Programação
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Disciplina de Didática (EDM0402)
Docente: Prof. Dr. Luiz Coppi
e-mail: luiz.coppi@usp.br
Monitora: Profa. Ma. Amanda Carolina Hora da Silva (amandacarolina@usp.br)
Objetivos: A disciplina Didática pretende contribuir para a formação do professor, como agente de ensino na educação institucional, mediante: Análise das teorizações sobre o ensino e sua relação com a prática pedagógica; Estudo de diferentes perspectivas de análise dos processos de ensino e aprendizagem e das relações do professor- aluno; Discussão de questões contemporâneas da prática pedagógica no cotidiano escolar.
Programa Resumido: O Curso de Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na instituição escolar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, de práticas da sala de aula e de possibilidades de desenvolvimento do trabalho pedagógico frente às conjunturas sociais. Trata-se, portanto, de analisar as situações de sala de aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a propiciar ao futuro professor condições para criar alternativas de atuação. Os estágios, com carga horária de 30 horas, poderão contemplar diferentes aspectos do processo de ensino e aprendizagem e envolver atividades de observação de aulas, entrevistas com os agentes da escola, desenvolvimento de projetos de pesquisa, regência e/ou análise de documentos da escola, dos professores ou dos alunos. Como Práticas como Componentes Curriculares (PCCs) essas terão a carga horária de 20 horas, devendo-se ser consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudo de casos, seja por meio de discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, análise e elaboração de materiais didáticos, assim como discussões acerca de situações do cotidiano que envolvam possibilidades de intervenção.
CRONOGRAMA
Aula 1 - Apresentação
Data: 18 e 19 de agosto
Atividades: apresentação do curso e da bibliografia, informações sobre o estágio e a avaliação.
Aula 2 - A experiência como modo de viver o estágio
Data: 25 e 26 de agosto
Atividades: reflexões sobre experiências e o estágio
Bibliografia:
Aula 3 - Reflexões sobre a Didática
Data: 1 e 2 de setembro
Atividades: discussão sobre o que cabe à Didática enquanto disciplina e fazer.
Bibliografia:
Aula 4 - As imagens docentes
Data: 15 e 16 de setembro
Atividades: as imagens docentes — desdobramentos e rupturas
Bibliografia:
Aula 5 - Os saberes docentes
Data: 22 e 23 de setembro
Atividades: discussão daquilo que caracteriza nossos saberes enquanto docentes.
Bibliografia:
Leitura Sugerida:
Aula 6 - Os tempos, os espaços e as tecnologias escolares
Data: 29 e 30 de setembro
Atividades: os tempos, os espaços e as tecnologias: a invenção da escola e as invenções que fazemos na e da escola.
Bibliografia:
VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. 2001.
Leitura sugerida:
POSTMAN, N. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. p. 34-50.
Aula 7 - O ensino, a aprendizagem e o triângulo pedagógico I
Data: 6 e 7 de outubro
Atividades: discussão sobre as representações do que é o saber escolar e sobre como essas imagens interferem no ensino e na aprendizagem.
Bibliografia:
b) FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. p. 79 a 106.
Aula 8 - A aprendizagem e o triângulo pedagógico II
Data: 13 e 14 de outubro
Atividades: discussão sobre o chamado “triângulo pedagógico”.
Bibliografia:
Aula 9 - O currículo
Data: 20 e 21 de outubro
Atividades: discussão sobre a constituição do que é ensinado e das relações de poder que atravessam os conteúdos escolares.
Bibliografia:
Texto sugerido:
Aula 10 - A avaliação pedagógica
Data: 3 e 4 de novembro
Atividades: discussão sobre a avaliação pedagógica, seus valores e seus desdobramentos.
Bibliografia:
Aula 11 - Conversas sobre o estágio
Data: 10 e 11 de novembro
Atividades: a aula será ministrada pela Profa. Amanda Carolina Hora da Silva, e será dedicada a conversas acerca das experiências nos estágios, ao compartilhamento do que se tem vivido nas escolas, às dúvidas quanto aos trabalhos.
Aula 12 - (In)Disciplina
Data: 17 e 18 de novembro
Atividades: discussão dos conceitos de disciplina e de indisciplina em contexto escolar.
Bibliografia:
Leitura sugerida:
CARVALHO, J. S. F. “Os sentidos da (in)disciplina: regras e métodos como práticas sociais”.
Aula 13 - Didática e Inspirações
Datas: turma de quinta-feira, no dia 1 de dezembro; turma de sexta-feira, no dia 25 de novembro
Atividades: para esta aula, foram selecionados quatro textos potentes do campo da Educação. Você pode ler os quatro, pode escolher um, pode ler o que conseguir: o importante será ler com atenção, com cuidado, buscando, nas palavras dos autores, aquilo que significa alguma coisa para o seu próprio entendimento a respeito do ofício docente. Selecione, ao ler, um ou dois trechos para comentar em aula como você os traduz em sua própria realidade.
