Kursthemen

  • Abschnitt 1

    PROGRAMAÇÃO

    FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS

    1° semestre 2023

    Prof. Dr. Mário Eduardo Viaro DLCV - FFLCH – USP

    Plantão de dúvidas
     (previamente agendado): https://meet.google.com/cbo-wvbj-ujx
                               quarta-feira (matutino, primeiro horário):  sala 110
                               quarta-feira (matutino, segundo horário):  sala 111
                               sexta-feira (matutino, primeiro horário): sala 211                         
                               sexta-feira (matutino, segundo horário): sala 211
     

    ATIVIDADES ( conforme Calendário Usp 2023 ):


    MARÇO:

     (15, 17)   Distinção entre Fonética e Fonologia.
                    O Alfabeto Fonético Internacional (IPA).
                    Fonética Articulatória I (pulmão, laringe).
     (22, 24)   Fonética Articulatória II (cavidade nasal e oral - sons uvulares, velares, palatais e retroflexos).
     (29, 31)   Fonética Articulatória III (cavidade oral - sons alveolares, dentais e labiais).
                    Pontos de articulação: articuladores ativos e passivos.
                    Modos de articulação.

    ABRIL:

     (12, 14)           Exercícios de transcrição fonética.
     (19, 26, 28)    Grafemas e sons: transcrição ampla e estrita; as semivogais.
                            O método científico e a Fonologia Fonologia estruturalista I (pares mínimos, alofonia, subsistemas fonológicos da língua portuguesa).

     MAIO:

     (3, 5)        Fonologia estruturalista II (neutralização, arquifonemas e crítica ao modelo).
                     Variação e fonema Estrutura silábica.
    (10, 12)     Fonologia estruturalista III (estrutura subjacente e superficial).
    (17, 19)     Traços fonológicos e o SPE.
    (24, 26)     Variação sociolinguística (diassistemas).
    (31, 2)       Fonética Histórica I

    JUNHO:

    (7, 9)        Fonética Histórica II (leis fonéticas).
    (14, 16)    Plantão de dúvidas
    (21, 23)    Padrões silábicos da língua portuguesa.
    (28, 30)    Interface entre Fonologia e Morfologia.


    AVALIAÇÃO (datas finais):


     Enviar para e-mail viaro.fonfon@gmail.com até as 23h59 das seguintes datas: ·

    Primeiro fichamento:     01/05/2023  -     peso na média: 2,0 pontos
    Segundo fichamento:    11/06/2023   -     peso na média: 1,0 ponto
    Trabalho em grupo:       09/07/2023   -     peso na média: 7,0 pontos (prazo improrrogável)

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:


