Programação
-
Caras (os) Estudantes:
A aula do dia 17/11/22 referente a orientação da atividade desenvolvida em grupo: "Situações práticas de atuação da Terapia Ocupacional" será realizada de modo remoto.
Das 14:00-14:30 será realizada orientações gerais e esclarecimentos de dúvidas com todos os alunos.
A partir das 14:30-17:00 será feita a orientação com duração de 30 minutos para cada grupo.
A ordem de orientação dos grupos deverá ser feita pelos próprios estudantes.
O link da aula será divulgado no e-disciplinares a partir das 13:30 hs.
Qualquer dúvida encaminho meu contato: rosetoldra@usp.br
Até lá
Profª Rosé
-
Aula expositiva dialogada, com apreciação de documentário e discussões.
Atividade discente: busca de expressões (ARTE/CULTURA) sobre a vida cotidiana.
-
-
No capítulo "A necessidade do cotidiano" a leitura deve se dar da página 169 à 182, finalizando antes que se inicie a parte denominada "A ontogenia do cotidiano". Deem atenção especial aos conteúdos de dois subtítulos: a familiaridade e o compartilhamento.
Depois, leiam o capítulo “A estrutura do cotidiano como andaime da estabilidade” da página 217 à página 234 (antes de iniciar a parte “Andaime de estabilidade como fator de proteção”.
Antes de iniciar a atividade 1, no formulário, leiam as orientações no arquivo que tem esse nome. Essa atividade irá requerer que vocês tenham conseguido captar os aspectos fundamentais do pensamento da autora. Então, embora eu não tenha deixado uma indicação sobre quanto tempo dedicar a cada uma das leituras e à atividade em formulário, considerem que será importante dedicar um certo tempo para responder as questões, concluindo com a certeza de que sua interpretação do texto foi satisfatória.
Na sequencia, leiam o texto Vida Cotidiana_Ciências Sociais.
-
Estão disponíveis:
- Vídeo (entrevista) sobre modos de viver
- Livro Benedeto Saraceno
- Slides da aula
-
Nossa atividade hoje é focada na comunicação cotidiana, com reflexões baseadas nos princípios da comunicação não-violenta.
-
Dia de encontro com a terapeuta ocupacional Mônica Estuque Garcia de Queiroz.
Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade de São Paulo, com experiência em unidades públicas e privadas, com ênfase em Cuidados Paliativos (CP), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Atendimento Domiciliar.
Foi Coordenadora do Núcleo Integrado de Cuidados Paliativos do Instituto de Infectologia Emilio Ribas de 2003 a 2018.
Atualmente, é terapeuta ocupacional do Núcleo Técnico Cientifico do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e coordenadora da Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos na Saúde do Idoso no HCFMUSP. Também é membro do Comitê Executivo da Liga de Cuidados Paliativos da HCFMUSP.
É professora de cursos de especialização do Instituto Paliar (https://www.paliar.com.br/)
Co-organizou os livros Dor e Cuidados Paliativos e Terapia Ocupacional e Interdisciplinaridade, além de publicar em vários outros livros e periódicos.
-
Hoje nossa aula abordará algumas atividades da nossa vida cotidiana, levando o nosso olhar aos aspectos sociais e culturais que as atravessam. Os textos anexados serão trabalhados durante a aula.
-
Caros Estudantes, bom dia!
No dia 13/10 daremos início ao 2º módulo da disciplina às 13:30 horas.
Excepcionalmente a aula nesse dia será no laboratório da fisioterapia.
Até lá
-
Ler os textos em anexo correspondentes ao tema da aula.
-
Apresentação e entrega por escrito do 1º trabalho individual.
“Observação e análise de uma atividade livre realizada por pessoa do convívio” (até 6 minutos de apresentação em ppt ou de outro modo) -
Continuação da apresentação da atividade observada.
Tema da aula: A terapia ocupacional e as atividades de vida diária e instrumentais, do convívio cotidiano e de lazer: observação, modalidades de avaliação
Orientação 2º trabalho a ser realizada em grupo:
“Situações práticas relacionadas a observação, avaliação e orientações iniciais com usuários, familiares/cuidadores voltadas as atividades do cotidiano”
-
12º Encontro: A terapia ocupacional e as atividades de vida diária e instrumentais, do convívio cotidiano e de lazer: observação, modalidades de avaliação
Caros Estudantes
Todos os textos postados devem ser consultados para estudo sobre o tema da aula de 04/11, bem como para a realização da 3ª atividade.
-
13º ENCONTRO: A terapia ocupacional e as atividades de vida diária e instrumentais, brincar e lazer: bases para o planejamento, métodos de realização e adaptações
-
James. A terapia ocupacional e as atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária Arquivo
-
Tema da aula: A terapia ocupacional e as atividades de vida diária e instrumentais, brincar e lazer: bases para o planejamento, métodos de realização e adaptações Arquivo
-
Sabari. Ensino das atividades na Terapia Ocupacional Arquivo
-
-
14º ENCONTRO - Orientação remota dos grupos referente a atividade: Situações práticas de atuação da Terapia Ocupacional
Caras (os) Estudantes:
A aula do dia 17/11/22 referente a orientação da atividade desenvolvida em grupo: "Situações práticas de atuação da Terapia Ocupacional" será realizada de modo remoto.
Das 14:00-14:30 será realizada orientações gerais e esclarecimentos de dúvidas com todos os alunos.
A partir das 14:30-17:00 será feita a orientação com duração de 30 minutos para cada grupo.
A ordem de orientação dos grupos deverá ser feita pelos próprios estudantes.
O link da aula será divulgado no e-disciplinares a partir das 13:30 hs.
Qualquer dúvida encaminho meu contato: rosetoldra@usp.br
Até lá
Profª Rosé
-