Bibliografia:
b) FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
c) RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2015 - cap. 1.
Semana 14 - Encerramento
Data: 2 de dezembro, até 23h59
Atividades: No início do curso, lemos o texto "Notas sobre a experiência", de Jorge Larrosa. Nele, o autor propõe pensar a educação a partir do par "experiência/sentido", e é nessa linha a atividade pensada para esta aula. Vocês deverão escrever um texto breve, no mesmo estilo e tamanho dos relatos de memórias, dando sentido à experiência vivida no decorrer de nossa disciplina: a bibliografia, as aulas, as discussões em sala — você pode focar no que quiser para contar um pouco do sentido (ou da falta dele) que conseguiu construir ao longo do semestre. A entrega, via Moodle, será contabilizada como presença.
Semana 15 - Encerramento
Data: 8 e 9 de dezembro
Atividades: entrega dos ensaios críticos ou dos materiais audiovisuais produzidos a partir do estágio e das fichas preenchidas e carimbadas pela instituição em que ele foi realizado. A entrega será remota e os arquivos devem ser enviados ao e-mail do professor.
SOBRE A AVALIAÇÃO DO CURSO
A avaliação do curso de Didática será dividida em duas partes: os relatos de memórias escolares e as mesas de experiências com o estágio e com a bibliografia. A seguir, uma breve explicação sobre cada uma delas:
- Relatos de Memórias
Diferentemente do que ocorre com outras profissões, quando começamos a atuar como docentes, já contamos com uma certa experiência: afinal, todos os anos que passamos nos ensinos infantil, fundamental, médio e superior acabam constituindo um repertório considerável. Por isso, proponho aqui um exercício de memória, uma volta ao que marcou sua trajetória escolar em relação a alguns aspectos sobre os quais conversaremos ao longo do semestre. Essas lembranças nos ajudam a delinear melhor os contornos do que entendemos de nosso ofício; nos ajudam a enxergar algumas bases e a rejeitar determinadas posturas; nos colocam em diálogo com aquilo que nos constitui enquanto sujeitos escolares. Nos relatos, você pode narrar acontecimentos, descrever cenas, colocar fotos, enfim, recorrer a tudo aquilo que considere significativo dessa trajetória.
Os temas e as datas de entrega de cada um dos relatos são os seguintes:
- Relato de Memórias I — Professores (data máxima de entrega: 25/09/2022)
- Relato de Memórias II — O que e como aprendemos e como são as avaliações (data máxima de entrega: 06/11/2022)
- Relato de Memórias III — (In)Disciplina (data máxima de entrega: 20/11/2022)
2. O "produto" do estágio (data máxima de entrega: 8 e 9 de dezembro)
A disciplina de Didática prevê a realização de 30h de estágio. Durante esse período, você acompanhará o dia a dia de uma escola, de professores e de estudantes, e poderá, portanto, redimensionar, a partir da concretude do cotidiano, as discussões teóricas desenvolvidas na bibliografia do curso e nas aulas, e, sobretudo, a sua própria autoimagem de docente. O que se destaca, no estágio, de uma paisagem pedagógica cristalizada pelo costume e chama a atenção, e ganha vida? O que se rompe de suas primeiras crenças a respeito do ofício? O que ganha contornos mais robustos? O que incomoda e, como pulga, morde atrás da orelha a ponto de não dar descanso, de exigir uma atenção constante? Como resultado de sua experiência no estágio, a proposta da disciplina é que:
a) você escreva um ensaio breve, algo entre 7 e 9 páginas, buscando responder a essas questões mobilizando tanto cenas do que observou durante as atividades escolares quanto referências bibliográficas selecionadas para o curso. Este ensaio deve se ancorar num registro mais pessoal; deve estar preocupado menos em chegar a respostas definitivas e mais em elaborar questões que, depois da experiência do estágio, você passou a sentir como instigadoras de sua própria prática.
OU
b) em grupos de até 5 estudantes, seja produzido um material audiovisual de no máximo 20 minutos construindo sentidos para a experiência do estágio. Para tanto, será necessário apresentar (1) cenas que o grupo considere significativas do que ocorreu nas escolas articuladas a (2) reflexões propostas na bibliografia do curso e (3) ao universo dos estudantes que compuserem o grupo. É possível tomar elementos da literatura, do cinema, da televisão, da música, do teatro, por exemplo, e elaborar releituras ou ressignificar metáforas para o campo educacional a partir do que foi vivenciado durante as 30h e pensado a partir da bibliografia. Por fim, atenção: ainda que esta opção de trabalho possa ser feita em grupos, a ficha de estágio é individual.
Independentemente da escolha de trabalho final, cada estudante deverá entregar sua ficha de estágio individual na última aula do semestre.