    Aguilera, Vanderci (org.) Português no Brasil: estudos fonéticos e fonológicos. Londrina, Editora da UEL, 1999.
    Aragão, Maria do Socorro Silva. Fonética e fonologia. Fortaleza: UFC, 1997.
    Barbosa, Plínio. Prosódia. São Paulo: Parábola, 2019.
     ______; Madureira, Sandra. Manual de fonética acústica experimental: aplicações a dados do português. São Paulo: Cortez, 2015.
    Bisol, Leda (org.) Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. Porto Alegre: Edupucrs, 1999.
    Callou, Dinah; Leite, Yonne. Iniciação a fonética e à fonologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
    Cagliari, Luiz Carlos. Elementos de fonética do português brasileiro. São Paulo: Paulistana, 2007.
    ______. Fonologia do português: análise pela geometria de traços. Série Lingüística, v.2. Campinas: Edição do autor, 1997.
    Câmara Jr., Joaquim Mattoso. Para o estudo da fonêmica portuguesa. Rio de Janeiro: Padrão, 1977.
    Crystal, David. Dicionário de lingüística e Fonética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000 [trad. A dictionary of Linguistics and Phonetics. Oxford: Blackwell, 1985].
    Emiliano, António. Fonética do português europeu: descrição e transcrição. Lisboa: Guimarães, 2009.
    Ferreira Netto, Waldemar. Introdução à fonologia da língua portuguesa. São Paulo: Hedra, 2001.
    Gonçalves Viana, A. R. Essai de phonétique et de phonologie de la langue portugaise d'après le dialecte actuel de Lisbonne (1883). In: Estudos de fonética portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1973. [artigo disponível em https://www.persee.fr/doc/roma_0035-8029_1883_num_12_45_6248]
    Hora, Dermeval da; Matznauer, Carmen Lúcis (orgs). Fonologia, fonologias: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2017.
    Laver, John. Principles of Phonetics. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
    Malmberg, Bertil A Fonética. Lisboa: Livros do Brasil, 1954. [trad. La Phonétique. Paris: Presses Universitaires de France, 1954. Coleção que sais-je? v. 637].
    Martins, Maria Raquel Delgado. Ouvir falar: introdução à fonética do português. Lisboa: Caminho, 1988.
    Mascherpe, Mário. Análise comparativa dos sistemas fonológicos do inglês e do português: aplicação pedagógica. São Paulo: FFCL-Assis, 1970.
    Massini-Cagliari, Gladis. Acento e ritmo. São Paulo: Contexto, 1992.
    Mira Mateus, Maria Helena. Aspectos da fonologia portuguesa. Lisboa: Instituto Nacional de Investigações Científicas, 1982.
    Mussalim, Fernanda; Bentes, Anna C. Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001.
    Oiticica, José. Roteiros em fonética: técnica do verso e dição. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1955.
    Pais, C. T. Introdução à fonologia. São Paulo: Global, 1981.
    Preti, D. (org). Análise de textos orais, v. 1. 4ª ed. São Paulo: Humanitas, 1999, p. 7 – 12.
    Rossetti
    , A. Introdução à fonética. 2a ed; Lisboa: Publicações Europa-América, 1962.
    Sá Nogueira, Rodrigo de. Tentativa de explicação dos fenómenos fonéticos em português. 2a ed. Lisboa: Clássica, 1958.
    ______. Estudo sobre as onomatopeias. Lisboa: Clássica, 1950.
    ______. O problema da sílaba. Lisboa: Clássica, 1942.
     ______. Subsídios para o estudo das consequências da analogia em português. Lisboa: Clássica, 1937.
    Scarpa, Ester M. (org). Estudos de prosódia. Campinas: Unicamp, 1999.
    Schane, Sanford A. Fonologia gerativa. Rio de Janeiro: Zahar, 1975 [trad. Generative Phonology. Englewood Cliffs (New Jersey): Prentice Hall Inc, 1973].
    Silva, Thaïs Cristófaro. Dicionário de Fonética e Fonologia. São Paulo: Contexto, 2011.
    ______. Exercícios de fonética e fonologia. São Paulo: Contexto, 2002.
     ______. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 1999.
    Sousa da Silveira, [Álvaro Ferdinando]. Fonética sintática. Rio de Janeiro, Organização Simões, 1955.
    Souza, Paulo C. de. Fonologia de laboratório. In: Fiorin, J. L. (org) Novos caminhos da linguística. São Paulo: Contexto, 2017.
    Viaro, Mário E. Manual de etimologia do português. São Paulo: Globo, 2004.
    ______. Etimologia. São Paulo: Contexto, 2011.
    ______; Guimarães-Filho, Zwinglio. Análise quantititativa da freqüência dos fonemas e estruturas silábicas portuguesas. Estudos linguísticos 2007, 36(1):27-36 [ disponível em: www.usp.br/gmhp/publ/Via32.pdf ]
    ______; Guimarães-Filho, Zwinglio. Acerca dos diferentes graus de distinção em fonologia: o caso dos fonemas portugueses em dissílabos do tipo CVCV. Filologia e linguística portuguesa 2010, 12(1): 125-148 [ disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59861/62970 ]
  • TRABALHOS PARA AVALIAÇÃO

    • Fichamento do texto:

      Mussalim, Fernanda; Bentes, Anna C. Introdução à linguística - domínios e fronteiras vol. 1. São Paulo: Cortez, 2001, páginas 105-179. (capítulos 3 e 4).

      Enviar para e-mail viaro.fonfon@gmail.com  (apenas para este e-mail) até 01/05/2023

      O fichamento dos dois capítulos deve ter, no máximo cinco (5) páginas para cada capítulo, perfazendo um total de, no máximo, 10 páginas. Pode ter formato de resumo, de tópicos ou de uma resenha crítica.

      Peso na média: 2,0 pontos


    • Fichamento do texto:

      Cagliari, Luiz Carlos. "A diacronia nas formas fonológicas subjacentes e nos inputs". In: Gladis Massini-Cagliari et al. Estudos de lingüística histórica do português. Araraquara: FCL, 2005, p. 155-177.

      Enviar para e-mail viaro.fonfon@gmail.com  (apenas para este e-mail) até 11/06/2023

      O fichamento deste artigo deve ter, no máximo cinco (5) páginas. Pode ter formato de resumo, de tópicos ou de uma resenha crítica.

      Peso na média: 1,0 ponto

    • Número máximo de integrantes: 3 (três)

      É permitido que os integrantes sejam alunos de turmas diferentes. 

      Intercambistas também devem fazer a atividade, participando de grupos compostos por alunos brasileiros. Neste caso, será possível formar grupos de 4 integrantes.

      Entrega do trabalho para o e-mail viaro.fonfon@gmail.com (apenas para este e-mail) até 09/07/2023

      Informar o percentual de frequência ao lado do nome e número USP de cada integrante do trabalho (caso contrário, será atribuída presença mínima no Júpiter)
      Peso na média: 7,0 pontos

  • PRIMEIRA AULA (15/03/23 e 17/03/23)

  • SEGUNDA AULA (22/03/22 e 24/03/22)


    • - Pulmões e laringe (revisão)
      - Cavidade nasal
      - Cavidade oral: faringe, úvula, véu palatino
      - Cavidade oral: palato (sons palatais e retroflexos)
      - Primeiro exercício de transcrição:

