Programação
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Aula 10
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Presença
A aula está programada para acontecer na Sala de Aula Informatizada (SAI) do LCF, com os alunos organizados em grupos de trabalho . Será feita chamada oral no início da aula, com tolerância até 14:15. No final da aula, os que responderam chamada terão que assinar a lista de presença. A presença somente será atribuída a quem responder a chamada no início da aula e assinar a lista no fim da aula.
Boa aula!
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Agenda de hoje
- Aula tipo "World Café": Uma proposta de trabalho que fomenta a colaboração, o compromisso e a possibilidade de construir sínteses sobre um tema central. Assista ao vídeo de uma das pessoas (Juanita Brown) que criou o método world café e entenda como se dá a mágica que pode acontecer quando conseguimos polinizar ideias e acessar a inteligência coletiva entre nós. Mais informação sobre este tipo de dinâmica, por ser encontrado aqui.
- Tema central: "Uso da terra no estado de São Paulo"
- Espaço de trabalho: Sala de aula Informatizada (SAI) do LCF.
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Três grupos trabalhando em rodízio. O material e links disponibilizados nesta página permitem que grupos trabalhem em "rodadas" para produzir gráficos que ilustram a evolução do uso da terra no estado de São Paulo para fins:
- Referências e material de apoio: Site do MapBiomas.
- Dinâmica: Três mesas acolhem os colaboradores. Cada mesa tem uma pessoa coordenadora que recebe os colaboradores. As mesas mantêm o foco em termos de uso da terra, mas a cada rodada o coordenador organizará uma etapa diferente de preparação dos dados. Encerradas as três rodadas de trabalho, todos os participantes terão acesso ao material produzido em sala numa pasta compartilhada do Google Drive. Posteriormente, cada aluno terá como tarefa finalizar e entregar em um único gráfico uma síntese da informação produzida em sala de aula. O gráfico e a síntese resultante deverá ser submetido individualmente na forma de um documento PDF no link abaixo identificado como T24Mai.
1. de cobertura florestal,
2. de produção agrícola, e
3. de produção pecuária.
Tendo como fonte de dados a série histórica de uso da terra da plataforma MapBiomas, e os limites do estado de São Paulo como recorte territorial, trabalhe nas seguintes questões (classes de uso citadas entre parênteses):
- Na primeira rodada, faça o download das áreas anuais catalogadas nas classes Formação Florestal (1.1), Formação Savânica (1.2), Mangue (1.3), Restinga Arborizada (1.4) e Silvicultura (3.3) para o período 1985 a 2020. Na segunda rodada, construa um gráfico de linha para representar a evolução da área destinada a essas classes no Estado de São Paulo. Na terceira rodada, redija um único parágrafo que descreva essa evolução.
- Na primeira rodada, faça o download das áreas anuais catalogadas na classe Pastagem (3.1) para o período 1985 a 2020. Na segunda rodada, construa um gráfico de linha para representar a evolução da área destinada a essa classe no Estado de São Paulo. Na terceira rodada, redija um único parágrafo que descreva essa evolução.
- Na primeira rodada, faça o download das áreas anuais catalogadas na classe Agricultura (3.2) para o período 1985 a 2020. Na segunda rodada, construa um gráfico de linha para representar a evolução da área destinada a essa classe no Estado de São Paulo. Na terceira rodada, redija um único parágrafo que descreva essa evolução.
Ao final da terceira rodada, as mesas deverão fazer o upload de suas respectivas planilhas Excel para uma pasta do Google Drive compartilhada. Posteriormente, juntaremos os dados, convertendo-os em valores relativos (% da área total), produziremos um único gráfico, com a evolução das três classes, e resumiremos num único parágrafo a conclusão.
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Oferta Agregada Agroindustrial e Uso da Terra
Vimos na aula passada que o agregado de firmas de um determinado produto ou indústria cria a oferta agregada. Uma importante oferta agregada para nós é a de produtos agroindustriais, pois esse setor tem sido uma das âncoras do desenvolvimento econômico no nosso país. A oferta desse setor, em termos de produtos agrícolas, pecuários e florestais, afeta fortemente a forma como usamos o capital terra. E estudar essa dinâmica é importante para entendermos a forma como estamos impactando os recursos naturais de uma região. Para exercitarmos esse tipo de estudo, faremos uma análise de como o uso da terra evoluiu nos últimos 35 anos no estado de São Paulo. Usaremos o MapBiomas como ferramenta.
Perguntas econômicas que demandam pesquisa: (i) Quais são os principais "deslocadores" da oferta e da demanda por terras no Estado de São Paulo? (ii) Como a mudança no uso da terra no estado afeta a oferta e demanda por terras? (iii) O que deslocaria o uso das terras da produção agrícola e pecuária para a produção florestal e conservação da diversidade florestal no estado de São Paulo?
