Diagrama de temas

  • Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

    Curso de Licenciatura

    Didática (EDM 402) 

    Docente: Profa. Dra. Mônica Cristina Garbin 

    Objetivos: A disciplina Didática pretende contribuir para a formação do professor, como agente de ensino na educação institucional, mediante: Análise das teorizações sobre o ensino e sua relação com a prática pedagógica; Estudo de diferentes perspectivas de análise dos processos de ensino e aprendizagem e das relações do professor- aluno; Discussão de questões contemporâneas da prática pedagógica no cotidiano escolar.

    Programa Resumido: O Curso de Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na instituição escolar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, de práticas da sala de aula e de possibilidades de desenvolvimento do trabalho pedagógico frente às conjunturas sociais. Trata-se, portanto, de analisar as situações de sala de aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a propiciar ao futuro professor condições para criar alternativas de atuação. Os estágios, com carga horária de 30 horas, poderão contemplar diferentes aspectos do processo de ensino e aprendizagem e envolver atividades de observação de aulas, entrevistas com os agentes da escola, desenvolvimento de projetos de pesquisa, regência e/ou análise de documentos da escola, dos professores ou dos alunos. Como Práticas como Componentes Curriculares (PCCs) essas terão a carga horária de 20 horas, devendo-se ser consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudo de casos, seja por meio de discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, análise e elaboração de materiais didáticos, assim como discussões acerca de situações do cotidiano que envolvam possibilidades de intervenção.

    Avaliação:

    1.  Cumprimento das 30 horas de estágio.

    2. Entrega dos relatos de memórias escolares

    3. Participação nas aulas e nos seminários

    Participação:

    Frequência nas aulas presenciais.

  • Semana 05


    Olá,

    Em nosso encontro ocorrerão as apresentações dos temas de estágio que serão desenvolvidos na disciplina. 

    E as orientações para este momento são:

    1. Todo(a)s o(a)s estudantes devem fazer a apresentação do que estão desenvolvendo ou desenvolverão no estágio e o objetivo é discutirmos as possibilidades para as 30h. Para essa apresentação é importante que considerem:

    2. Tempo: 5 minutos.

    3. A apresentação poderá ser feita dentro dos grupos ou duplas organizadas para a atividade de relato final de estágio. 

    4. Priorize responder às seguintes perguntas:

    a) onde fará o estágio (escola publica? estadual? privada?

    b) seu estágio será em forma de observação? pesquisa? intervenção? ou regência?

    c) que atividades pretende desenvolver?

    d) Qual o nível de ensino você focará?

    e) o que você espera aprender ou vivenciar nesse processo?

    Fiquem bem!

    Mônica