Programação
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Queridos alunos, em decorrência do período de quarentena, a USP realizou uma parceria com as algumas renomadas universidades, incluindo a University of Michigan.
Como fruto desta parceria, vocês terão acesso gratuito a cursos disponíveis na plataforma Coursera.
O link para o Coursera for campus é https://www.coursera.org/programs/universidade-de-sao-paulo-br-on-coursera-mvxtw.
O acesso será autorizado mediante a utilização do e-mail institucional (xxx@usp.br).
Para aqueles que tiverem interesse e disponibilidade, recomendamos fortemente a realização do seguinte curso:
Anatomy: Musculoskeletal and Integumentary Systems (University of Michigan)
A partir deste curso, vocês terão a oportunidade de rever conceitos da anatomia do sistema musculoesquelético bem como vídeos explicativos e ilustrativos dos movimentos articulares estudados na disciplina de cinesiologia. Para acessar este curso basta clicar no link abaixo:
https://www.coursera.org/learn/anatomy403-1x
Esperamos que aproveitem esta oportunidade e bons estudos para todos!
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Esse aplicativo de anatomia de membro superior, auxiliará vocês com o conteúdo básico do MMSS sobre musculos e ossos para o módulo III. Baixem e executem em Windows. Nao funciona em Mac.
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A USP fez parceria com o aplicativo "Complete Anatomy" para termos acesso a vídeos, imagens interativas e muito conteúdo.
Para isso, siga as orientações abaixo:
1. Cada aluno deverá baixar o app Complete Anatomy 2021, nas lojas oficiais de apps da Apple, Android ou Windows, salientando que o aplicativo poderá ser utilizado em quaisquer dessas plataformas simultaneamente (Windows 10, iOS,Android, MacOS);
2. Após a instalação, fazer log in com o seu e-mail institucional e a senha inicial padrão indicado no folder (BWKR9MIXAGVJ), respeitando maiúsculas e minúsculas. Caso já tenha mudado a senha no primeiro acesso e esquecido, clicar em “Forgot password” e pedir o envio de nova senha através do próprio app, ou pelo site www.3d4medical.com.
3. Acessar o aplicativo normalmente. Recomendamos a troca de senha logo após o primeiro login.
O arquivo anexo tem um folder com instruções de acesso à plataforma para os domínios de e-mails da USP já cadastrados.
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14h00 - 15h30
- Apresentação do Programa Geral da Disciplina e Específico do Módulo 1
- Laboratório do Movimento 1
Registro do Laboratório de Movimento em Somagrama 1
15h30 - 15h50 - INTERVALO
15h50 - 17h00
- Leitura e conversa em pequenos grupos:
BERTAZZO, Ivaldo. Breve crônica - Pedro atingido pela gravidade. In: ______ Cérebro ativo - reeducação para o movimento. São Paulo: SESC-SP/Manole, 2012.
- Interlocução conceitual 1
“APROXIMAÇÕES DA TEMÁTICA DA CINESIOLOGIA APLICADA À TERAPIA OCUPACIONAL”
17h00 - 18h00 [Preparação]
- Leitura e Exercício Conceitual 1
Textos de referência:
KELEMAN, Stanley. “Criação” (capítulo 1). In: _____ Anatomia Emocional. (trad. Regina Favre). São Paulo, Summus, p.15-39, 1992 .
FAVRE, Regina. Um corpo na multidão: do molecular ao vivido. Interface (Botucatu), v.15, n. 37, p. 621-628, Junho, 2011.
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TEXTO PARA LEITURA NA AULA
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14h00 - 15h30
- Orientação dos processos avaliativos do Módulo 1
- Laboratório do Movimento 2
Registro do Laboratório de Movimento em Somagrama 2
15h30 - 15h50 - INTERVALO
15h50 - 17h00
- Conversa em pequenos grupos a partir do Exercício Conceitual 1:
KELEMAN, Stanley. “Criação” (capítulo 1). In: _____ Anatomia Emocional. (trad. Regina Favre). São Paulo, Summus, p.15-39, 1992 .
FAVRE, Regina. Um corpo na multidão: do molecular ao vivido. Interface (Botucatu), v.15, n. 37, p. 621-628, Junho, 2011.
