Programação

  • Bem-vindos à disciplina da Licenciatura, Língua, discurso e ensino,

    que será ministrada na sala 263 do prédio de Letras.


    HORÁRIO 
    SEGUNDA-FEIRA E QUARTA-FEIRA
    MANHÃ: 10h às 11h40
    NOITE: 19h30 às 21h.


    até lá,
    Maria Inês

  • ENTREGA DE RESUMOS (Formato .doc)

  • ENTREGA FINAL DO ARTIGO

  • Orientações do artigo final

  • BIBLIOTECA DE LIVROS DIDÁTICOS

  • AULA 1 - 13/03

    Destaque

    PROGRAMA DA DISCIPLINA FLC 0600

    Língua, discurso e ensino

  • AULA 2 - 15/03

    Disponível em formato PDF o texto a seguir

    Leitura obrigatória

    VOLOCHÍNOV, V.N. (Do Círculo de Bakhtin) Estilística do discurso literário I: O que é a linguagem/língua (1930). In: A palavra na vida e a palavra na poesia. Org. Trad., Ensaios, introd. e Notas Sheila Grillo; Ekaterina Américo. São Paulo: 34, 2019, p. 234-265.


  • AULA 3 - 20/03

    Disponível em formato PDF o texto a seguir

    Leitura obrigatória

    VOLOCHÍNOV, V.N. (Do Círculo de Bakhtin) Estilística do discurso literário I: O que é a linguagem/língua (1930). In: A palavra na vida e a palavra na poesia. Org. Trad., Ensaios, introd. e Notas Sheila Grillo; Ekaterina Américo. São Paulo: 34, 2019, p. 234-265.


  • AULA 4 - 22/03

  • AULA 5 - 27/03

  • AULA 6 - 29/03

  • 03 a 09/04

  • AULA 7 - 10/04

  • AULA 8 - 12/04

  • AULA 9 - 17/04

    CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO NA ESFERA DIGITAL

    Conferência: Prof. Dr. Thiago Jorge Ferreira Santos
    Tema: O novo ensino médio

  • AULA 10 - 19/04

    Aula não presencial

    Disponível em formato PDF o texto a seguir

    Leitura obrigatória

    GERALDI, J. W. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum
    Curricular. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396,
    jul./dez. 2015.

    Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/587/66

    📖 ENTREGA DO RESUMO 3 - Formato .doc

  • AULA 11 - 24/04

    CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO NA ESFERA DIGITAL

    Conferência: Prof. Dr. Urbano Cavalcante – Artigo de divulgação científica

  • AULA 12 - 26/04


    Apresentação do Seminário do Grupo 1: 

    Tema: Artigo de opinião para produção
    de texto escrito no ensino fundamental anos finais

  • 01/05

  • 03/05

  • AULA 13 - 08/05

    Disponível em formato PDF o texto a seguir

    Leitura obrigatória

    BUNZEN, C.; ROJO, R. Livro didático de língua portuguesa como gênero do
    discurso. In: COSTA VAL, M. G.; MARCUSCHI, B. Livros didáticos de língua
    portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2005,
    p.73-117.

    📖 ENTREGA DO RESUMO 4 - Formato .doc

  • 10/05

  • AULA 15 - 15/05

    Apresentação de Seminário do Grupo 2:

    Tema: Artigo de divulgação científica em manual didático do ensino
    fundamental anos finais _ 8 /9º ano (a escolher)


    Disponível em formato PDF o texto a seguir

    Leitura obrigatória

    POSSENTI, S. Gramática na escola: de que se trata afinal? In: DAHLET, V. (Coord.)
    Ciências da linguagem e didática das línguas. São Paulo: Humanitas/FAPESP,
    2011, p. 297-305.

    📖 ENTREGA DO RESUMO DE SUBSTITUIÇÃO - Formato .doc

  • AULA 16 - 17/05

    Conferência: Bárbara Falcão (doutoranda)

    “Os campos de atuação e os gêneros do discurso: o que ensinar?”

  • AULA 17 - 22/05

    Disponível em formato PDF o texto a seguir

    Leitura obrigatória

    FARACO, C. A.; VIEIRA, F.E. Gramáticas em perspectiva. In: FARACO, C. A.;
    VIEIRA, F.E. (Orgs.) Gramáticas brasileiras: com a palavra, os leitores. São Paulo:
    Parábola, 2016, p. 293-318.

    Pra começo de conversa
    Partilha: Que gramática normativa você adota como consulta? Traga a obra da
    sua escolha.

    Bibliografia sugerida
    BAGNO, Marcos. Gramática de bolso do português brasileiro. Parábola Ed.,
    2013.

  • AULA 18 - 24/05

    Apresentação de Seminário do Grupo 3

    Tema: Orações subordinadas adverbiais no livro didático do ensino
    fundamental anos finais

  • AULA 19 - 29/05

    GRAMÁTICA DE USO
    Apresentar uma gramática normativa para discussão com foco no período
    composto por subordinação.
    A partir da escolha de uma das três gramáticas, recupere a explicação dada para
    as orações subordinadas adverbiais. Qual a relação entre sintaxe e ensino?

    Bibliografia sugerida
    1. CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova Gramática do português contemporâneo.
    3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
    2. BECHARA, E. Moderna gramática da língua portuguesa. 37. ed. Rio de
    Janeiro: Lucerna, 1999.
    3. CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo:
    Contexto, 2010.

  • AULA 20 - 31/05

    Disponível em formato PDF o texto a seguir

    Leitura obrigatória

    BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e
    notas Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Apresentação Beth Brait.
    Organização e notas da edição russa Serguei Botcharov e Liudmila Gogotichvili.
    São Paulo: 34. 2013.

    📖 ENTREGA DO RESUMO 5 - Formato .doc

  • AULA 21 - 05/06

    Disponível em formato PDF o texto a seguir

    Leitura obrigatória

    BARROS, F. P. et. al. Estações língua portuguesa: rotas de atuação social. São Paulo: Ática. 2020. (PNLD 2021).

    Pesquisa: análise da seção “2ª parada - Nosso laboratório de análise linguística e semiótica” do manual didático Estações.

  • AULA 22 - 07/06

    Apresentação de Seminário do Grupo 4: oração subordinada adverbial no ensino médio

  • AULA 23 - 12/06

    Disponível em formato PDF o texto a seguir

    Leitura obrigatória

    SILVA, A. A. da; SOUZA, G. S. de. A divulgação científica em livro didático de língua portuguesa do ensino médio. Intersecções, n. 13, v. 7, p. 5-26, 2014. https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1182 Acesso em 7 abr. 2021


  • AULA 24 - 14/06

    Disponível em formato PDF o texto a seguir

    Leitura obrigatória

    AZEVEDO, I. C. M. Organização de textos dissertativo-argumentativos em prosa: o que se percebe em dez anos de realização do Enem? In: SILVA, L. R.; FREITAG, R. M. K. (Orgs.) Linguagem, interação e sociedade: diálogos sobre o Enem. João Pessoa: Editora do CCTA. 2015.

  • AULA 25 - 19/06

    Apresentação de Seminário do Grupos 5: Produção de redação do Enem no livro didático do ensino médio

  • AULA 26 - 21/06

    Orientação e discussão para a produção do artigo final - Apenas dos alunos que agendaram este dia em aula.

  • AULA 27 - 26/06

    Orientação e discussão para a produção do artigo final - Apenas dos alunos que agendaram este dia em aula.

  • AULA 28 - 28/06

    Entrega do trabalho final - No Moodle (não presencial)

  • AULA 29 - 03/07

    Entrega das notas - Presencial