Programação

  • Aula 01 - 20.03- Dinâmica de Puzzles Lógicos

    Atividade de resolução de puzzles lógicos

  • Aula 01- 21.03 - seminário

    Destaque

    CICLO DE SEMINÁRIOS

     

    Tema:

    Lógica informal/Argumentação/Falácias

    Motivação:

    Num mundo cada vez dominado pelas “fake news” e pela intolerância, a perseguição de dois objetivos parece urgente:

    (i) estimular nos alunos a capacidade de identificar os principais tipos de falácias argumentativas. As falácias parecem compartilhar duas características muito peculiares às “fake news”. São argumentos ruins, mas que aparentam ser bons. Mais, inexplicavelmente, costumam ser altamente eficazes. Ou seja, a despeito de serem argumentos inválidos, na maioria das vezes as falácias são absorvidas por sujeitos pretensamente “racionais” como sendo crenças seguras e que, portanto, no futuro serão utilizadas como guias de conduta por estes sujeitos.

    (ii) o segundo objetivo é chamar a atenção dos alunos para o fato de que as nossas crenças, assim como seus portadores, são falíveis. Assim, é muito improvável que alguém, mesmo o melhor dentre nós, esteja sempre certo sobre tudo, ou mesmo totalmente certo sobre algo; da mesma maneira, é bastante improvável que, mesmo o pior dentre nós, esteja errado sobre tudo, ou não tenha nada de útil a dizer e que possa ser ouvido e/ou aproveitado por nós a respeito de um determinado tema.

    Com isto pretendemos explorar de forma minimamente informada e rigorosa as nuances existentes entre falibilidade, ciência e democracia, lidando com pelo menos um paradoxo que surge desta relação: o paradoxo da tolerância.

     

    Encontro dia 21/03/2023

     

    _Apresentação e divisão das turmas em grupos.

    _Cada aula/seminário será conduzida por dois grupos: um expositor e um debatedor.

    _Cada grupo deverá funcionar pelo menos uma vez como expositor e uma vez como debatedor em temas distintos.

    _O grupo expositor deverá elaborar “hand-out” do texto do dia, disponibilizando o mesmo para a turma e para os monitores até no máximo as 12:00 horas do dia imediatamente anterior ao da apresentação.

    _O grupo debatedor ficará responsável por fazer anotações a respeito das discussões tidas em sala de aula e trazer problematizações relativas ao tema do dia para serem enfrentadas pelo grupo expositor.

    _Ambos os grupos ficarão responsáveis pela formulação de hand-out final, incorporando eventuais melhoramentos e/ou problematizações discutidas em sala, disponibilizado a versão final do “hand-out” em documento coletivo a ser criado virtualmente em local a ser designado.

    _Os alunos que não estiverem participando como expositor ou debatedor são fortemente aconselhados a participar dos debates e discussões.

    _Os alunos que não estiverem participando como expositor ou debatedor deverão enviar, até no máximo as 12 horas do dia imediatamente anterior ao seminário, alguma pergunta, consideração, ou pensamento a respeito do(s) textos do dia do seminário. Eventualmente, alguma destas considerações/problemas poderá ser colocada, pelos monitores, para serem enfrentadas pelos grupos expositor/debatedor.


  • AULA 02- 27-03 Lógica e IA - ATIVIDADE OPCIONAL

    Seminário “IA na Prática: um debate com o direito alemão”


    Datas: 24, 27 e 31 de março de 2023. 

    Objetivo: discutir casos práticos que envolvam emprego de inteligência artificial.

    Dinâmica: (i) 5 min para leitura do caso; (ii) 10 min para cada professor fazer considerações iniciais; (iii) 10/20 min para discussão; (iv) 5/10 para considerações finais de cada professor. 


    24/03/2023, das 9h00 às 10h00

    Local: sala de aula do DFD, 6º andar, prédio anexo

    Caso A – responsabilidade civil (veículo autônomo)

    Prof. Georg Borges. Doutor pela Universidade de Konstanz, Alemanha. Professor da Cadeira de Direito Civil, Direito da Tecnologia da Informação, Direito Comercial Alemão e Internacional e Teoria Geral do Direito. 

    Prof.ª Ana Rita de Figueiredo Nery. Pós-doutoranda em Ciência Política pela USP. Doutora em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professora-assistente da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. 

