Enrolment options
Esta disciplina tem como objetivo explorar as fontes para o ensino, isto é, para a formação de professores. Ela
discute, desse modo, a própria noção de fonte para o ensino e suas apropriações a partir da hipótese de que a
multiplicidade de materiais que compõem os estudos educacionais possibilita conhecer diferentes processos
formativos - dos outros e de si - bem como os movimentos sócio-históricos que originam concepções a respeito do
trabalho docente. Nessa perspectiva, serão abordadas obras memorialísticas e literárias, observações de situações
escolares e impressos educacionais, entre os quais destacam-se os manuais de ensino, privilegiando a percepção
das maneiras por meio das quais as pessoas atribuem significados às experiências de escolarização. Além disso, a
disciplina discute os entendimentos acerca da profissão, as quais estão presentes nas formas de atuação,
constituição de disposições intelectuais e referências internacionais que comparecem nos cursos de formação
docente. Para tanto, consideram-se os seguintes objetivos específicos:
· Identificar nas narrativas autobiográficas, aspectos do processo de desenvolvimento do/a autor/a, a partir das
transformações em seus modos de compreender a si próprio/a e sua realidade;
· Analisar os jornais escolares como fontes para o ensino, entendendo-os como objetos que evidenciam
aspectos da vida e da cultura escolar, e também como prática pedagógica.
· Analisar os memoriais circunstanciados redigidos pelos docentes universitários entendendo-os como fontes
autobiográficas privilegiadas para a compreensão da constituição identitária dos indivíduos e da memória de uma
área.
· Explorar as narrativas expostas nos memoriais circunstanciados com vistas a perceber aspectos da
constituição do campo.
· Identificar fontes potencialmente utilizáveis no ensino de diferentes disciplinas de formação de professores.
Exemplificar usos possíveis para obras literárias e memorialísticas em educação , bem como para livros usados
nas aulas dos cursos para o magistério.
· Compreender os manuais pedagógicos como fontes e objetos úteis aos estudos sobre a história dos
professores e dos modelos de formação docente.
· Entender as entrevistas e observações escolares como formas de identificar as práticas escolares cotidianas.
- Docente: Ana Laura Godinho Lima
- Docente: Juliana de Souza Silva
- Docente: Patricia Aparecida do Amparo
- Docente: Vivian Batista da Silva
Guests cannot access this course. Please log in.