• Fechar

    Postagem produto final - Práticas inspiradoras, arquivo com o link dos portfólios das escolas projetadas e link final memórias

    TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA II 

     Pesquisa e análise de práticas inspiradoras

    => O trabalho poderá ser realizado em grupo (mesmo grupo das “escolas projetadas” ou um novo grupo/dupla), ou individualmente.

    O principal objetivo deste trabalho é notar os fatores que colaboram para a configuração de projetos/práticas pedagógicas inspiradores com base na pesquisa e análise de instituições/ docentes que realizam um trabalho que pode ser considerado inspirador. No caso de Didática II, um trabalho inspirador significa estar comprometido com a aprendizagem dos(as) estudantes (crianças, jovens, adolescentes, adultos). Ou seja, deverá ser escolhida uma instituição  educativa considerada bem sucedida do ponto de vista pedagógico ou ainda ser alvo de interesse  uma determinada perspectiva pedagógica, podendo ser no Brasil ou outra localidade. 

    Alguns critérios poderão nortear a escolha: instituição inspirada em algum teórico estudado em Didática I, nível de ensino de interesse (Educação Infantil ou Ensino Fundamental - até 5o ano), educação especial, alfabetização, Educação de Jovens e Adultos (EJA). Poderão ainda fazer parte da escolha espaços não-escolares e que tenham práticas educativas:  Organização Não Governamental (ONG), empresa, hospital, consultórios de atendimento psicopedagógico, museus, teatros etc. Vocês poderão recuperar práticas/propostas pedagógicas já observadas em outras oportunidades (estágios durante o curso, trabalho, escolas conhecidas), tendo em vista os eixos de estudo disciplina (ex.: discussão sobre a Didática e seus objetos,  trabalho docente e seus saberes, tempo e espaço escolar, disciplina, aprendizagem e avaliação). 

    Essa pesquisa pode ser realizada por meio digital e utilizando as ferramentas disponíveis. Poderão ser realizadas, ainda, entrevistas ou visitas virtuais ou presenciais (respeitados os protocolos e condições/disponibilidade para tal), caso achem pertinente.

    Além disso, essa pesquisa e análise pode ser feita também a partir de produções cinematográficas, por meio de séries (Escolas Inovadoras da TV Futura, por exemplo) ou mesmo literárias.