Programação
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Link do áudio no Google Drive, para fazer download: https://drive.google.com/file/d/1OH1cwqgR4BJN9_GW1MpqlM4Eldrd8UWm/view?usp=sharing
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(Adaptado de e disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/tiagolacerda/modelo-artigo-cientifico/MODELO%20PARA%20ELABORAR%20ARTIGO%20CIENTIFICO.doc/view. Acesso em 13 de abr. de 2023).
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- Poderá ser realizado individualmente ou em grupo (até 6 alunos),
com integrantes de diferentes turmas ou não. Será a única avaliação da
disciplina durante o semestre.
Muito importante! Se você quiser realizar a atividade em grupo mas não tem um, coloque seu nome e dados na planilha para encontrar outros colegas. A ordem dos grupos será considerada para a ordem das orientações ao fim do semestre: https://docs.google.com/spreadsheets/d/158pyFzEE7hqadWU4GSWJdPeMUrjhpiU-gi6WTu7KXLQ/edit?usp=sharing.
- A entrega está prevista para o dia 10 de julho, mas quem terminar antes, pode enviar antecipadamente: em PDF, para o e-mail do professor (msantiago@usp.br) e não há limite de páginas; o trabalho vale 12 pontos + 2 pontos do item bônus, o que significa mais chances de tirar 10 na média final.
- A transcrição fonética deverá ser desenvolvida de forma legítima, ou seja, compreendendo as variações linguísticas conforme o áudio (recomendado o uso de fones de ouvido). A transcrição grafemática deve acompanhar linha por linha a transcrição fonética e considerar as singularidades morfossintáticas do falante. Nesta etapa, não é necessário utilizar //, <> ou separar sílabas.
- Apoio/Legenda de sinais para o corpo do trabalho:
- Quando tratar de grafemas/letras, utilizar <> (exemplo: <b> = letra b).
- Quando tratar de fonemas, em uma discussão fonológica, utilizar // (exemplo: /b/ = som de b).
- Quando tratar de fones, em uma discussão fonética, utilizar [] (exemplo: [b] = som do fonema /b/, produzido pelo falante como [b]. O falante pode produzir [v] para se referir ao /b/).
- As respostas da avaliação, que serão construídas a partir da pesquisa nas bibliografias e explicações em aula, devem ser apresentadas em formato de um artigo científico (com resumo, introdução, desenvolvimento, considerações e a transcrição anexada), não em itens. Está disponibilizado um modelo da estrutura neste mesmo tópico do Moodle.
- Poderá ser realizado individualmente ou em grupo (até 6 alunos),
com integrantes de diferentes turmas ou não. Será a única avaliação da
disciplina durante o semestre.
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• Site com o IPA interativo, que você consegue ouvir os fonemas: https://www.ipachart.com/.
• Site para explorar a fonética, fonologia e o funcionamento do nosso aparelho fonador: https://fonologia.org/.
• Site com os símbolos do IPA para copiar e colar: https://ipa.typeit.org/full/ -
Link do site da Prof. Thais Cristófaro sobre o funcionamento do Praat: https://fonologia.org/fonetica-acustica-praat/.
Link do site oficial para download: https://www.fon.hum.uva.nl/praat/.
Playlist sugerida, que contém aulas e tutoriais de uso do Praat: https://youtube.com/playlist?
list=PL0d036y-KYM5Q75JCD5- .RqUHezbr4gfWO
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