Aperçu des sections

  • Semana 1 - 17/03

    Início do Bloco I

    Tema: A Didática e os estudos sobre o ensino e a profissão docente na perspectiva histórica.

    Apresentação do programa da disciplina.

  • Semana 2 - 24/03

    Aula suspensa - ponto facultativo em decorrência à greve dos metroviários.
  • Semana 3 - 31/03

    Seminário Coletivo - Comênio

    AZANHA, José Mario Pires. Uma reflexão sobre a Didática. 3o Seminário A Didática em questão. Atas, vol. I, 1985, p. 24-32.

  • Semana 4 - 07/04

    Semana Santa. Não haverá aula.

  • Semana 5 - 14/04

    CANÁRIO, Rui. A escola como construção história. IN: O que é a escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto Editorial, 2005.

    Leitura complementar: Novoa, António e Alvim, Yara Cristina. OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA. Educação & Sociedade [online]. 2021, v. 42 [Acessado em 9 de março 2022].

    Seminário 1 – Émile-Auguste Chartier (Alain) (1868-1951) CHARTIER, Émile (Alain). Reflexões sobre a educação. São Paulo: Saraiva, 1978. (p.1 – 18)

  • Semana 6 - 21/04

    Feriado - Não haverá aula.

  • Semana 7 - 28/04

    Seminário 2 – John Pestalozzi (1746-1827) Johann Pestalozzi / Michel Soëtard. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (p.41-61)

    TARDIF, Maurice & RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, no 73, Dezembro/00, p. 209-244.


  • Semana 8 - 05/05

    Início do Bloco II

    Tema: Natureza da relação pedagógica e suas consequências para a organização do trabalho docente.

    Ciclo de Palestras

  • Semana 9 - 12/05

    Seminário 3 - John Dewey (1859-1952)

    BRUBACHER, J. John Dewey. In: CHÂTEAU, J. Os grandes pedagogistas. São Paulo: Editora Nacional, 1978, p.284-302.

    DUBET, F. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, no 5-6, maio/dez.1997, 222-231.


  • Semana 10 - 19/05

    Seminário 4 – Anton Makarenko (1888-1939)

    MAKARENKO. Anton. Livro II. IN: ______. Poema pedagógico. São Paulo, Editora 34, 2012.

    NOBLIT, G. W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul dez/1995, v. 21, no 2, p. 119-137.
  • Semana 11 - 26/05

    Início do Bloco III

    Tema: Disciplina, relações com o saber e a aprendizagem.

    Seminário 5 – A. S. Neill (1883-1973)

    NEILL, A. S. Liberdade sem medo – Summerhill: radical transformação na teoria e na prática da educação. São Paulo: Ibrasa, 1975. (p. 3 – 70)

    GUIMARÃES, Carlos Eduardo A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, 1982, 18: 33-39.


  • Semana 12 - 02/06

    Seminário 6 - Paulo Freire (1921 – 1997)

    FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967. (p. 101 – 148)

    MEIRIEU, P. O que é aprender? ______. Aprender... Sim, mas como? Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

  • Semana 13 - 09/06

    Recesso de Corpus Christi. Não haverá aula.

  • Semana 14 - 16/06

    Seminário 7 - bell hooks (1952 – 2021) 

    hooks, bell. Ensinando a transgredir – Educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF, 2017. (p.25 - 50)

    CHARLOT, Bernard. A relação com o saber nos meios populares: uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto: CHE/Livpsic, 2009. (Ler o trecho: Sébastien: eu não presto atenção porque já percebi. Yoan: eu não presto atenção porque não percebo).

  • Semana 15 - 23/06

    Início do Bloco IV

    Tema: As implicações da avaliação e do tempo escolar no trabalho docente: êxito e fracasso escolar

    Seminário 8 – Davi Kopenawa (1956 -)

    KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu – palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. (p. 375 – 393; 454 – 488)

    MUKASONGA, Scholastique. Nossa Senhora do Nilo. São Paulo: Editoria Nós, 2017. (Capítulos A volta às aulas e Os trabalhos e os dias)


  • Semana 16 - 30/06

    PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistémica da mudança pedagógica. IN:______. ESTRELA, Albano & NÓVOA, António (orgs.). Avaliações em educação: novas perspectivas. Porto: Porto Editora, 1993.

    Roda de conversa com Cristiane

  • Semana 17 _ 07/07

    Leitura complementar: LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 2004. (Capítulo O ponto de vista do conhecimento).

  • Semana 18 - 14/07

    Fechamento do curso e entrega dos relatórios de estágio.

  • Entrega da Versão I - Ideias pedagógicas e verbete.

  • Entrega da Versão Final - Verbete

  • Entrega do Relatório de Estágio