Conversando com plataformas de IA
chatGPT, Google LaMDA, MS Bing AI
A conversa acontece em função de respostas que a plataforma de IA dá aos seus prompts. Um prompt é um texto que causa, provoca, incita, induz, impele ou leva a uma resposta.
Sugestão de prompts
1. A economia é uma ciência social que estuda como os seres humanos reagem à escassez. A Economia evoluiu ao longo do tempo ramificando-se em diferentes formas de pensar. Em ordem cronológica, descreva as escolas de pensamento econômico começando pelos primeiros pensadores.
2. A Economia Ecológica também é considerada uma das escolas de pensamento dentro da economia?
3. Apresente os principais conceitos-chave e a terminologia básica usados pelos estudiosos da economia florestal.
4. Qual a diferença entre serviços ecossistêmicos e serviços ambientais? Defina cada um.
5. Quais seriam as principais fontes de dados para um economista que está interessado em estudar o mercado exterior de produtos florestais?
6. As estatísticas de comércio exterior usam um sistema harmonizado para classificação dos bens e serviços. Quais são os códigos usados por esse sistema para categorizar o produto florestais? E qual a fonte mais recomendável para consulta a esses códigos?
Experimente criar duas conversas com prompts iguais, uma em Inglês e outra em Português. Compare as respostas.
7. Interest rates charged by banks include a certain percentage to account for eventual defaults. Why should governments bailout banks when they fail to operate properly? {As taxas de juros cobradas pelos bancos incluem uma certa porcentagem para compensar eventuais inadimplências. Por que os governos socorrem os bancos quando eles falham em operar adequadamente?}
8. Can you explain how the 2008 global financial crisis evolved, and how it was circumvented? {Você pode explicar como a crise financeira global de 2008 evoluiu e como foi contornada?}
Exemplo 1 (criado em sala de aula):
Prompt: Escreva um soneto com estrutura shakespeariana relacionando amor com os princípios que justificam a ciência econômica.
Resposta:
De um lado está o amor, a emoção
Que faz bater o coração sem razão
Do outro, a ciência econômica
Que busca a lógica e a ordem lógica
Mas eis que surge um ponto em comum
Entre essas duas visões do mundo:
Ambas têm em si um princípio comum
Que é o desejo por um futuro mais fecundo
O amor nos faz sonhar com um mundo melhor
E a ciência econômica nos mostra o caminho
Para construir essa visão sem temor
E assim, o amor e a ciência econômica
São unidos pelo desejo de prosperidade
E juntos, podem criar um futuro de grandeza.
Prompt: Mude a composição e escreva sobre o mesmo tema em prosa.
Resposta: O amor e a ciência econômica são duas visões de mundo aparentemente opostas, mas que possuem um princípio em comum: a busca por um futuro melhor. Enquanto o amor é movido por emoções e sentimentos, a ciência econômica é fundamentada
na lógica e na ordem. No entanto, ambos compartilham o desejo de prosperidade e progresso.
O amor nos inspira a sonhar com um mundo mais justo, igualitário e amoroso. Ele nos faz acreditar que podemos transformar a realidade e construir um futuro melhor para nós e para as gerações futuras. Já a ciência econômica nos oferece ferramentas para
alcançar esse futuro desejado, indicando caminhos e estratégias que possam levar ao desenvolvimento econômico e social.
Ambos, amor e ciência econômica, trabalham juntos em prol da prosperidade e do progresso humano. É necessário que as emoções e os sentimentos sejam combinados com a racionalidade e a eficiência, a fim de se obter um resultado mais efetivo. Dessa forma,
o amor pode ser visto como uma motivação para a ciência econômica e a ciência econômica como uma ferramenta para o amor.
Em suma, o amor e a ciência econômica são complementares e podem trabalhar juntos em busca de um futuro melhor. Ao unir o desejo por um mundo mais justo e amoroso com a racionalidade e a eficiência da ciência econômica, podemos construir uma sociedade
mais próspera e igualitária para todos.
