Programação

  • NOTAS SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    • O capítulo "Um percurso pela longa duração da História da Educação: da Europa ao Brasil" é um texto que escrevi para servir como síntese dos temas e assuntos que costumo abordar na disciplina "História da Educação". Ele pode ser útil para ajudar a compreender as minhas opções por priorizar determinadas questões, temas, períodos, processos históricos e sujeitos históricos como forma de explicar as mudanças e continuidades presentes na educação e na escola ao longo do tempo.
      FONSECA, Sérgio César da. Um percurso pela longa duração da história da educação: da Europa ao Brasil. In: ASSOLINI, Filomena Elaine; LASTÓRIA, Andréa. Formação continuada de professores: processos formativos e investigativos. Ribeirão Preto: Compacta, 2010. p. 33-44.

    • Na linha das sínteses sobre História da Educação apresento outro capítulo de livro que escrevi sobre a história da escola desde o século XV a partir da introdução e consagração da forma simultânea de ensinar. É o capítulo 2 do livro "Ensinar História: currículo, práticas e sujeitos históricos". Esse capítulo pode ser útil para compreender os assuntos relacionados ao período entre os séculos XV e XIX.

      FONSECA, Sérgio César da; JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de. As camadas de história que formam a escola: o caso dos grupos escolares em São Paulo. In: FONSECA, Sérgio César da; JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de (Orgs.). Ensinar História: currículo, práticas e sujeitos históricos. São Carlos: Pedro & João, 2021, p. 43-77.

       



  • AGENDA DE AULAS E ATIVIDADES DA DISCIPLINA

    • Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2023104
  • LEITURAS E TEXTOS DIGITALIZADOS

    • Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2023104
  • ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO

    • Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2023104
  • GRÉCIA E ROMA: CULTURA, ESCOLA E EDUCAÇÃO

  • O NASCIMENTO DA ESCOLA NA IDADE MÉDIA

  • AS UNIVERSIDADES MEDIEVAIS

    • Arquivo ícone
      Aula da disciplina "História da Educação" sobre: educação e escola entre os séculos XII ao XV Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2023104
    • Mais de 500 anos antes da fundação da Universidade de Oxford, a Universidade de Nalanda, na Índia, abrigava nove milhões de livros e atraiu 10 mil estudantes de todo o mundo

    • As universidades estão entre as instituições mais antigas do Ocidente. No Reino Unido, por exemplo, muitas delas são anteriores até mesmo à formação da Inglaterra como Estado-nação. Conhecer a história das universidades é, de certa forma, conhecer a história do Ocidente.

  • A CULTURA LETRADA NO INÍCIO DO RENASCIMENTO

  • FORMADORES DA PEDAGOGIA E DA ESCOLA MODERNA

    • Arquivo ícone
      Aula da disciplina "História da Educação" sobre: a Companhia de Jesus e Comenius como elaboradores da ideia moderna de escola Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2023104
    • Há 500 anos, o mais famoso reformador do mundo publicou sua tradução do Novo Testamento para o alemão. De uma suposta luta com o diabo a uma mulher omitida na tradução, há muitos fatos surpreendentes em torno da edição.

  • A CRIANÇA NO CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO

  • A DESCOBERTA DA INFÂNCIA

  • A ESCOLA E A FORMAÇÃO DOS SISTEMAS DISCIPLINARES

  • OS SISTEMAS DISCIPLINARES E A INFÂNCIA POBRE

  • INFÂNCIA, ESCOLA E SOCIEDADE NO SÉCULO XIX ATRAVÉS DA LITERATURA DE CHARLES DICKENS

    • In his literary works, Charles Dickens told the story of a society blighted by inequality — and the cruelty of a ruling class which kept so many living in grinding poverty.

  • A INSTRUÇÃO PÚBLICA PARA TODOS

  • A FORMAÇÃO DOS SISTEMAS ESCOLARES NA EUROPA

  • A FORMAÇÃO DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

  • ESPAÇO PARA O ENVIO DOS TRABALHOS

    • Pasta do Estudante ícone
      Pasta para anexar e enviar os trabalhos Pasta do Estudante
      Disponível se: Você faz parte de T-5961002-2023104