Programação

  • PROGRAMA E INFORMAÇÕES DA DISCIPLINA

    Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
  • AULA 16.08

    • Arquivo ícone
      Políticas Sociais e Sistemas de Proteção Social Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • Arquivo ícone
      Proteção Social Políticas Socias Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      O espírito de 45 URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • Arquivo ícone
      As transformações da questão social Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
  • AULA 23.08

    • URL ícone
      História da Política de Saúde no Brasil URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • Arquivo ícone
      Fleury e Ouverney 2008 Politica de Saúde uma Política Social Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • Arquivo ícone
      Vianna e Baptista 2008 Analise de Políticas de Saúde Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      Questionario URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • Arquivo ícone
      História das Políticas de Saúde 1 Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
  • AULA 30.08 Leitura de textos

    Dia de leitura de textos anexos.

    Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
  • AULA13.09

    • URL ícone
      Saúde no Governo Vargas 1930-1945 URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • Arquivo ícone
      História Saúde 1 Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • Arquivo ícone
      Políticas de Saúde 1822-1963 Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
  • AULA 20.09

    • URL ícone
      Saúde na Ditadura Militar URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • Arquivo ícone
      Saúde Pós-Guerra e Ditadura Civil Militar Arquivo
      Disponível se:
      • Você faz parte de T-MFT0715-2022201
      • Você faz parte de T-MFT0715-2022201
  • AULA 27.09

    Para a aula de hoje:

    1) Vídeo de Jairnilson Paim, sobre a Reforma Sanitária  https://drive.google.com/file/d/16GuIF-DljtH9o_IWa8Jhvif8C7KWhazY/view 

    2) Documento do CEBES, mencionado pelo professor Jairnilson Paim no vídeo.

    3) Observação: Experiências brasileiras inovadoras e positivas realizadas nas décadas de 1970 e 1980 em algumas regiões e municípios do Brasil - sempre mencionadas como partes importantes do processo histórico que gerou a criação do SUS - são mais bem descritas e analisadas em ESCOREL, S. História das políticas de saúde no Brasil de 1964 a 1990: do golpe militar à reforma sanitária. In: GIOVANELLA, L. et al. (org.) Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2008. p. 385‐434 ou no livro "Reviravolta na saúde - origem e articulação do movimento sanitário", de 1999, da mesma autora. Quem quiser conhecer melhor, pode recorrer a essa leitura.

     4) O trecho a ser lido do capítulo 8 deve ser iniciado em PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - de Gustavo Correa Matta - e finalizado antes do título "Reorganização da Atenção Básica no Brasil" . Isso é da página 247 a 255. Observem as fotos presentes nesse capítulo todo ... elas são bem interessantes e também permitem que se capte aspectos importantes daquele momento.

    5) O vídeo "Democracia é saúde" expõe a apresentação da fala de abertura da 8a Conferência Nacional de Saúde de 1986. Quem fala é o médico sanitarista Sérgio Arouca, que foi um importante expoente da luta pela criação de um sistema de saúde universal, associado à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Não é obrigatório, mas seria muito bom se todos o ouvissem. O discurso traduz não apenas as ideias correntes naquele período histórico, mas também a atmosfera de construção e compromisso político coletivo em torno da política de saúde e da democracia que estava se restabelecendo.

    6) Está aqui anexado também o "Relatório da 8a Conferência Nacional de Saúde". Ele é um documento histórico, composto pelas principais ideias debatidas e referendadas na assembleia final dessa Conferência. Aqui também você pode encontrar um pouco mais sobre a 8a Conferência : http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/oitava-conferencia-nacional-de-saude-o-sus-ganha-forma.

    7) Texto de Paiva e Teixeira que trata especificamente da relação Reforma Sanitária e SUS.

    Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
  • AULA 04.10

    • Arquivo ícone
      Capítulo SUS Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • Arquivo ícone
      The Lancet 2011 Revista inteira SUS Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • Arquivo ícone
      Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      Vigilância à Saúde URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      Documentário Conselho de Saúde URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      O SUS_ princípios e diretrizes_gestão de riscos URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      Saúde tem cura URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      O poder do poder público SUS URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
  • AULA 11.10


    • Arquivo ícone
      SUS Gestão Participação Financiamento Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      Aqui tem SUS - Experiências exitosas URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      Aqui tem SUS - SUS DANCE URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      Aqui tem SUS - Cancer URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      Aqui tem SUS - Infância URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      Aqui tem SUS Pessoas em situação de Rua URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      Gastão Wagner de Souza Campo - Desafios SUS Carreira URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • URL ícone
      Entrevista: Hora de resistir e reinventar URL
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
  • AULA 18.10

    Em razão da paralisação no dia 18/10/2022 a aula será substituída pelo estudo individual do tema O Quadro Sanitário no Brasil:  Indicadores de Morbidade e Mortalidade. Conceitos básicos.

    Em anexo, segue arquivo com slides sobre esse tema, que devem ser visualizados e estudados com atenção. 