Exemplo 2 (primeira questão sugerida no início deste bloco):
Prompt: A economia é uma ciência social que estuda como os seres humanos reagem à escassez. A Economia evoluiu ao longo do tempo ramificando-se em diferentes formas de pensar. Em ordem cronológica, descreva as escolas de pensamento econômico começando pelos primeiros pensadores.
Resposta:: As escolas de pensamento econômico evoluíram ao longo do tempo e são influenciadas por diferentes filósofos e economistas. Segue uma ordem cronológica das principais escolas de pensamento econômico:
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Escola Mercantilista (século XVI - século XVIII): Os mercantilistas acreditavam que a riqueza de uma nação era medida pela quantidade de metais preciosos que ela possuía. Eles defendiam uma política econômica baseada no aumento das exportações e na diminuição das importações para que a balança comercial fosse favorável.
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Escola Fisiocrata (meados do século XVIII - final do século XVIII): A escola fisiocrata surgiu na França e defendia que a agricultura era a única atividade produtiva capaz de gerar riqueza. Eles acreditavam que o Estado deveria intervir pouco na economia e permitir que as forças do mercado atuassem livremente.
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Escola Clássica (final do século XVIII - meados do século XIX): A escola clássica foi fundada por Adam Smith e seus seguidores, incluindo David Ricardo e Thomas Malthus. Eles defendiam que a economia era governada por leis naturais que garantiam o equilíbrio entre oferta e demanda. Acreditavam na liberdade econômica e na não intervenção do Estado na economia.
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Escola Marxista (meados do século XIX - início do século XX): Fundada por Karl Marx e Friedrich Engels, a escola marxista acreditava que a exploração do trabalho era a base da desigualdade social e econômica. Eles defendiam que o Estado deveria intervir na economia para eliminar a propriedade privada e promover a igualdade social.
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Escola Neoclássica (final do século XIX - início do século XX): A escola neoclássica foi uma reação à escola clássica e defendia a utilidade marginal e a teoria do valor subjetivo. Eles acreditavam que os preços eram determinados pela oferta e demanda e que a maximização da utilidade era o objetivo principal dos consumidores e empresas.
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Escola Keynesiana (década de 1930 - década de 1970): A escola keynesiana foi fundada por John Maynard Keynes e acreditava que a economia era instável e podia sofrer de desemprego e recessão. Eles defendiam que o Estado deveria intervir na economia para estimular o crescimento e o emprego por meio do aumento dos gastos públicos e da regulação dos mercados.
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Escola Monetarista (década de 1950 - década de 1970): A escola monetarista foi fundada por Milton Friedman e acreditava que a inflação era causada pelo excesso de oferta de dinheiro. Eles defendiam que o Banco Central deveria controlar a oferta de moeda para manter a estabilidade de preços e o crescimento econômico.
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Escola Neokeynesiana (década de 1970 - presente): A escola neokeynesiana incorpora as ideias da escola keynesiana e da escola monetarista.
Prompt: Poderíamos dizer que os gregos já teriam se envolvidos com essas questões, e que Xenofonte teria sido um dos primeiros pensadores sobre os efeitos da escassez?
Resposta:: Sim, é verdade que os gregos antigos, como Platão e Aristóteles, já se envolviam com questões econômicas e sociais em suas reflexões filosóficas. Eles discutiam a ideia de justiça distributiva e a relação entre a riqueza e a felicidade.
Xenofonte, um filósofo e historiador grego do século IV a.C., também é considerado um dos primeiros pensadores econômicos. Ele abordou questões relacionadas à produção agrícola e à gestão de recursos naturais em sua obra "Econômico". Nessa obra, ele discute a importância da organização do trabalho e da divisão de tarefas para a produtividade e a eficiência econômica, bem como a relação entre oferta e demanda e o papel dos preços na economia.