- Interlocução conceitual 2
“ONTOGÊNESE, EMBRIOLOGIA E FORMATIVIDADE PARA O CONHECIMENTO DO CORPO”
17h00 - 18h00 [Preparação]
- Leitura, Apreciação de filme e Exercício Conceitual 2
Texto e filme de referência:
TRINDADE, A. Gestos de cuidado, gestos de amor: orientações sobre o desenvolvimento do bebê. São Paulo: Summus, pp. , 2007.
BALMÈS, Thomas (direção). Babies. Filme documentário. França, 2008, 76 min.
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14h00 - 15h30
- Orientação e dúvidas dos processos avaliativos do Módulo 1
- Laboratório do Movimento 3
Registro do Laboratório de Movimento em Somagrama 3
15h30 - 15h50 - INTERVALO
15h50 - 17h00
- Conversa em pequenos grupos a partir do Exercício Conceitual 2:
TRINDADE, A. Gestos de cuidado, gestos de amor: orientações sobre o desenvolvimento do bebê. São Paulo: Summus, pp. , 2007.
BALMÈS, Thomas (direção). Babies. Filme documentário. França, 2008, 76 min.
- Interlocução conceitual 3
“COORDENAÇÃO MOTORA PARA O TRABALHO DA TERAPIA OCUPACIONAL”
17h00 - 18h00 [Preparação]- Leitura e Exercício Conceitual 3
Texto de referência:
NASIO, Juan-David. O conceito de imagem inconsciente do corpo, de Dolto: nossa interpretação. In: ______ Meu corpo e suas imagens (trad. André Telles ) Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
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14h00 - 15h30
- Orientação e dúvidas dos processos avaliativos do Módulo 1
- Laboratório do Movimento 4
Registro do Laboratório de Movimento em Somagrama 4
15h30 - 15h50 - INTERVALO
15h50 - 17h00
- Conversa em pequenos grupos a partir do Exercício Conceitual 3:
NASIO, Juan-David. O conceito de imagem inconsciente do corpo, de Dolto: nossa interpretação. In: ______ Meu corpo e suas imagens (trad. André Telles ) Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
- Interlocução conceitual 4
“COORDENAÇÃO MOTORA PARA O TRABALHO DA TERAPIA OCUPACIONAL”
17h00 - 18h00 [Preparação]
- Organização do PORTFÓLIO* com Exercícios Conceituais 1, 2 e 3 + Somagramas 1, 2, 3 e 4 + Comentário Final (2 páginas - articulação de conceitos e atividades da disciplina com a prática e o pensamento da Terapia Ocupacional))-
ENTREGA ATÉ 25/04/2022
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Olá turma,
Nesse semestre trabalharemos com grupos de estudo, então vocês devem se dividir em grupos de estudo (grupos de 2 a 3 estudantes).
Esses grupos receberão/ escolherão casos clínicos no google forms nesse link e terão a responsabilidade de resolvê-lo uma vez (50% da nota) seguindo o calendário da disciplina. Entrem no link e escolham os casos que resolverão ao longo da disciplina.
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Motivação para estudarmos a cinesiologia e biomecânica dos complexos articulares aplicado à TO.
Objetivo: situar o que e o quanto os alunos sabem sobre biomecânica; quais os interesses dos alunos na biomecânica e aproximar as expectativas ao conteúdo programático do curso.
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Nesta área, faça upload da resolução em dupla do caso clínico Pedro até dia 29/04 (23:59).
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Discutiremos quais as propriedades biomecânicas do tecido muscular em exercício e o efeito do desuso.
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Este estudo dirigido é destinado a orientar a leitura e estudo do texto ''Plasticidade e adaptação muscular dos músculos esqueléticos - Tânia Salvini''. Responder até 08/05 (até 23:59).
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Discutiremos quais as propriedades biomecânicas do tecido ósseo e conjuntivo em exercício e o efeito do desuso.
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Atividade avaliativa para consolidação do conteúdo que aborda a Biomecânica do tecido ósseo
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Atividade avaliativa para consolidação do conteúdo que aborda questões complexas acerca da Biomecânica do tecido ósseo.
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Serão abordados os temas: movimento articular (planos e eixos), tipos de função (agonista, antagonista e neutro), tipos de exercício (excêntrico/concêntrico/isométrico).
