Aperçu des sections
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Início do Bloco I
Tema: A Didática e os estudos sobre o ensino e a profissão docente na perspectiva histórica.
Apresentação do programa da disciplina. -
Aula suspensa - ponto facultativo em decorrência à greve dos metroviários.
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Seminário Coletivo - Comênio
AZANHA, José Mario Pires. Uma reflexão sobre a Didática. 3o Seminário A Didática em questão. Atas, vol. I, 1985, p. 24-32.
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Semana Santa. Não haverá aula.
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CANÁRIO, Rui. A escola como construção história. IN: O que é a escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto Editorial, 2005.
Leitura complementar: Novoa, António e Alvim, Yara Cristina. OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA. Educação & Sociedade [online]. 2021, v. 42 [Acessado em 9 de março 2022].
Seminário 1 – Émile-Auguste Chartier (Alain) (1868-1951) CHARTIER, Émile (Alain). Reflexões sobre a educação. São Paulo: Saraiva, 1978. (p.1 – 18)
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Feriado - Não haverá aula.
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Seminário 2 – John Pestalozzi (1746-1827) Johann Pestalozzi / Michel Soëtard. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (p.41-61)
TARDIF, Maurice & RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, no 73, Dezembro/00, p. 209-244.
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Início do Bloco II
Tema: Natureza da relação pedagógica e suas consequências para a organização do trabalho docente.
Ciclo de Palestras
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Seminário 3 - John Dewey (1859-1952)
BRUBACHER, J. John Dewey. In: CHÂTEAU, J. Os grandes pedagogistas. São Paulo: Editora Nacional, 1978, p.284-302.
DUBET, F. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, no 5-6, maio/dez.1997, 222-231. -
Seminário 4 – Anton Makarenko (1888-1939)
MAKARENKO. Anton. Livro II. IN: ______. Poema pedagógico. São Paulo, Editora 34, 2012.
NOBLIT, G. W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul dez/1995, v. 21, no 2, p. 119-137. -
Início do Bloco III
Tema: Disciplina, relações com o saber e a aprendizagem.
Seminário 5 – A. S. Neill (1883-1973)
NEILL, A. S. Liberdade sem medo – Summerhill: radical transformação na teoria e na prática da educação. São Paulo: Ibrasa, 1975. (p. 3 – 70)
GUIMARÃES, Carlos Eduardo A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, 1982, 18: 33-39. -
Seminário 6 - Paulo Freire (1921 – 1997)
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967. (p. 101 – 148)
MEIRIEU, P. O que é aprender? ______. Aprender... Sim, mas como? Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
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Recesso de Corpus Christi. Não haverá aula.
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Seminário 7 - bell hooks (1952 – 2021)
hooks, bell. Ensinando a transgredir – Educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF, 2017. (p.25 - 50)
CHARLOT, Bernard. A relação com o saber nos meios populares: uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto: CHE/Livpsic, 2009. (Ler o trecho: Sébastien: eu não presto atenção porque já percebi. Yoan: eu não presto atenção porque não percebo). -
Início do Bloco IV
Tema: As implicações da avaliação e do tempo escolar no trabalho docente: êxito e fracasso escolar
Seminário 8 – Davi Kopenawa (1956 -)
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu – palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. (p. 375 – 393; 454 – 488)
MUKASONGA, Scholastique. Nossa Senhora do Nilo. São Paulo: Editoria Nós, 2017. (Capítulos A volta às aulas e Os trabalhos e os dias) -
PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistémica da mudança pedagógica. IN:______. ESTRELA, Albano & NÓVOA, António (orgs.). Avaliações em educação: novas perspectivas. Porto: Porto Editora, 1993.
Roda de conversa com Cristiane
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Leitura complementar: LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 2004. (Capítulo O ponto de vista do conhecimento).
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Fechamento do curso e entrega dos relatórios de estágio.