Diagrama de temas
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Objetivos:
Leitura do texto base da disciplina.
Os estudantes devem ler o texto em sua integralidade, individualmente ou em duplas
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Aula 2 (23/08/22) - Perspectivas Teórico-Metodológicas Em Terapia Ocupacional: Uma Construção Sócio-Histórica e Antecedentes Históricos e apresentação dos marcos e tendências da produção da Terapia Ocupacional
Objetivos:
Objetivos:
Apresentação da disciplina
Apresentação do material no e-disciplinas
Apresentar o surgimento da Terapia Ocupacional nos Estados Unidos da América (EUA) e o paradigma da ocupação.
A ocupação terapêutica no Brasil e a influência do tratamento moral.
A crise capitalista dos anos 1930, o esgotamento do paradigma da ocupação e o advento do paradigma reducionista. O paradigma do reducionismo nos E.U.A. segundo Burke e Kielhofner (1977).
Referências teórico-práticas e perspectivas teórico-metodológicas: apresentação geral.
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Aula 3 (30/08/22) - A Terapia Ocupacional no Brasil dos 1950 a 1980 e a continuidade dos quadros de referência no contemporâneo
Objetivos:
Referências teórico-práticas e perspectivas teórico-metodológicas: 1º movimento.
A criação dos cursos de Terapia Ocupacional No Brasil e a construção dos discursos científicos.
Quadros de referência que se iniciam no período: os quadros de referência biomecânico, neurodesenvolvimentista, comportamental, cognitivo-perceptivo, psicodinâmico de Fidler e Azima e socioterápico.
A continuidade de seu uso no contemporâneo-
Gollegão, A. C. ; Luzo, M. C.; De Carlo, M. P. Terapia Ocupacional: princípios, recursos e perspectivas em reabilitação física. In: Bartalotti, C.; De Carlo, M.P. Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas, (p. 135-155). São Paulo: Plexus, 2001.
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Mângia, E.; Nicácio, F. Terapia Ocupacional em saúde mental. In: Bartalotti, C.; De Carlo, M.P. Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas, (p. 63-80). São Paulo: Plexus, 2001.
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Gollegão, A. C. ; Luzo, M. C.; De Carlo, M. P. Terapia Ocupacional: princípios, recursos e perspectivas em reabilitação física. In: Bartalotti, C.; De Carlo, M.P. Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas, (p. 135-155). São Paulo: Plexus, 2001.
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Mângia, E.; Nicácio, F. Terapia Ocupacional em saúde mental. In: Bartalotti, C.; De Carlo, M.P. Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas, (p. 63-80). São Paulo: Plexus, 2001.
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Aula 4 (13/09/22) - Marcos Sócio-Históricos e de Terapia Ocupacional. Perspectivas Teórico-Metodológicas e Referências Teórico-Práticas: 2º Movimento
Objetivos:
Referências teórico-práticas e Perspectivas teórico-metodológicas: 2º movimento.
Os anos 1970 e 1980 na Terapia Ocupacional Brasileira: inquietações profissionais e esgotamento da formação técnica e reducionista hegemônica.
Mudanças de foco: da reabilitação e recuperação à prevenção e promoção à saúde.
Engajamento profissional com a transformação das condições do asilamento e da desigualdade social. A participação na luta anti-manicomial e a criação do campo social na Terapia Ocupacional.
A formação pós-graduada de terapeutas ocupacionais e o início da produção de conhecimento sistematizada.
Os modelos filosóficos segundo Francisco (1988) e Pinto (1990).
Início da construção do pensamento crítico na Terapia Ocupacional Brasileira, e início da descolonização da prática terapêutica 0cupacional brasileira da perspectiva anglo-saxônica.
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Sugestão para assistir os primeiros 15 minutos. Há uma breve explicação sobre o que foi a Conferência de Alma Ata e também uma discussão sobre os impactos dessa declaração nas políticas de saúde depois de 40 anos, em especial no Brasil. Para quem tiver interesse, a entrevista tem 1 hora de duração.
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Sugestão para assistir os primeiros 15 minutos. Há uma breve explicação sobre o que foi a Conferência de Alma Ata e também uma discussão sobre os impactos dessa declaração nas políticas de saúde depois de 40 anos, em especial no Brasil. Para quem tiver interesse, a entrevista tem 1 hora de duração.
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A avaliação da disciplina consiste em:
1ª avaliação individual - prova valendo 10 pontos
2ª avaliação grupal - valendo ao 10 pontos, divididos em:
- dois seminários grupais - valendo 2,5 cada
- um trabalho grupal - valendo 5
Nota final: média final das 2 avaliações
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Aula 6 (04/10/22) - Marcos Sócio-Históricos e de Terapia Ocupacional. Perspectivas Teórico-Metodológicas e Referências Teórico-Práticas: 3º Movimento
Objetivos:
Referências teórico-práticas e Perspectivas teórico-metodológicas: 3º movimento
Anos 1990: a reestruturação das políticas sociais no Brasil e a constituição dos campos da Terapia Ocupacional.
Cidadania, acesso a direitos e inclusão social.
Conceitos e proposições emancipatórias para a terapia ocupacional
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Orientações:
Leitura de texto e apresentação de seminário organizado pelo grupo. Os cinco slides devem conter:
1 - título, autores, periódico, ano e objetivo do trabalho
2, 3, 4 – principais ideias
5 – correlação com o estudado sobre o 3º movimento
(2,5 pontos) -
Aula 8 (25/10/22) - Marcos Sócio-Históricos de Terapia Ocupacional. Perspectivas Teórico-Metodológicas e Referências Teórico-Práticas: 4º Movimento / Seminários sobre o quarto movimento
Objetivos:
Referências teórico-práticas e Perspectivas teórico-metodológicas: 4º movimento
A construção da Terapia Ocupacional no Brasil a partir dos anos 2000: Consolidação e ampliação dos campos de atuação da Terapia Ocupacional e das perspectivas teórico-metodológicas.
Seminário
Orientações:
Leitura de texto e apresentação de seminário organizado pelo grupo. Os quatro slides devem conter:
1 - título, autores, periódico, ano e objetivo do trabalho
2, 3, 4 – principais ideias
5 – Algo identificado pelo grupo como inovador
(2,5 pontos) -
Orientações:
Aula gravada sobre os Modelos Internacionais de Terapia Ocupacional. -
Objetivo:
Pensamento crítico e práticas emancipatórias: o que temos que refletir?
O Congresso Mundial do Chile (2010) e a construção de perspectivas críticas de Terapia Ocupacional na América Latina e nos países do Sul
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GALHEIGO, Sandra Maria. Terapia ocupacional, cotidiano e a tessitura da vida: aportes teórico-conceituais para a construção de perspectivas críticas e emancipatórias. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 28, n. 1, p. 5-25, Mar. 2020 .
Para a aula - Páginas 5-15 -
GALHEIGO, Sandra Maria. Terapia ocupacional, cotidiano e a tessitura da vida: aportes teórico-conceituais para a construção de perspectivas críticas e emancipatórias. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 28, n. 1, p. 5-25, Mar. 2020 .
Para a aula - Páginas 5-15