Diagrama de temas
-
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Curso de Licenciatura
Didática (EDM 402)
Docente: Profa. Dra. Mônica Cristina Garbin
Objetivos: A disciplina Didática pretende contribuir para a formação do professor, como agente de ensino na educação institucional, mediante: Análise das teorizações sobre o ensino e sua relação com a prática pedagógica; Estudo de diferentes perspectivas de análise dos processos de ensino e aprendizagem e das relações do professor- aluno; Discussão de questões contemporâneas da prática pedagógica no cotidiano escolar.
Programa Resumido: O Curso de Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na instituição escolar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, de práticas da sala de aula e de possibilidades de desenvolvimento do trabalho pedagógico frente às conjunturas sociais. Trata-se, portanto, de analisar as situações de sala de aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a propiciar ao futuro professor condições para criar alternativas de atuação. Os estágios, com carga horária de 30 horas, poderão contemplar diferentes aspectos do processo de ensino e aprendizagem e envolver atividades de observação de aulas, entrevistas com os agentes da escola, desenvolvimento de projetos de pesquisa, regência e/ou análise de documentos da escola, dos professores ou dos alunos. Como Práticas como Componentes Curriculares (PCCs) essas terão a carga horária de 20 horas, devendo-se ser consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudo de casos, seja por meio de discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, análise e elaboração de materiais didáticos, assim como discussões acerca de situações do cotidiano que envolvam possibilidades de intervenção.
Avaliação:
1. Cumprimento das 30 horas de estágio.
2. Entrega dos relatos de memórias escolares
3. Participação nas aulas e nos seminários
Participação:
Frequência nas aulas presenciais.
-
Semana 6
Olá,O tema da nossa discussão será sobre: Tecnologias.
Para nossa aula teremos discussão sobre:
- Dúvidas gerais (estágio e atividades relacionadas à disciplina);
- Discussão das atividades assíncronas: Texto, vídeo e atividades com REAs.
- Orientações para o próximo encontro.
Assim, acessem os seguintes materiais:
1) Texto
Cibotto, R. A. G., & Oliveira, R. M. M. A. (2017). TPACK – Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens Da Educação , 7(2), 11-23. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/34615/pdf
2) Vídeos:
TPACK - Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo
Novas construções sociais de aprendizagem
3) Para pensar o uso de tecnologias:
É importante compreender as diferentes perspectivas educacionais. Acesse os Recursos Educacionais Abertos (REAs) abaixo para identificar alguns:
https://apps.univesp.br/academia-dos-teoricos/
https://apps.univesp.br/por-uma-nova-didatica/
4) Vamos refletir sobre a construção de conhecimento nas diferentes áreas?
Os REAs a seguir são da área de Ciências e possibilitam diferentes interações com o conteúdo. Explore essas possibilidades e interaja com seus colegas sobre sua experiência.
https://apps.univesp.br/camadas-atmosfericas/
https://apps.univesp.br/qual-mineral-sou-eu/
Os REAs a seguir são da área de Matemática e possibilitam diferentes interações com o conteúdo. Explore essas possibilidades e interaja com seus colegas sobre sua experiência.https://apps.univesp.br/avancando-com-o-resto/
https://apps.univesp.br/repositorio/jogando-com-a-sorte/
Os REAs a seguir são da área de Língua Portuguesa e possibilitam diferentes interações com o conteúdo. Explore essas possibilidades e interaja com seus colegas sobre sua experiência.
https://apps.univesp.br/palavra-puxa-palavra/
https://apps.univesp.br/repositorio/foco-narrativo/
https://apps.univesp.br/repositorio/letra-acao/
Caso queiram, usem o link a seguir para explorar outras áreas de conhecimento:
https://apps.univesp.br/repositorio/category/rea/
5) Exemplo de uso de tecnologias em contexto educacional:
Documentário - Escola 31 de Março
Parte I -
Parte II -
Fiquem bem!
Mônica