríssimos Estudantes
    Vamos assistir ao filme "Patch Adams: o amor é contagioso" e  discutir o filme com o  texto "Pinóquio às avessas".  

    Espero por vocês!!!




    • Agora vamos ler uma história do livro "Conversas com quem gosta de ensinar"  do  Rubem Alves, intitulada: "Pinóquio às avessas", que irá nos ajudar a compreender melhor alguns aspectos da formação universitária.

    • Vamos a leitura do texto "Ato de cuidar: alma dos serviços de saúde" de Emerson Merhy, que discute os modos de instituir um modelo de saúde compromissado com a defesa radical da vida individual e coletiva.
  • A Relação Paciente-Profissional

    Caríssimos Estudantes

    Gostaria que assistissem ao filme "Golpe do destino"/ "The doctor" que ajudará nas discussões que efetuaremos em sala e leiam o texto "Ato de cuidar a alma dos serviços de saúde" de Emerson Merhy. Assim, solicito, conforme combinado, que todos leiam o texto previamente.

    Esperamos por vocês!!!


  • Seminário e Entrega de trabalho

    Cada grupo terá 15 minutos para apresentação


  • Seminário e Entrega de trabalho

  • Enquete - Avaliação da Disciplina