Programação
-
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Curso de Licenciatura
Didática (EDM 402)
Docente: Profa. Dra. Mônica Cristina Garbin
Objetivos: A disciplina Didática pretende contribuir para a formação do professor, como agente de ensino na educação institucional, mediante: Análise das teorizações sobre o ensino e sua relação com a prática pedagógica; Estudo de diferentes perspectivas de análise dos processos de ensino e aprendizagem e das relações do professor- aluno; Discussão de questões contemporâneas da prática pedagógica no cotidiano escolar.
Programa Resumido: O Curso de Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na instituição escolar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, de práticas da sala de aula e de possibilidades de desenvolvimento do trabalho pedagógico frente às conjunturas sociais. Trata-se, portanto, de analisar as situações de sala de aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a propiciar ao futuro professor condições para criar alternativas de atuação. Os estágios, com carga horária de 30 horas, poderão contemplar diferentes aspectos do processo de ensino e aprendizagem e envolver atividades de observação de aulas, entrevistas com os agentes da escola, desenvolvimento de projetos de pesquisa, regência e/ou análise de documentos da escola, dos professores ou dos alunos. Como Práticas como Componentes Curriculares (PCCs) essas terão a carga horária de 20 horas, devendo-se ser consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudo de casos, seja por meio de discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, análise e elaboração de materiais didáticos, assim como discussões acerca de situações do cotidiano que envolvam possibilidades de intervenção.
Avaliação:
1. Cumprimento das 30 horas de estágio.
2. Entrega dos relatos de memórias escolares
3. Participação nas aulas e nos seminários
Participação:
Frequência nas aulas presenciais.
-
Semana 07
Olá,O tema da nossa discussão da sétima semana de aulas será: Tempos e Espaços Escolares.
Para a aula as orientações são as seguintes:
1) Ler os textos
MEIRIEU, Philippe. Aprender .... sim, mas como?. Porto Alegre: Artmed, 1998, cap. 3 – “A relação pedagógica”. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1uIFQoi82c-THXh0nZZDcj2k_eMkW1a2v/view?usp=sharing
MEIRIEU, Philippe. Aprender .... sim, mas como?. Porto Alegre: Artmed, 1998, cap. 2 – “O que é aprender?”, p. 47-75. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1FCaM5DNbNRW72I4P-pG0Yjp-PwolLR08/view?usp=sharing
2) Assistir os vídeos:
Aula gravada em 2021 com a Participação da Profa. Dulce:
Tempos e espaços escolares
https://drive.google.com/file/d/19wJjoU-CLS2OmrjdY8ps8w0-XDke6f2z/view?usp=sharing
http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=3125
Aprendizagem