    Observem os comentários inclusos, que serão orientadores para a realização da Atividade 1 correspondente, que deverá ser postada até o dia 24/10/22 ás 20 horas.



    8h00 às 8h15

    Apresentação Geral dos Encontros e Atividades do Módulo II

    8h15 às 10h



    Texto orientador dos estudos da Aula 8

    PINHO, J.R.O. (org.). Conceitos e ferramentas da epidemiologia. - São Luís: EDUFMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. UNA-SUS/UFMA. 2015. 61 p. : il. (Cadernos de Saúde da Família n. 2)


    • Pasta ícone
      Materiais aula 8 Pasta
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • Arquivo ícone
      Quadro Sanitário Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
    • Arquivo ícone
      Atividade 1 Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
  • AULA 25.10

    8:00 às 10h 

    Apresentação do Módulo 

    O Módulo II da disciplina que tem como principais temáticas os estudos de noções gerais de morbidade e mortalidade a partir de dados brasileiros. A importância da atenção básica e de sua organização para a universalização da atenção, a constituição de redes de atenção à saúde e a participação da terapia ocupacional no SUS. A Reabilitação no Brasil, seu histórico e principais desafios para a prática profissional. O reconhecimento da rede assistencial de serviços da região em que habitam as/os estudantes inscritas/os na disciplina.


    Esclarecimento de Dúvidas sobre vídeos e exercício realizado na aula 8

    - Visualização coletiva do vídeo Territorialidades (26 minutos): inspiradora para a realização do Mapeamento https://portal.fiocruz.br/video/territorialidade-documentarios
    - Apresentação dialogada da proposta de Mapeamento da Rede Assistencial da Região em que Habita: Roteiros Orientadores e exemplos de trabalho anteriores, por meio de materiais disponíveis na pasta Material aula 9.

    10h às 10h15 Intervalo

    10h15 às 11h - 
    1. - Apresentação da distribuição de estudantes conforme municípios, regiões e seus locais de residência para preparação do Mapeamento: formação de grupos de trabalho.
     - Esclarecimento de dúvidas sobre a realização do Mapeamento da Rede

    2. Apresentação detalhada dos materiais a serem consultados para elaboração do Mapeamento, conforme arquivos na pasta Material aula 09.

    Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
  • AULA 01.11

    8h00 às 9h00 - 

    As Redes de Atenção à Saúde: importância para o desenvolvimento de linhas de cuidado . Exposição dialogada.

    Esclarecimentos de dúvidas sobre Redes de Atenção

    Atividade 1

     Primeira aproximação sobre Atenção Primária em Saúde : nuvem de palavras  sobre 

    O que é a Atenção Primária em Saúde? https://www.menti.com/ismijs47dc

     Como ela se organiza? Que atividades assistenciais desenvolve? 

    Comentários sobre o resultado da Nuvem de palavras considerando sua relação com as Redes de Atenção em Saúde

    9h30 às 9h50 - Intervalo

    10h00 às 12h00 - Atividades na Plataforma E-DISCIPLINAS


    Atividade 2: 

    2.  1. Continuidade do trabalho de Mapeamento da Rede Assistencial da região em que habita, pesquisando o Item III. Informações sobre saúde, 1. Dados de morbidade e mortalidade, conforme arquivos de textos de orientação anexados.

    a. Para os mapeamentos sobre São Paulo: consultar os dados do Boletim CEinfo 2022, a Rede Nossa São Paulo (Pesquisa sobre Covid-19 e as Desigualdades em São Paulo) e/ou outras fontes.

    https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/ceinfo/capas_publicacoes/Boletim_CEInfo_Dados_2022.pdf

    b. Para os mapeamentos de outros municípios: utilizar DataSUS ou dados locais.


    2.2. Registrar as informações específicas da região em planilhas para entregar no dia 8/11.


    IMPORTANTE:

    O roteiro para elaboração do trabalho e o documento com orientações estão em anexo, assim como o Boletim CEinfo (documento na íntegra e outro documento com todas as tabelas em planilhas no Excel, assim o estudante pode manter as informações específicas da região em que habita).


    Para aqueles que não residem na capital paulistana, disponibilizamos modelos de tabelas para serem preenchidas com os dados de mortalidade e morbidade do seu município.


    Também o Mapa da Desigualdade em São Paulo do ano de 2021 (o mais recente). 


    Ademais, um guia com a relação dos Estabelecimentos/Serviços da Secretaria Municipal da Saúde por Coordenadoria Regional de Saúde e Supervisão Técnica de Saúde, que irá ajudá-los futuramente na elaboração do trabalho. Logo no início do documento, há um mapa que usamos para pensar a distribuição dos estudantes em certa Supervisão Técnica de Saúde.


