Programação
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Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Curso de Licenciatura
Didática (EDM 402)
Docente: Profa. Dra. Mônica Cristina Garbin
Objetivos: A disciplina Didática pretende contribuir para a formação do professor, como agente de ensino na educação institucional, mediante: Análise das teorizações sobre o ensino e sua relação com a prática pedagógica; Estudo de diferentes perspectivas de análise dos processos de ensino e aprendizagem e das relações do professor- aluno; Discussão de questões contemporâneas da prática pedagógica no cotidiano escolar.
Programa Resumido: O Curso de Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na instituição escolar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, de práticas da sala de aula e de possibilidades de desenvolvimento do trabalho pedagógico frente às conjunturas sociais. Trata-se, portanto, de analisar as situações de sala de aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a propiciar ao futuro professor condições para criar alternativas de atuação. Os estágios, com carga horária de 30 horas, poderão contemplar diferentes aspectos do processo de ensino e aprendizagem e envolver atividades de observação de aulas, entrevistas com os agentes da escola, desenvolvimento de projetos de pesquisa, regência e/ou análise de documentos da escola, dos professores ou dos alunos. Como Práticas como Componentes Curriculares (PCCs) essas terão a carga horária de 20 horas, devendo-se ser consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudo de casos, seja por meio de discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, análise e elaboração de materiais didáticos, assim como discussões acerca de situações do cotidiano que envolvam possibilidades de intervenção.
Avaliação:
1. Cumprimento das 30 horas de estágio.
2. Entrega dos relatos de memórias escolares
3. Participação nas aulas e nos seminários
Participação:
Frequência nas aulas presenciais.
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Semana 14
Olá,
O tema da nossa discussão será sobre: Currículo, conhecimento e inclusão
Nesta aula teremos a participação da Profa. Dra. Gabriely Cabestre Amorim numa palestra virtual.
Para acessar a aula:
Terça-feira, 29 de novembro · 8:30 até 11:00am - https://meet.google.com/azg-xttb-mvo
Quarta-feira - 30 de novembro · 2:00 até 4:30pm - https://meet.google.com/fyx-qcqj-mfp
Os alunos que tiverem qualquer problema em acompanhar a aula, deverão se manifestar por email, para encontrarmos uma alternativa. De todo modo, reforça-se que não haverá prejuízo neste caso.
As atividades a serem desenvolvidas nesta semana são:
1) Leitura do texto:
RIBEIRO, Márden de Pádua. Currículo e Conhecimento sob Diferentes Perspectivas Teóricas, Revista Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, set/dez 2017. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss3articles/ribeiro.pdf
2) Asistir ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=MWgnaDJU-Kk
3) Preparação para a apresentação de estágio que ocorrerá na semana seguinte:- O tempo de até 5 minutos.
- Apresentação da(s) atividades desenvolvidas no estágio - Você fez uma análise de material didático? acompanhou reuniões pedagógicas? analisou filmes e documentários? qual foi a modalidade desenvolvida?
- O que você ou sua equipe considerou como inspirador na vivência do estágio? Aponte também as contribuições dessa experiencia para você ou grupo.
- Relacione as questões discutidas na disciplina e as experiências vivenciadas no estágio por você ou pela equipe.
Mônica