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  • Orientações sobre o estágio

    Para formalizar as 30h de estágio previstas na disciplina de Didática e reunir as condições para ser avaliade na disciplina, será preciso definir a escola em que você as cumprirá; preencher a ficha com o detalhamento de suas atividades; e, por fim, realizar a "mesa de experiências". Seguem algumas informações importantes sobre essas etapas:

    1) Termo de Compromisso

    Para realizar o estágio em uma escola, é requerido um termo de compromisso, que pode ser encontrado aqui: http://www4.fe.usp.br/estagios/documentos/termo-ficha. Ele precisa ser preenchido por você e assinado por mim, docente de Didática, antes de você começar, de fato, o estágio.

    2) A Ficha de Estágio

    A ficha de estágio serve para você registrar o que foram suas 30h: você pode indicar o tempo que esteve na escola, o tempo que conversou com docentes e alunes, o tempo em que analisou projetos político-pedagógicos, o tempo usado para entrevistas, para acompanhar avaliações, aulas, preparação de aulas, enfim, tudo o que ocorrer durante o período que passar por lá. Ela, que pode ser encontrada em: http://www4.fe.usp.br/estagios/documentos/termo-ficha,  deve ser preenchida por inteiro e, depois de finalizado o curso, subida, junto com seu histórico escolar com a nota final da disciplina, na página de registro da FEUSP: http://www4.fe.usp.br/estagios/registro-da-ficha-de-estagio

    * Mais informações sobre a realização do estágio podem ser encontradas em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/orientacoes-estagioscurriculares-1sem2022.pdf. Neste semestre, é importante lembrar, a prioridade deve ser para estágios presenciais.

    3) O "produto" do estágio (data máxima de entrega: 8 e 9 de dezembro)

    A disciplina de Didática prevê a realização de 30h de estágio. Durante esse período, você acompanhará o dia a dia de uma escola, de professores e de estudantes, e poderá, portanto, redimensionar, a partir da concretude do cotidiano, as discussões teóricas desenvolvidas na bibliografia do curso e nas aulas, e, sobretudo, a sua própria autoimagem de docente. O que se destaca, no estágio, de uma paisagem pedagógica cristalizada pelo costume e chama a atenção, e ganha vida? O que se rompe de suas primeiras crenças a respeito do ofício? O que ganha contornos mais robustos? O que incomoda e, como pulga, morde atrás da orelha a ponto de não dar descanso, de exigir uma atenção constante? Como resultado de sua experiência no estágio, a proposta da disciplina é que: 

    a) você escreva um ensaio breve, algo entre 7 e 9 páginas, buscando responder a essas questões mobilizando tanto cenas do que observou durante as atividades escolares quanto referências bibliográficas selecionadas para o curso. Este ensaio deve se ancorar num registro mais pessoal; deve estar preocupado menos em chegar a respostas definitivas e mais em elaborar questões que, depois da experiência do estágio, você passou a sentir como instigadoras de sua própria prática.

    OU

    b) em grupos de até 5 estudantes, seja produzido um material audiovisual de no máximo 20 minutos construindo sentidos para a experiência do estágio. Para tanto, será necessário apresentar (1) cenas que o grupo considere significativas do que ocorreu nas escolas articuladas a (2) reflexões propostas na bibliografia do curso e (3) ao universo dos estudantes que compuserem o grupo. É possível tomar elementos da literatura, do cinema, da televisão, da música, do teatro, por exemplo, e elaborar releituras ou ressignificar metáforas para o campo educacional a partir do que foi vivenciado durante as 30h e pensado a partir da bibliografia. Por fim, atenção: ainda que esta opção de trabalho possa ser feita em grupos, a ficha de estágio é individual.

    * Nos dias 8 e 9 de dezembro, datas máximas para a entrega dos ensaios ou dos vídeos, você deverá também apresentar sua ficha de estágio individual devidamente preenchida com os vistos do responsável e com o carimbo da escola.