Topic outline
-
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Curso de Licenciatura
Didática (EDM 402)
Docente: Profa. Dra. Mônica Cristina Garbin
Objetivos: A disciplina Didática pretende contribuir para a formação do professor, como agente de ensino na educação institucional, mediante: Análise das teorizações sobre o ensino e sua relação com a prática pedagógica; Estudo de diferentes perspectivas de análise dos processos de ensino e aprendizagem e das relações do professor- aluno; Discussão de questões contemporâneas da prática pedagógica no cotidiano escolar.
Programa Resumido: O Curso de Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na instituição escolar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, de práticas da sala de aula e de possibilidades de desenvolvimento do trabalho pedagógico frente às conjunturas sociais. Trata-se, portanto, de analisar as situações de sala de aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a propiciar ao futuro professor condições para criar alternativas de atuação. Os estágios, com carga horária de 30 horas, poderão contemplar diferentes aspectos do processo de ensino e aprendizagem e envolver atividades de observação de aulas, entrevistas com os agentes da escola, desenvolvimento de projetos de pesquisa, regência e/ou análise de documentos da escola, dos professores ou dos alunos. Como Práticas como Componentes Curriculares (PCCs) essas terão a carga horária de 20 horas, devendo-se ser consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudo de casos, seja por meio de discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, análise e elaboração de materiais didáticos, assim como discussões acerca de situações do cotidiano que envolvam possibilidades de intervenção.
Avaliação:
1. Cumprimento das 30 horas de estágio.
2. Entrega dos relatos de memórias escolares
3. Participação nas aulas e nos seminários
Participação:
Frequência nas aulas presenciais.
-
Estágio
Neste local você encontrará informações sobre:
- Orientações gerais sobre o estágio
- Documentos para a formalização do Estágio Curricular.
- Atividades para a formalização e cumprimento das 30 horas.
De modo geral, além das demais atividades, nesta disciplina você deverá completar uma carga de 30 horas de estágio, considerando a escolarização obrigatória. Ao final, deverão ser entregues dois produtos, cujas orientações específicas podem ser encontradas mais abaixo:
1) Ficha de estágio (individual) - No total, são 30 (trinta) horas de estágio. As fichas não deverão ser assinadas por conta da pandemia. Cada um(a) deverá listar as atividades realizadas de modo a se contemplar as 30 horas.
2) Relato do estágio (individual, duplas ou grupos compostos de até 4 integrantes) - O relato pode ser feito em formato escrito ou vídeo. Nele deve conter uma explicitação da proposta de estágio, as etapas realizadas e suas informações gerais, segundo a sua especificidade. Explicitar também o motivo da(s) escolha(s) e a forma de realização. O material do estágio deverá ser explorado com base nos referenciais teóricos da disciplina além de outros utilizados.
Além disso, aqui segue um resumo dos documentos que precisam acessar:
1) “Orientações para os estágios curriculares – 2º sem. 2022”:
http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/orientacoes- estcurricular-2sem2022-08ago. pdf
2) “Termo de Compromisso padrão e Ficha de Estágio Curricular”:
http://www4.fe.usp.br/estagios/documentos/termo- ficha
3) “Casos especiais – outros documentos” (para formalização em algumas EEs e ETECs):
http://www4.fe.usp.br/estagios/documentos/casos- especiais
4) “Fundo de Cobertura de Acidentes Pessoais” (Portaria do "auto seguro" da USP que equivale à apólice exigida pela Lei de Estágio):
http://www4.fe.usp.br/estagios/documentos/fundo
5) “Registro On-line da Ficha de Estágio”:
http://www4.fe.usp.br/estagios/registro-da-ficha-de- estagio