Programação
-
Bem-vindos à disciplina da Licenciatura, Língua, discurso e ensino,
que será ministrada na sala 263 do prédio de Letras.
HORÁRIO
SEGUNDA-FEIRA E QUARTA-FEIRA
MANHÃ: 10h às 11h40
NOITE: 19h30 às 21h.
até lá,
Maria Inês -
-
Aberto: terça-feira, 14 mar. 2023, 00:00Vencimento: segunda-feira, 20 mar. 2023, 23:59
-
Aberto: segunda-feira, 20 mar. 2023, 00:00Vencimento: segunda-feira, 27 mar. 2023, 23:59
-
Aberto: quarta-feira, 12 abr. 2023, 00:00Vencimento: quarta-feira, 19 abr. 2023, 23:59
-
Aberto: sexta-feira, 28 abr. 2023, 00:00Vencimento: segunda-feira, 8 mai. 2023, 23:59
-
Aberto: quarta-feira, 24 mai. 2023, 00:00Vencimento: quarta-feira, 31 mai. 2023, 23:59
-
Aberto: segunda-feira, 8 mai. 2023, 00:00Vencimento: segunda-feira, 15 mai. 2023, 23:59
-
Aberto: segunda-feira, 12 jun. 2023, 00:00Vencimento: segunda-feira, 12 jun. 2023, 23:59
-
Aberto: quarta-feira, 14 jun. 2023, 00:00Vencimento: quarta-feira, 14 jun. 2023, 23:59
-
-
-
Aberto: quarta-feira, 28 jun. 2023, 00:00Vencimento: quarta-feira, 28 jun. 2023, 23:59
-
-
-
PROGRAMA DA DISCIPLINA FLC 0600
Língua, discurso e ensino
-
Disponível em formato PDF o texto a seguir
Leitura obrigatória
VOLOCHÍNOV, V.N. (Do Círculo de Bakhtin) Estilística do discurso literário I: O que é a linguagem/língua (1930). In: A palavra na vida e a palavra na poesia. Org. Trad., Ensaios, introd. e Notas Sheila Grillo; Ekaterina Américo. São Paulo: 34, 2019, p. 234-265.
-
Disponível em formato PDF o texto a seguir
Leitura obrigatória
VOLOCHÍNOV, V.N. (Do Círculo de Bakhtin) Estilística do discurso literário I: O que é a linguagem/língua (1930). In: A palavra na vida e a palavra na poesia. Org. Trad., Ensaios, introd. e Notas Sheila Grillo; Ekaterina Américo. São Paulo: 34, 2019, p. 234-265.
-
-
-
CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO NA ESFERA DIGITAL
Conferência: Prof. Dr. Thiago Jorge Ferreira Santos
Tema: O novo ensino médio -
Aula não presencial
Disponível em formato PDF o texto a seguir
Leitura obrigatória
GERALDI, J. W. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum
Curricular. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396,
jul./dez. 2015.
Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/587/66📖 ENTREGA DO RESUMO 3 - Formato .doc -
CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO NA ESFERA DIGITAL
Conferência: Prof. Dr. Urbano Cavalcante – Artigo de divulgação científica
-
Apresentação do Seminário do Grupo 1:Tema: Artigo de opinião para produção
de texto escrito no ensino fundamental anos finais -
-
-
Disponível em formato PDF o texto a seguir
Leitura obrigatória
BUNZEN, C.; ROJO, R. Livro didático de língua portuguesa como gênero do
discurso. In: COSTA VAL, M. G.; MARCUSCHI, B. Livros didáticos de língua
portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2005,
p.73-117.
📖 ENTREGA DO RESUMO 4 - Formato .doc -
Apresentação de Seminário do Grupo 2:
Tema: Artigo de divulgação científica em manual didático do ensino
fundamental anos finais _ 8 /9º ano (a escolher)Disponível em formato PDF o texto a seguir
Leitura obrigatória
POSSENTI, S. Gramática na escola: de que se trata afinal? In: DAHLET, V. (Coord.)
Ciências da linguagem e didática das línguas. São Paulo: Humanitas/FAPESP,
2011, p. 297-305.
📖 ENTREGA DO RESUMO DE SUBSTITUIÇÃO - Formato .doc -
Conferência: Bárbara Falcão (doutoranda)
“Os campos de atuação e os gêneros do discurso: o que ensinar?” -
Disponível em formato PDF o texto a seguir
Leitura obrigatória
FARACO, C. A.; VIEIRA, F.E. Gramáticas em perspectiva. In: FARACO, C. A.;
VIEIRA, F.E. (Orgs.) Gramáticas brasileiras: com a palavra, os leitores. São Paulo:Parábola, 2016, p. 293-318.Pra começo de conversa
Partilha: Que gramática normativa você adota como consulta? Traga a obra da
sua escolha.Bibliografia sugerida
BAGNO, Marcos. Gramática de bolso do português brasileiro. Parábola Ed.,
2013. -
Apresentação de Seminário do Grupo 3
Tema: Orações subordinadas adverbiais no livro didático do ensino
fundamental anos finais -
GRAMÁTICA DE USO
Apresentar uma gramática normativa para discussão com foco no período
composto por subordinação.
A partir da escolha de uma das três gramáticas, recupere a explicação dada para
as orações subordinadas adverbiais. Qual a relação entre sintaxe e ensino?Bibliografia sugerida
1. CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova Gramática do português contemporâneo.
3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
2. BECHARA, E. Moderna gramática da língua portuguesa. 37. ed. Rio de
Janeiro: Lucerna, 1999.
3. CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo:
Contexto, 2010. -
Disponível em formato PDF o texto a seguir
Leitura obrigatória
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e
notas Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Apresentação Beth Brait.
Organização e notas da edição russa Serguei Botcharov e Liudmila Gogotichvili.
São Paulo: 34. 2013.📖 ENTREGA DO RESUMO 5 - Formato .doc
-
Disponível em formato PDF o texto a seguir
Leitura obrigatória
BARROS, F. P. et. al. Estações língua portuguesa: rotas de atuação social. São Paulo: Ática. 2020. (PNLD 2021).
Pesquisa: análise da seção “2ª parada - Nosso laboratório de análise linguística e semiótica” do manual didático Estações. -
Apresentação de Seminário do Grupo 4: oração subordinada adverbial no ensino médio
-
Disponível em formato PDF o texto a seguir
Leitura obrigatória
SILVA, A. A. da; SOUZA, G. S. de. A divulgação científica em livro didático de língua portuguesa do ensino médio. Intersecções, n. 13, v. 7, p. 5-26, 2014. https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1182 Acesso em 7 abr. 2021
-
Disponível em formato PDF o texto a seguir
Leitura obrigatória
AZEVEDO, I. C. M. Organização de textos dissertativo-argumentativos em prosa: o que se percebe em dez anos de realização do Enem? In: SILVA, L. R.; FREITAG, R. M. K. (Orgs.) Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o Enem. João Pessoa: Editora do CCTA. 2015. -
Apresentação de Seminário do Grupos 5: Produção de redação do Enem no livro didático do ensino médio
-
Orientação e discussão para a produção do artigo final - Apenas dos alunos que agendaram este dia em aula.
-
Orientação e discussão para a produção do artigo final - Apenas dos alunos que agendaram este dia em aula.
-
Entrega do trabalho final - No Moodle (não presencial)
-
Entrega das notas - Presencial