      • Guitarra
      • Prato
      • Olho
      • Olhos
      • Garfo
      • Agora
      • Rápido
      • Unhas
      • Parto
      • Cruzes
      • Forquilha
      • Magro
      • Parque
      • Mulher
      • Colher
      • Regar
      • Escorregar
      • Olhinhos
    • No programa Word, da Microsoft, a inserção de caracteres IPA pode ser feita manualmente assim:

      inserir > símbolo > mais símbolos (Fonte: texto normal, subconjunto: extensões IPA

      Também é possível usar teclas de atalho copiando o caractere IPA desejado e depois indo em:

      arquivo > opções > revisão de texto > autocorreção 

      e fazendo, com cuidado, no lado direito da tabela, uma sequência de caracteres (que não será mais usado para outra finalidade) e  colando o caractere IPA copiado no lado esquerdo+OK duas vezes

      O caractere IPA aparecerá no texto após digitar a sequência de caracteres que servirá de tecla da atalho+barra de espaço do teclado

      ************************************************************************************************************************************************************************************

      Podem ser usados vários teclados online para caracteres IPA (alguns disponíveis como app de celulares), como:

      https://westonruter.github.io/ipa-chart/keyboard/ 

      https://ipa.typeit.org/

      https://www.lexilogos.com/keyboard/ipa.htm


    • Algumas possíveis soluções para o primeiro exercício de transcrição

  • TERCEIRA, QUARTA e QUINTA AULAS (29/03/23, 31/03/23, 12/04/23, 14/04/23, e 19/04/23)

    • - Cavidade oral: (sons alveolares, dentais e labiais).
      - Regiões da língua (ápice, lâmina, dorso).
      - Articuladores ativos e passivos.
      - Segundo exercício de transcrição:

      • Cobra
      • Péssimo
      • Passeava
      • Cabeça
      • Cigano
      • Precioso
      • Xícara
      • Garrafa
      • Precisássemos
      • Gelatina
      • Guilhotina
      • Abóbora
      • Abobrinha
      • Cuspir
      • Ossinhos
      • Fragilizar
      • Jatinho
      • Exercitávamos
    • Algumas possíveis soluções para o segundo exercício de transcrição

    • - Grafemas e sons
      - Transcrição estrita e transcrição ampla
      - Vogais e consonantais
      - Terceiro exercício de transcrição:

      • Sapo
      • Rosa
      • Asa
      • Festa
      • Aspas
      • Casca
      • Vesgo
      • Desdenhar
      • Asno
      • Asma
      • Jiló
      • Zero
      • Feliz
      • Maldoso
      • Último
      • Painel
      • Ilegal
      • Claro
      • Calda
      • Cauda
      • Israel
      • Piada
      • Gracioso
      • Cientista
      • Mágoa
      • Instantâneo
    • Algumas possíveis soluções para o terceiro exercício de transcrição

    • Texto auxiliar para exercício de transcrição (ler antes).
      O uso do IPA para transcrições de palavras em língua portuguesa

  • SEXTA AULA (26/04/23 e 28/04/23)

  • SÉTIMA AULA (03/05/23 e 05/05/23)

  • OITAVA AULA (12/05/23 e 17/05/23)

  • NONA AULA (19/05/23 e 24/05/23)

    • - Sílaba e limite lexical
      - Crítica ao modelo do arquifonema: sistema linguístico x língua (entidade política) - os diassistemas
      - Ambiguidade na definição de arquifonema: o estrutralismo transformacional e a estrutura subjacente
      - Quarto exercício de transcrição fonética, representação fonológica (input ou forma subjacente), estrutura silábica (com icto):

      • Aí 
      • Hoje 
      • Asa 
      • Claro 
      • Fraco 
      • Olho 
      • Sonho 
      • Passo 
      • Mastro 
      • Pescador
      • Trator 
      • Tratores 
      • Lua 
      • Causa 
      • Quatro 
      • Quero 
      • Comer 
      • Mês 
      • Mortal 
      • Cama 
      • Queijo 
      • Dente 
      • Francês 
      • Leão 
      • Leões 
      • Perplexo  
      • Helicóptero 
      • Perspectiva
    • Algumas possíveis soluções.

  • DÉCIMA e DÉCIMA PRIMEIRA AULAS (26/05/23, 31/05/23, 02/06/23 e 07/06/23)

    • - Forma subjacente em um modelo fonológico estruturalista transformacional
      - Forma subjacente em um modelo de Morfofonologia
      - Os traços fonológicos do SPE de Chomsky e Halle
      - Elegância das regras sequências entre a forma subjacente e a realização fonética: as soluções de Mira Matteus
  • DÉCIMA SEGUNDA AULA (14/06/23 e 16/06/23)

    • - O problema das exceções às regras fonológicas
      - A variação no sistema linguístico
      - A norma culta em oposição à variação diatópica, diastrática e diafásica
      - Pressupostos para a inclusão de elementos diacrônicos na teoria fonológica.
  • DÉCIMA TERCEIRA AULA (21/06/23 e 23/06/23)

    • Mudanças fonéticas
      - Adições
      - Subtrações
      - Transposições
      - Transformações
      Mudanças analógicas