MapBiomas
O Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas) nasceu em um seminário realizado em março de 2015 onde especialistas em sensoriamento remoto e mapeamento de vegetação se reuniram em São Paulo a convite da coordenação do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). O SEEG é uma iniciativa do Observatório do Clima que produz estimativas anuais para as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil e análises sobre a evolução das emissões. Os especialistas reunidos em 2015 discutiram a questão: É possível produzir mapas anuais de uso e cobertura da terra para todo o Brasil de forma significativamente mais barata, rápida e atualizada, comparativamente aos métodos e práticas atuais, e que possibilitem recuperar o histórico das últimas décadas?
A resposta foi sim, mas limitada pela capacidade de processamento, pela alta demanda de automação do processo e pela disponibilidade de especialistas em cada bioma e em temas transversais. Para garantir a capacidade de processamento, um termo de cooperação técnica foi assinado naquele mesmo ano com a Google, que passou a disponibilizar a sua poderosa rede de servidores para rodar aplicações Google Earth Engine. A partir de então, somaram-se à iniciativa vários outros especialistas para constituir o MapBiomas, uma rede colaborativa de co-criadores formada por ONGs, universidades e empresas de tecnologia organizados por biomas e temas transversais. A rede tem hoje o Marcos Rosa (ArcPlan) como coordenador técnico, a Julia Shimbo (IPAM) como coordenadora científica e o Tasso Azevedo como coordenador geral.
Tasso Azevedo
Formado na 20a. turma de Engenharia Florestal da ESALQ em 1994, Tasso Rezende de Azevedo foi criador do Imaflora, diretor florestal do Ministério do Meio Ambiente, quando ajudou a elaborar a Lei de Gestão de Florestas Públicas que, entre outras coisas, regulamenta as concessões florestais, cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal, o Cadastro Nacional de Florestas Públicas e o próprio Serviço Florestal Brasileiro, do qual foi o seu primeiro diretor geral entre 2006 e 2009. Atualmente, o Tasso coordena o sistema de estimação de emissões de gases de efeito estufa do Observatório do Clima e o MapBiomas.
MapBiomas recebeu o Prêmio Skoll 2022
Seis iniciativas foram contempladas com o Prêmio Skoll em 2022, duas são brasileiras, e uma é o MapBiomas:
MapBiomas
é apresentada
como nomeada
ao Prêmio Skoll 2022O anúncio foi feito no dia 4/Abr/2022 e o prêmio foi entregue através de uma cerimônia virtual no dia 6/Abr/2022:
Cerimônia de premiação
do Prêmio Skoll 2022O que é o Prêmio Skoll
O prêmio foi criado pelo empreendedor e filantropo Jeffrey Stuart Skoll (nascido em 16/Jan/1965). Jeffrey é um engenheiro canadense idealizador de um plano de negócios que consolidou a plataforma eBay de comércio online. A riqueza gerada nessa atividade o transformou em filantropo, particularmente através da Fundação Skoll, fundada em 1999. A Fundação Skoll procura catalisar mudanças sociais transformadoras. Investe, conecta e defende empreendedores sociais e outros inovadores sociais dedicados à promoção de soluções para os problemas mais urgentes do mundo. Desde a sua origem em 19956, a Fundação já investiu aproximadamente US$ 935 milhões em todo o mundo.
Parte desse valor foi canalizada para o Prêmio Skoll e para o Fundo Skoll de Ameaças Globais, que já beneficiou 165 empreendedores sociais e outras organizações de inovação social em 5 continentes. O Premio Skoll é o maior e mais tradicional do mundo para inovadores sociais e terceiro setor, e inclui uma doação a cada vencedor de US$ 2,2 milhões, que são pagos ao longo de três anos para consolidar e expandir a iniciativa vencedora.
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Tendo como fonte de dados a série histórica de uso da terra da plataforma MapBiomas, e os limites do estado de São Paulo como recorte territorial, trabalhe nas seguintes questões (classes de uso citadas entre parênteses):
- Na primeira rodada, faça o download das áreas anuais catalogadas nas classes Formação Florestal (1.1), Formação Savânica (1.2), Mangue (1.3), Restinga Arborizada (1.4) e Silvicultura (3.3) para o período 1985 a 2020. Na segunda rodada, construa um gráfico de linha para representar a evolução da área destinada a essas classes no Estado de São Paulo. Na terceira rodada, redija um único parágrafo que descreva essa evolução.
- Na primeira rodada, faça o download das áreas anuais catalogadas na classe Pastagem (3.1) para o período 1985 a 2020. Na segunda rodada, construa um gráfico de linha para representar a evolução da área destinada a essa classe no Estado de São Paulo. Na terceira rodada, redija um único parágrafo que descreva essa evolução.
- Na primeira rodada, faça o download das áreas anuais catalogadas na classe Agricultura (3.2) para o período 1985 a 2020. Na segunda rodada, construa um gráfico de linha para representar a evolução da área destinada a essa classe no Estado de São Paulo. Na terceira rodada, redija um único parágrafo que descreva essa evolução.
Ao final da terceira rodada, as mesas deverão fazer o upload de suas respectivas planilhas Excel para uma pasta do Google Drive compartilhada. Posteriormente, e individualmente, cada estudante deverá juntar os dados, convertê-los em valores relativos (% da área total), produzir um único gráfico, com a evolução das três classes, e resumir num único parágrafo a sua conclusão.
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