Programação

  • Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

    Curso de Licenciatura

    Didática (EDM 402) 

    Docente: Profa. Dra. Mônica Cristina Garbin 

    Objetivos: A disciplina Didática pretende contribuir para a formação do professor, como agente de ensino na educação institucional, mediante: Análise das teorizações sobre o ensino e sua relação com a prática pedagógica; Estudo de diferentes perspectivas de análise dos processos de ensino e aprendizagem e das relações do professor- aluno; Discussão de questões contemporâneas da prática pedagógica no cotidiano escolar.

    Programa Resumido: O Curso de Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na instituição escolar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, de práticas da sala de aula e de possibilidades de desenvolvimento do trabalho pedagógico frente às conjunturas sociais. Trata-se, portanto, de analisar as situações de sala de aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a propiciar ao futuro professor condições para criar alternativas de atuação. Os estágios, com carga horária de 30 horas, poderão contemplar diferentes aspectos do processo de ensino e aprendizagem e envolver atividades de observação de aulas, entrevistas com os agentes da escola, desenvolvimento de projetos de pesquisa, regência e/ou análise de documentos da escola, dos professores ou dos alunos. Como Práticas como Componentes Curriculares (PCCs) essas terão a carga horária de 20 horas, devendo-se ser consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudo de casos, seja por meio de discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, análise e elaboração de materiais didáticos, assim como discussões acerca de situações do cotidiano que envolvam possibilidades de intervenção.

    Avaliação:

    1.  Cumprimento das 30 horas de estágio.

    2. Entrega dos relatos de memórias escolares

    3. Participação nas aulas e nos seminários

    Participação:

    Frequência nas aulas presenciais.

  • Relatos de memórias escolares



    Além da realização do estágio, a disciplina propõe como avaliação final, a entrega de reflexões ou relatos de memórias escolares ao longo do semestre. 

    Tais reflexões buscam ajudá-lo(a) a resgatar suas memórias do tempo de escolarização, podendo ser relatos relacionados à qualquer período da sua vida escolar (Educação infantil, Ensino fundamental ou médio).

    Para elaborar esses relatos você pode utilizar, se preferir, pode utilizar imagens, desenhos, poesia, crônica, esquemas, vídeos etc.

    Neste local, você encontra todas as informações sobre os 5 relatos de memórias de escolarização que deverão ser entregues ao longo do semestre:


    Conjunto 1 (entrega até 04/11):

    1) Memórias escolares 1 - professores

    2) Memórias escolares 2 - tempos e espaços

    3) Memórias escolares 3 - modos de aprender

    Conjunto 2 (entrega até 18/11)

    4) Memórias escolares 4 - (in)disciplina

    5) Memórias escolares 5 - avaliação

    6) Memórias escolares 6 - tecnologias


    Assista ao vídeo a seguir para compreender a importância desta atividade:
    "Autobiografia na Formação de Professores"