Kursthemen
-
O Módulo 4 - Teorias de aprendizagem no ambiente virtual apresenta como temas principais duas teorias, a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia e a Teoria de Estilo de Aprendizagem que podem dar suporte ao professor no processo de seleção e escolha de diferentes mídias para compor um ambiente virtual de aprendizagem.
Os objetivos essenciais do módulo são:
Introduzir aporte teórico dos Estilos de Aprendizagem e relações com a EaD;
Introduzir aporte teórico de Aprendizagem Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e relações com a EaD:
Para este módulo 4 sugerimos dois vídeos que apresentam brevemente a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia proposta por Richard Mayer e sobre as aplicações dos Estilos de Aprendizagem no contexto da modalidade de ensino a distância por Daniela Melaré. Quando o professor seleciona os recursos para compor o ambiente da disciplina, precisa considerar aportes de teorias de aprendizagem e sua intencionalidade pedagógica.
- Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer
- Aplicação dos Estilos de Aprendizagem em Ambientes Virtuais
No artigo indicado para leitura a Profa. Daniela Melaré Vieira Barros discute como a pedagogia pode construir uma prática pedagógica de ensino e aprendizagem no espaço virtual. Em sua pesquisa a autora apoia-se na teoria de estilos de aprendizagem e analisa a forma de aprendizagem do indivíduo facilitando a compreensão do potencial de uso das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem.
BARROS, D. M. V. Estilos de uso do espaço virtual : Como se aprende e se ensina no virtual?. Revista Inter Ação, 34(1), 51-74, 2009.
Para o encontro desta semana teremos a participação da Profa. Dra. Daniela Melaré apresentando a palestra "Estilos de (Aprendizagem) ou estilos de uso do Virtual: personalização, inclusão e estratégias didáticas.
A Professora Daniela é Pedagoga; Especialista em Instrucional Designer; Especialista em Administração em Educação a Distância; Mestrado em Engenharia das Mídias para a Educação Euromime - Erasmus Mundus - Portugal, Espanha e França; Mestrado em Educação pela UNESP - BRASIL; Doutorado em Educação pela UNESP - BRASIL; Doutorado em Educação pela UNED - Madrid; Pós-Doutorado pela UNICAMP e UNED. Colaboradora da Open University no Proyecto COLEARN, C. Editorial da Revista de Estilos de Aprendizaje. Atualmente docente da Universidade Aberta - Portugal. CV Lattes
Para saber mais:
Atividades:
Plano de ensino
Não se esqueça que em breve você deverá entregar seu Trabalho Final! Consulte mais detalhes no Módulo Trabalho final! Neste momento poderá revisar seu Plano de ensino para incluir informações sobre as atividades a serem realizadas com os estudantes que contemple a diversidade de estilos de aprendizagens, na proposta de plano deixando claro para o leitor. Assim como na semana anterior você pode incluir informações acercas do atendimento aos estudantes, explorando a multiplicidade de canais de comunicação.
Prazo de entrega desta atividade: 28 de setembro - 11am
Formulários de estilo de aprendizagem
a) Faça seu teste
b) Utilize o formulário do artigo Estilos de uso do espaço virtual : Como se aprende e se ensina no virtual?
Bom trabalho e fiquem bem!
-
Disponibilizamos a lista de presença do dia 08/09/2022, para que cada estudante possa controlar suas frequências. Atenção para frequências ao longo do curso. Note que o sistema registra cada entrada e saída para contabilizar o total de horas entre 8h30 às 12h00 da duração do encontro síncrono..