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Esta disciplina tem como objetivo explorar as fontes para o ensino, isto é, para a formação de professores. Ela discute, desse modo, a própria noção de “fonte para o ensino” e suas apropriações a partir da hipótese de que a multiplicidade de materiais que compõem os estudos educacionais possibilita conhecer diferentes processos formativos - dos outros e de si - bem como os movimentos sócio-históricos que originam concepções a respeito do trabalho docente. Nessa perspectiva, serão abordadas obras memorialísticas e literárias, observações de situações escolares e impressos educacionais, entre os quais destacam-se os manuais de ensino, privilegiando a percepção das maneiras por meio das quais as pessoas atribuem significados às experiências de escolarização. Além disso, a disciplina discute os entendimentos acerca da profissão, as quais estão presentes nas formas de atuação, constituição de disposições intelectuais e referências internacionais que comparecem nos cursos de formação docente. Para tanto, consideram-se os seguintes objetivos específicos: · Identificar nas narrativas autobiográficas, aspectos do processo de desenvolvimento do/a autor/a, a partir das transformações em seus modos de compreender a si próprio/a e sua realidade; · Analisar os jornais escolares como fontes para o ensino, entendendo-os como objetos que evidenciam aspectos da vida e da cultura escolar, e também como prática pedagógica. · Analisar os memoriais circunstanciados redigidos pelos docentes universitários entendendo-os como fontes autobiográficas privilegiadas para a compreensão da constituição identitária dos indivíduos e da memória de uma área. · Explorar as narrativas expostas nos memoriais circunstanciados com vistas a perceber aspectos da constituição do campo. · Identificar fontes potencialmente utilizáveis no ensino de diferentes disciplinas de formação de professores. Exemplificar usos possíveis para obras literárias e memorialísticas em educação , bem como para livros usados nas aulas dos cursos para o magistério. · Compreender os manuais pedagógicos como fontes e objetos úteis aos estudos sobre a história dos professores e dos modelos de formação docente. · Entender as entrevistas e observações escolares como formas de identificar as práticas escolares cotidianas.
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