    Prof. Filipe Medon. Doutorando e Mestre em Direito Civil pela UERJ. Advogado. Professor de Direito Civil.


    27/03/2023, das 9h00 às 10h00

    Local: Sala Ada Pellegrini Grinover

    Caso B – direito autoral

    Prof. Georg Borges. Doutor pela Universidade de Konstanz, Alemanha. Professor da Cadeira de Direito Civil, Direito da Tecnologia da Informação, Direito Comercial Alemão e Internacional e Teoria Geral do Direito. 

    Prof.ª Bianca Medalha Mollicone. sócia responsável pela área de Compliance e Proteção de Dados do Pessoa e Pessoa Advogados, Doutoranda em Direito pela USP, com pesquisa na área de concorrência e regulação de IA, Mestre em Administração pela UFBA, com pesquisa na área de competitividade e inovação, Economista pela UFBA. Professora da Faculdade Baiana de Direito. Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Direito e Economia - ABDE. Membra da Comissão Juridica do IBGC.

    Prof. Filipe Medon. Doutorando e Mestre em Direito Civil pela UERJ. Advogado. Professor de Direito Civil.


    31/03/2023, das 9h00 às 10h00

    Local: Sala da Congregação

    Caso C – concorrencial 

    Prof. Georg Borges. Doutor pela Universidade de Konstanz, Alemanha. Professor da Cadeira de Direito Civil, Direito da Tecnologia da Informação, Direito Comercial Alemão e Internacional e Teoria Geral do Direito. 

    Prof.ª Leonor Augusta Giovine Cordovil. Doutora em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo e em Direito Internacional Econômico pela Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne. Professora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV Direito SP. Advogada na área de direito da concorrência, comércio internacional e consumidor em São Paulo.

    Prof. Filipe Medon. Doutorando e Mestre em Direito Civil pela UERJ. Advogado. Professor de Direito Civil.

  • Aula 02 - 28.03- SEMINÁRIO

    TEMA 1 – APREENDENDO A LER (IDENTIFICANDO A ESTRUTURA ARGUMENTATIVA DE UM TEXTO)

     

    Seminário 28/03/2023.

    Textos:

    Macedo Júnior, R. (2007). O método de leitura estrutural. Revista da escola de direito de São Paulo (Direito GV), v. 4, n. 2, 5-41.

    Kelsen, H. (2021). Ciência e democracia (1937). Trad. Rodrigo Valadão & Alexandre Trivisonno. Revista da faculdade de direito da UFMG, v. 78, 443-450.


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  • Aula 03- 10/04 - Argumento

    Introdução e discussão de argumento e argumentação em 3 acepções:

    - Retórica: bom argumento é o argumento convincente (pragmática/contexto de persuasão envolvendo o locutor e o auditório)

    - Lógico dedutiva: bom argumento é o argumento válido (em função de sua estrutura semântica/sintática)

    -Dialógica: bom argumento é aquele que respeita o protocolo (de diálogo crítico- processo argumentativo)

  • Aula 03- 11/04 - Seminário

    TEMA 2 – LÓGICA INFORMAL/FALÁCIAS

     

    Seminário 11/04/2023 – Perguntas e respostas num diálogo

    Texto:

    WALTON, D. (2012). Lógica Informal: Manual de Argumentação Crítica. São Paulo: Martins Fontes. Capítulo 2.



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  • Aula 04 - 17/04 - Seminário

    Seminário 17/04/2023 – Não Pertinência / Não Relevância

    Texto:

    WALTON, D. (2012). Lógica Informal: Manual de Argumentação Crítica. São Paulo: Martins Fontes. Capítulo 3.


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  • Aula 04- 18/04 - Argumento e Sistemas Formais

    Definição de argumento dedutivo e validade

    O que são sistemas formais

    Linguagem e Metalinguagem

    Sintaxe

    Semântica

  • Aula 05- 02/05 - Linguagem e Semântica da Lógica Proposicional

    Linguagem

    Formalização

    Semântica e Tabelas de Verdade

  • Aula 05- 25/04 - SEMINÁRIO

    Seminário 25/04/2023 – Apelos à emoção

    Texto:

    WALTON, D. (2012). Lógica Informal: Manual de Argumentação Crítica. São Paulo: Martins Fontes. Capítulo 4.


