Diagrama de temas
-
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Curso de Licenciatura
Didática (EDM 402)
Docente: Profa. Dra. Mônica Cristina Garbin
Objetivos: A disciplina Didática pretende contribuir para a formação do professor, como agente de ensino na educação institucional, mediante: Análise das teorizações sobre o ensino e sua relação com a prática pedagógica; Estudo de diferentes perspectivas de análise dos processos de ensino e aprendizagem e das relações do professor- aluno; Discussão de questões contemporâneas da prática pedagógica no cotidiano escolar.
Programa Resumido: O Curso de Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na instituição escolar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, de práticas da sala de aula e de possibilidades de desenvolvimento do trabalho pedagógico frente às conjunturas sociais. Trata-se, portanto, de analisar as situações de sala de aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a propiciar ao futuro professor condições para criar alternativas de atuação. Os estágios, com carga horária de 30 horas, poderão contemplar diferentes aspectos do processo de ensino e aprendizagem e envolver atividades de observação de aulas, entrevistas com os agentes da escola, desenvolvimento de projetos de pesquisa, regência e/ou análise de documentos da escola, dos professores ou dos alunos. Como Práticas como Componentes Curriculares (PCCs) essas terão a carga horária de 20 horas, devendo-se ser consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudo de casos, seja por meio de discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, análise e elaboração de materiais didáticos, assim como discussões acerca de situações do cotidiano que envolvam possibilidades de intervenção.
Avaliação:
1. Cumprimento das 30 horas de estágio.
2. Entrega dos relatos de memórias escolares
3. Participação nas aulas e nos seminários
Participação:
Frequência nas aulas presenciais.
-
Semana 05
Olá,Em nosso encontro ocorrerão as apresentações dos temas de estágio que serão desenvolvidos na disciplina.
E as orientações para este momento são:
1. Todo(a)s o(a)s estudantes devem fazer a apresentação do que estão desenvolvendo ou desenvolverão no estágio e o objetivo é discutirmos as possibilidades para as 30h. Para essa apresentação é importante que considerem:
2. Tempo: 5 minutos.
3. A apresentação poderá ser feita dentro dos grupos ou duplas organizadas para a atividade de relato final de estágio.
4. Priorize responder às seguintes perguntas:
a) onde fará o estágio (escola publica? estadual? privada?
b) seu estágio será em forma de observação? pesquisa? intervenção? ou regência?
c) que atividades pretende desenvolver?
d) Qual o nível de ensino você focará?
e) o que você espera aprender ou vivenciar nesse processo?
Fiquem bem!
Mônica