• Fechar

    "Escolas Projetadas"

     Discussões pedagógicas em escolas projetadas



    O principal objetivo da atividade  “Discussões pedagógicas em escolas projetadas” a ser desenvolvida em pequenos grupos no decorrer do semestre é proporcionar a discussão e a apropriação das temáticas relacionadas à disciplina Didática II, ou seja, às diversas dimensões das práticas pedagógicas e suas concepções, considerando o lugar docente e as possibilidades práticas da relação ensino/aprendizagem. 

    Cada “escola projetada” deverá “funcionar”, a cada encontro, como possibilidade de realização de estudo, discussões pedagógicas, sínteses, produção de material a ser compartilhado com a turma na “reunião geral” a partir da leitura dos textos obrigatórios (um por encontro) e outros materiais complementares propostos pelas docentes e pelo próprio grupo. Sendo um espaço rico de discussão, tal atividade visa a desenvolver diversas habilidades importantes para o trabalho docente, sejam aquelas que dizem respeito à compreensão dos conteúdos que deverão fundamentar suas concepções pedagógicas, sejam aquelas voltadas à atitudes e procedimentos (desenvolvimento da oralidade, argumentação, produção coletiva, apresentação, realização de sínteses e produções diversas).

    • As discussões acontecerão sempre nas aulas!

    Para a organização dessa proposta, vocês deverão atentar para o desenvolvimento dos seguintes momentos:

    Momento 1 - Formação dos grupos de trabalho, compostos por até 6 integrantes/”professores(as)

    Vocês deverão se organizar em pequenos grupos, de até 6 integrantes. Pode ter mais? Pode ter menos? Sim, só pedimos para que em casos muito especiais (menos de 3 e mais de 6), conversem conosco. Os grupos deverão ser registrados na planilha de excel socializada com a turma. Esses grupos terão formação com base nos critérios que definirem, a ideia é que os grupos FUNCIONEM!!!  

    • Link para formação dos grupos: https://docs.google.com/spreadsheets/d/15jxrWSL0ANc3rmwGapaPPoh4m3zCnQg9vkY5TZrUHJM/edit#gid=0

    Momento 2 - Caracterização da escola e do perfil docente (vocês!): 

    Após a formação do grupo de trabalho vocês deverão se reunir para projetar uma escola que represente vocês. Para isso, vocês deverão discutir e escolher:

    A- Criar um nome para a escola e sua breve caracterização... concepções da escola considerando: perfil dos educadores(as), educandos(as), práticas de ensino, espaço escolar e seus usos, tempo escolar e seus usos;
    B - Escolher uma ferramenta digital ou analógica para realizar o registro das discussões e criar um portfólio da equipe, com seu histórico. Essa ferramenta deverá ser compartilhada com a docente e a monitora.

    Momento 3 - Registro das discussões 

    O registro das ideias/discussões realizadas deverá ser elaborado a cada encontro síncrono, de modo a desenvolver um portfólio da “escola projetada”. 

    A - É recomendável que vocês escolham alguém para realizar anotações durante o debate e também para realizar a socialização com a turma/”outras escolas” (uma sugestão é a constituição de um rodízio entre os/as membros do grupo/escola para registro e para a apresentação);

    O conjunto desses registros e materiais elaborados pelo grupo a cada encontro constituirá o portfólio, portanto esse será produzido ao longo das aulas. Esse deverá ser apresentado ao final da disciplina como produto desse trabalho coletivo. Para tanto, vocês poderão escolher a plataforma que preferirem: 

    - Google Jamboard - tutorial:   ;
    - Miro - https://miro.com/index/ - tutorial:  
    - Mentimeter - https://www.mentimeter.com/ - tutorial:  
    - Padlet - https://pt-br.padlet.com/ - tutorial:   
    - Google classroom 
    - Outros, caso prefiram...

    O portfólio será considerado atividade avaliativa processual.

    => Se alguém tiver qualquer problema em relação ao desenvolvimento da atividade tal como organizada, favor conversar conosco.  

    Esperamos que todes tenham uma ótima

    trajetória de reflexão e elaboração de saberes!

    Rita e Andressa