• Fechar

    Semana 14: Projetos inspiradores IV: Apresentação das pesquisas realizadas

    Projetos inspiradores III: Apresentação das pesquisas realizadas 


    Discussão e apresentação do levantamento realizado sobre o desenvolvimento de projetos inspiradores em educação:

    O principal objetivo deste trabalho é notar os fatores que colaboram para a configuração de projetos/práticas pedagógicas inspiradores do ponto de vista institucional e do papel da coordenação e gestão. Pode-se enfatizar projetos diversos desenvolvidos na instituição, o papel do Projeto Político Pedagógico, as reuniões pedagógicas, etc.

    Levantamento de projetos e práticas pedagógicas inspiradores (pode ser feito em grupos de até 4 pessoas) 

    ● As etapas do trabalho são: 

    1. escolha de uma ou mais instituições consideradas inspiradoras do ponto de vista de seus projetos/práticas pedagógicas; 

    2. pesquisa sobre a(s) instituição(ões) (sites, redes sociais/plataformas- youtube, por exemplo), de modo a localizar materiais como o Projeto Político Pedagógico, entre outros, para caracterização da(s) mesma(s), podendo-se realizar entrevistas com os profissionais da instituição (gestão, preferencialmente). A reunião desses materiais tem o intuito de compreender as práticas pedagógicas da instituição e os motivos por essas serem inspiradoras. Outra alternativa é realizar o trabalho com base em estágios realizados ou instituições já conhecidas;

    3. apresentação para a turma para compartilhar a pesquisa realizada: 05 de dezembro 

    💡Sobre a apresentação:

    A apresentação é o momento de compartilhar as pesquisas realizadas e algumas considerações iniciais sobre o projeto encontrado. Para isso, é importante organizar:

    • Nome do grupo/individual;

    • Nome da instituição responsável pelo projeto;

    • Nome do projeto e seu objetivo;

    • Fotos e links do projeto (se possível);

    • Justificativa (por que o projeto é inspirador?);

    • Relações teóricas possíveis (quais temáticas/ referências teóricas da disciplina podem ajudar na compreensão do projeto estudado?).

    => Sugerimos que a apresentação seja disponibilizada no seguinte arquivo: Portfólio de projetos inspiradores . Assim, teremos um portfólio com os projetos inspiradores pesquisados por vocês.

    4. Entrega do produto final do trabalho: 12 de dezembro

    => Veja mais orientações aqui: 

    => Indicação do projeto/prática que será estudado: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IJ0DS0lG7sHF8fYyzLCnbWFFj1t425DNHMX9dxi3PAU/edit#gid=0

    📚Leitura complementar: 

    GALLEGO, R. de C., SILVA, V. B. da. O Projeto Pedagógico e a autonomia da escola. material do Curso REDEFOR de Gestão da Escola para Diretores. disponível em: http://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoDiretores/GEDPedg_2011_2012/GED_ProjPed _v2.pdf