Aperçu des sections
-
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Curso de Licenciatura
Didática (EDM 402)
Docente: Profa. Dra. Mônica Cristina Garbin
Objetivos: A disciplina Didática pretende contribuir para a formação do professor, como agente de ensino na educação institucional, mediante: Análise das teorizações sobre o ensino e sua relação com a prática pedagógica; Estudo de diferentes perspectivas de análise dos processos de ensino e aprendizagem e das relações do professor- aluno; Discussão de questões contemporâneas da prática pedagógica no cotidiano escolar.
Programa Resumido: O Curso de Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na instituição escolar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, de práticas da sala de aula e de possibilidades de desenvolvimento do trabalho pedagógico frente às conjunturas sociais. Trata-se, portanto, de analisar as situações de sala de aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a propiciar ao futuro professor condições para criar alternativas de atuação. Os estágios, com carga horária de 30 horas, poderão contemplar diferentes aspectos do processo de ensino e aprendizagem e envolver atividades de observação de aulas, entrevistas com os agentes da escola, desenvolvimento de projetos de pesquisa, regência e/ou análise de documentos da escola, dos professores ou dos alunos. Como Práticas como Componentes Curriculares (PCCs) essas terão a carga horária de 20 horas, devendo-se ser consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudo de casos, seja por meio de discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, análise e elaboração de materiais didáticos, assim como discussões acerca de situações do cotidiano que envolvam possibilidades de intervenção.
Avaliação:
1. Cumprimento das 30 horas de estágio.
2. Entrega dos relatos de memórias escolares
3. Participação nas aulas e nos seminários
Participação:
Frequência nas aulas presenciais.
-
Semana 15
Olá,
Nessa semana discutiremos as experiências vividas no estágio durante a aula.
E as atividades assíncronas previstas para esta semana são:
1) Avaliar a disciplina - https://forms.gle/VVnfwstBdrfc98aD9
2) Organizar a fala sobre o estágio, de acordo com as orientações a seguir:
Todo(a)s o(a)s estudantes devem fazer a apresentação do que desenvolveram no estágio e o objetivo é compartilhar a discussão e as experiencias vivenciadas por vocês ao longo do estágio.Para a apresentação oral é importante que considerem:
- O tempo de até 5 minutos.
- Apresentação da(s) atividades desenvolvidas no estágio - Você fez uma análise de material didático? acompanhou reuniões pedagógicas? analisou filmes e documentários? qual foi a modalidade desenvolvida?
- O que você ou sua equipe considerou como inspirador na vivência do estágio? Aponte também as contribuições dessa experiencia para você ou grupo.
- Relacione as questões discutidas na disciplina e as experiências vivenciadas no estágio por você ou pela equipe.
Fiquem bem!
Abraços,
Mônica