SAIBA MAIS 📚Leitura complemetar:
BERNARDES, Fabiana Fragoso Zanelli. Sujeitos e tramas presentes na transformação do parque de um Centro de Educação Infantil paulistano . 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/D.48.2017.tde-05072017-155930.: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072017-155930/publico/FABIANA_FRAGOSO_ZANELLI_rev.pdf
D’ENFERT. Renaud. The Materiality of School Culture in Europe: Nineteenth–Twentieth Century. DIGITAL ENCYCLOPEDIA OF EUROPEAN HISTORY. Sorbonne Université. Disponível em: https://ehne.fr/en/encyclopedia/themes/education-teaching-and-professional-training/local-global-educational-circulation/materiality-school-culture-in-europe?s=08 (A Materialidade da Cultura Escolar na Europa: Século XIX - Século XX.)
ESCOLANO BENITO, Agustín. Los profesores en la historia. In: MAGALHÃES, Justino, ESCOLANO BENITO, Agustín. Os professores na história . Porto, Sociedade Portuguesa de História de Ciências da Educação. https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/15130.pdf
ESCOLANO BENITO, Agustín. Arquitetura como programa, espaço-escola e currículo . http://www.edufrn.ufrn.br/bitstream/123456789/130/41/ARQUITETURA%20COMO%20PROGRAMA.%20Curr%C3%ADculo%2C%20espa%C3%A7o%20e%20subjetividade.%20FRAGO%2C%20Antonio.%20ESCOLANO%2C%20Aust%C3%ADn.%202001..pdf
GALLEGO, Rita de Cassia. Tempo, temporalidades e ritmos nas escolas primárias públicas em São Paulo: heranças e negociações (1846-1890). 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. doi:10.11606/T.48.2008.tde-18062008-171341: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18062008-171341/pt-br.php
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização : a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo. In. _________. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5241557/mod_resource/content/1/SOUZA%2C%20Rosa%20F.%20de.%20Gram%C3%A1tica%20espacial.pdf
FRAGO, A. V., ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa . Rio de Janeiro: DP&A, 2001. Introdução e Capítulo 1 “Arquitetura como programa.Espaço-escola e currículo” (p. 7-57): https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6012128/mod_resource/content/1/FRAGO%2C%20A.%20V.%3B%20ESCOLANO%2C%20A.%20Curr%C3%ADculo%20espa%C3%A7o%20e%20subjetividade.pdf
🎥Vídeos:
"Tecnologia ou metodologia?"
VIDEO
6 perguntas sobre Arquitetura Escolar (Ana Beatriz Goulart de Faria, UFRJ)
VIDEO
Arquitetura escolar (Doris Kowaltowski, UNICAMP)
VIDEO
Entrevista com o professor António Carlos da Luz Correia (Universidade de Lisboa)
VIDEO