Programação
-
O Módulo 3 - Atendimento aos estudantes apresenta como temas principais no ensino mediado por tecnologias: interatividade e aprendizagem e também recursos para ensino e aprendizagem remotos. Ambos se tornam essenciais no processo de mediação na modalidade a distância.
O módulo tem dois objetivos essenciais:
Compreender o papel do mediador na modalidade EaD;
Identificar estratégias pedagógico-comunicacionais;
Para este módulo 3 sugerimos dois vídeos que destacam o conceito de distanciamento transacional e estratégias pedagógico-comunicacionais e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem no ensino mediado por tecnologias. Quando o professor seleciona os recursos para compor o ambiente da disciplina, precisa considerar o aporte de teorias de aprendizagem e sua intencionalidade pedagógica.
Distância Transacional (assistir aos primeiros 12 minutos do vídeo com o professor Romero Tori da Escola Politécnica da USP)
No artigo indicado para leitura os autores discutem o conceito de distanciamento transacional e possíveis implicações no processo de aprendizagem dos estudantes em uma disciplina oferecida na modalidade a distância realizada na UNICAMP.
O texto a seguir, apresenta uma discussão sobre a importância de pensar no planejamento do curso para o acolhimento de diferentes estudantes.
Na primeira oferta da disciplina, tivemos a participação do convidado convidada Profa. Dra. Lucy Ferraz de Mello. Assista à aula da professora:
Mini Bio: Lucy Ferraz de Mello é Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação, sob a linha de pesquisa Comunicação e Educação pela ECA/USP. Graduação em Administração de Empresas, pela FGV/EAESP. Especialista em Tecnologias Educacionais - presencial, a distância e híbrida - e Processos Avaliativos - institucional, de aprendizagem e de desempenho. Atua como coordenadora de tutoria e como professora tutora e orientadora dos cursos de Graduação Tecnológica a Distância, FGV/EBAPE, para disciplinas de Recursos Humanos, Marketing e Comunicação. Currículo Lattes
Neste encontro também teremos a participação da Profa. Dra. Gabriely Cabestré Amorim:
Mini Bio: Gabriely Cabestré Amorim possui doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru (2010), aperfeiçoamento em Produção de Material Didático para Diversidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru (2015), formação de Mediadores Pedagógicos Digitais para EaD (2019) em parceria com a Universidade Aberta de Portugal (UAB-PT). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva, Gestão Educacional, Ensino-Aprendizagem e Educação Infantil. Participante do Grupo de Pesquisa "Deficiências Físicas e Sensoriais - UNESP Marília". Atuou como tutora, orientadora em cursos EaD, na Unesp e Unifesp. Atuou como professora substituta no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de Birigui. Atualmente, é docente na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
Para saber mais:
- Susan D’antoni - The virtual university: models and messages, lessons from case studies
- Tony Bates - National strategies for e-learning in post-secondary education and training
- Bock, G. L. K., Gesser, M., & Nuernberg, A. H. (2019). O desenho universal para aprendizagem no acolhimento das expectativas de participantes de cursos de educação a distância. Revista Educação Especial, 32, e64/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X34504
- https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11655/7600
- Guimarães, L. S. R. O aluno e a sala de aula virtual. (capítulo 15) In: Educação a distância: o estado da arte, volume 2. Organizado por Fredric Michael Litto e Marcos Formiga, 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
Atividades:
Fórum
Depois de ler os textos e assistir os vídeos, discuta com seus colegas sobre a importância da interação e comunicação no processo aprendizagem para o ensino não presencial. Quais são as estratégias de colaboração e interação previstas em seu plano de ensino e quais os objetivos pretendidos com elas?
Bom trabalho e fiquem bem!
-
Disponibilizamos a lista de presença do dia 01/09/2022, para que cada estudante possa controlar suas frequências. Atenção para frequências ao longo do curso. Note que o sistema registra cada entrada e saída para contabilizar o total de horas entre 8h30 às 12h00 da duração do encontro síncrono..