    MAPA DA DESIGUALDADE:
    https://www.nossasaopaulo.org.br/2021/10/21/mapa-da-desigualdade-2021-e-lancado/
    https://www.nossasaopaulo.org.br/2020/06/24/edicao-extraordinaria-do-mapa-da-desigualdade-indica-o-endereco-como-fator-de-risco-na-pan/

  • AULA 08.11

    8h00 às 9h00-

    A Reabilitação, a política pública e a atenção à pessoa com deficiência. A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. 

    Exposição dialogada.

     Esclarecimento de dúvidas.


    9h00 às 9h50-

    A Reabilitação, o SUS e a Atenção Básica em Saúde e a Estratégia de Saúde da Família. A inserção da Terapia Ocupacional

    Exposição dialogada

    Esclarecimento de dúvidas.


    9h50 às 10h - Intervalo

    10h00 às 12h00-

    ATIVIDADE 2.  (Continuidade) Mapeamento da Rede Assistencial 

    Item III. 2. Rede de serviços dos diferentes setores (saúde, educação, cultura, assistência social) e  informações sociodemográficas (postar as informações até dia 14/11/22)


    História do Movimento Político: 

    Módulo do curso acessibilidade e princípios do SUS: https://mooc.campusvirtual.fiocruz.br/rea/acessibilidade-sus/

    Vida Nova - Reabilitação baseada na comunidade: https://labreabenfaseterri.wixsite.com/labret/videos






  • AULA 22.11

    8h00 às 12h00-Atividades a serem realizadas na Sala Multimeios com orientação da Monitoria

    ATIVIDADE 2 Atividades na Plataforma Moodle e_disciplinas  

    (Continuidade) Mapeamento da Rede Assistencial da região em que habita: conforme arquivos de textos de orientação e  exemplos de trabalhos anteriores 


    Item III . Discussão e análise dos dados 

    Finalização dos slides para postar arquivo na Plataforma  E-DISCIPLINAS até o dia 2 de dezembro às 23h59 (para consulta e visualização de todos os colegas).



  • AULA 29.11

    8h00 às 10h00- 

    A Atenção Básica em Saúde e os Núcleos de Apoio à Atenção Básica e Saúde da Família: mudanças políticas e estruturais . Perspectivas para a Terapia Ocupacional  

    A terapia ocupacional no SUS: presença e desafios na atenção especializada em Reabilitação e na Atenção Básica em Saúde: 

    as mudanças nos Núcleos de Apoio à Atenção Básica e Saúde da Família, desafios para a Terapia Ocupacional na Atenção Básica em Tempos de Emergência Sanitária

    Esclarecimento de dúvidas


    Exposição dialogada com disponibilização posterior de slides em pdf

    Esclarecimento de dúvidas


    10h00 às 10h20  Intervalo

    10h30 às 12h -

    A terapia ocupacional no SUS e na Atenção Primária em Saúde: desafios para a formação profissional. 

    O que é necessário compreender para atuar como Terapeuta Ocupacional na Atenção Primária em Saúde?

    Debate com terapeutas ocupacionais convidadas; Vanessa Andrade Caldeira, Luciana Hernandes Castro e Daniela Ursogrande





  • AULA 06.12

    LOCAL

    LABORATÓRIO DE TERAPIA OCUPACIONAL - BLOCO DIDÁTICO

    As apresentações são montadas em suportes específicos dispostos no laboratório.

    A divisão de estudantes segundo regiões de São Paulo e outros municípios está informada em quadro anexo, bem como a indicação das apreciações a serem realizadas individualmente pelo/as estudantes. 

    Cada estudante realizará três apreciações de registros de mapeamento duas de colegas e uma de sua própria atividade.

    Um formulário roteiro  para registro da apreciação será disponibilizado para cada estudante, as outras duas apreciações seguem o mesmo roteiro e são realizadas em folhas de sulfite com identificação do registro a ser apreciado e de suas/seus autoras/es

    8h00 às 10h

    Apresentação e Apreciação sob forma de Feira de Pôsteres dos Mapeamentos da Rede Assistencial realizados pelos estudantes em duplas trios ou individualmente>


    10h ás 10h15 

    Intervalo


    10h15 às 11h30  

    Continuidade da apreciação dos pôsteres


    11h30 às 12h00-

    Debate sobre as contribuições do Mapeamento da Rede Assistencial para o conhecimento do território de moradia e das complexidades do desenvolvimento de serviços e atividades profissionais no SUS.





    Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201
  • AULA 13/12

    LOCAL

    Sala 2 do Bloco Didático


    8h00 às 11h00- 

    Prova escrita presencial. 


    Avaliação da Disciplina

    Gostaríamos que vocês pudessem construir um texto avaliativo da disciplina considerando as dinâmicas dos encontros, a literatura e o material de referência e as atividades propostas. O texto tem formato e número de palavras aberto à disponibilidade de vocês.

    Para facilitar essa construção, consultem as atividades e conteúdos dos encontros.

    Essa é uma atividade eletiva, que pode ser enviada pelo sistema até dia 30 de dezembro de 2022.

    Agradecemos a disponibilidade.


    Disponível se: Você faz parte de T-MFT0715-2022201