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  • Aula 06 - 08/05 - Semântica Lógica Proposicional


    Contradições, tautologias, proposições contingentes

    Consequência Lógica 

    Verificação de validade de argumentos

    Prova surpresa


  • Aula 06 - 09/05 - Seminário

    Seminário 09/05/2023 – O problema do argumento válido

    Texto:

    WALTON, D. (2012). Lógica Informal: Manual de Argumentação Crítica. São Paulo: Martins Fontes. Capítulo 5.


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  • Aula 07- 15/05 - Métodos de prova

  • Aula 07 - 16/05 - Seminário

    Seminário 16/05/2023 – Ataques pessoais

    Texto:

    WALTON, D. (2012). Lógica Informal: Manual de Argumentação Crítica. São Paulo: Martins Fontes. Capítulo 6.


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  • Aula 08 - 22/05 - Silogismos e Linguagem de Predicados


    Introdução à silogística e suas limitações

    Introdução à Linguagem e à Semântica da Lógica de Predicados de 1a Ordem

  • Aula 08 - 23/05 - Seminário

    Seminário 23/05/2023 – Apelo à autoridade

    Texto:

    WALTON, D. (2012). Lógica Informal: Manual de Argumentação Crítica. São Paulo: Martins Fontes. Capítulo 7.



  • Aula 09 - 29/05 - Aula Dinâmica em Grupo

  • Aula 09- 30/05 - Seminário

    Seminário 30/05/2023 – Falácias estatísticas

    Texto:

    WALTON, D. (2012). Lógica Informal: Manual de Argumentação Crítica. São Paulo: Martins Fontes. Capítulo 8.


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  • Aula 10- 05/06 - Sistemas

  • Aula 10- 06/06 - Seminário

    Seminário 06/06/2023 – Linguagem natural e falácias

    Texto:

    WALTON, D. (2012). Lógica Informal: Manual de Argumentação Crítica. São Paulo: Martins Fontes. Capítulo 9.


  • Aula 13 -20-06 - Debates

    Debate 3 – Dia 20/06/2023 – Posso pedir o fim da democracia? E a extinção do STF?

    Não.

    Sim.

     

    Textos:

    Christiano, T.; Sameer, B. (2022). "Democracy", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2022 Edition), Edward N. Zalta (ed.). Disponível em: https://plato.stanford.edu/archives/spr2022/entries/democracy/

    Dallari, D. (2017). Estado democrático e social de direito. Enciclopédia jurídica da PUC-SP. Celso Fernandes Campilongo, Alvaro de Azevedo Gonzaga e André Luiz Freire (coords.). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/70/edicao-1/estado-democratico-e-social-de-direito

    Forst, R. (2009). Os limites da tolerância. Trad. Mauro Soares. CEBRAP, 84, 15-29.

    Glasser, I. (2023). Why we must fight for the right to hate. Spiked. Disponível em: https://www.spiked-online.com/2023/01/21/why-we-must-fight-for-the-right-to-hate/

    Gomes, J. (2021). O paradoxo da (in)tolerância em Karl Pooper e os limites-fronteiras do discurso de ódio. Revista Brasileira de Filosofia do Direito, v. 7, n. 2, 18-34.

    Hare. R. (1965). Toleration and Fanaticism. In Freedom and Reason (pp. 157-185). Oxford: Oxford University Press.

    Lacorne, D. (2019) The limits of tolerance: enlightenment values and religious fanaticism. New York: Columbia University Press. Capítulo 10 e epílogo.

    Loughlin, M. (2022). Against Constitucionalism. Cambridge: Havard University Press. Capítulo II e o item 13, conclusão, no Capítulo III.

    Perelman, C. (1963) The foundations and limits of tolerance. World Futures: The Journal of New Paradigm Research, 2, 20-27.                  

    Spritzer, A. (2022). Cinco livros sobre –e para– a democracia. Estadão: Estado da Arte. Disponível em: https://estadodaarte.estadao.com.br/cinco-livros-democracia-andre-spritzer/

    Spritzer, André. (2022). Democracia: qual?. Estadão: Estado da Arte. Disponível em: https://estadodaarte.estadao.com.br/qual-democracia-conceito-andre-spritzer/


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