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Aqui vocês encontrarão as tabelas:
- A1 - Complexos Articulares
- A2 - Movimentos articulares segundo os planos
- A3- Função muscular de MMSS e MMII
- B1/B2- Vivência/ experimentação dos movimentos articulares
- B3 - ADM atividades de AVD MMSS e MMII
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Aqui você deve baixar o documento e resolver até dia 20/05. (23:59)
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Área para entrega do exercício em DUPLAS em WORD sobre Planos e Eixos que consolida o conteúdo e recorda Anatomia. Entregar até dia 20/05 (23:59).
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Aqui você deve baixar o documento correspondente ao seu caso para resolver até dia 25/05.
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Nesta área, faça upload em WORD da resolução da Tabela de Análise de Movimento por DUPLA (ou TRIO dependendo do caso) até dia 25/05 (23:59).
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Aula 5 (23/05): Biomecânica e Cinesiologia dos Complexos Articulares do Membro Superior I - Punho e Mão, Cotovelo
Discutiremos a biomecânica e cinesiologia dos complexos articulares: punho, mão e cotovelo.
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Nessa pasta estão os quadros 1 (atividades de preensão) e 2 (manuseio de precisão) .
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Video que demonstra por animação em 3D os músculos da mão.
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Video demonstra em animação 3D movimentos do antebraço e cotovelo com os músculos responsáveis.
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Video demonstrando por animação 3D os músculos do braço
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Video demonstrando com animações 3D os músculos do antebraço
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Video demonstrando com animação 3D movimentos do punho.
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Video com animações 3D demonstrando os ossos do punho e da mão.
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Discutiremos a Biomecânica e Cinesiologia dos Complexos Articulares do Membro Superior: Complexo do Ombro.
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Video que descreve os elementos musculoesqueléticos (e outros) do complexo do ombro.
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Video que demonstra em 3D os movimentos da escápula e os músculos responsáveis.
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Video que demonstra a contribuição dos movimentos das articulações glenoumeral e escapulotorácica na elevação de membro superior
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Vídeo demonstrando em 3D os movimentos que compõem o ritmo escapuloumeral durante a abdução de ombro com análise das funções musculares em cada etapa.
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Video mostrando um esqueleto (não animação) com as etapas do ritmo escapuloumeral em abdução e em flexão.
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Video descrevendo com desenhos o ritmo escapuloumeral de forma bem simples, mas destacando ao final como avaliar o ritmo.
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Área para entrega da Resolução do Caso clínico com sua DUPLA ou TRIO, até o dia 08/06 (23:59).
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Aula 7 (06/06): Biomecânica e cinesiologia dos complexos articulares do membro inferior (quadril, joelho, tornozelo e pé)
Discutiremos a Biomecânica e cinesiologia dos complexos articulares do membro inferior (quadril, joelho, tornozelo e pé)
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Aqui vocês podem fazer download de vídeos curtos, sobre os movimentos da patela, de flexão e extensão do joelho e de osteoartrite de joelho.
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Video com animação 3D dos movimentos do quadril e míusculos responsáveis.
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Video em animação 3D ilustrando os músculos da pelve (ênfase a ser dada em relação aos músculos relacionados ao movimento do quadril)
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Vídeo com animação em 3D ilustrando os movimentos articulares do joelho (tibiofemoral) e os músculos responsáveis.
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Video em animação 3D nos músculos da Perna (relação com articulação do Joelho e Tornozelo)
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Video ilustrando em 3D os movimentos do complexo do tornozelo e pé (articulação subtalar) e os músculos responsáveis.
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Video demonstrando com animação em 3D os ligamentos e meniscos do complexo articular do Joelho.
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Video demonstrando em 3D as estruturas articulares e ósseas do complexo articular do Pé
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Video demonstrando em 3D os músculos do complexo articular do pé
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Esse vídeo expõe independência da profissional de educação física Carolina Tanaka Meneghel, que nasceu sem os dois braços, para realizar as atividades de vida diária.
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Área para entrega em WORD da Resolução do Caso clínico com sua DUPLA ou TRIO, até o dia 15/06 (23:59).
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Finalizaremos esse módulo discutindo sobre a biomecânica e cinesiologia da coluna vertebral.
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Video descrevendo por meio de animações uma extrusão de hernia lombar e uma cirurgia de nucleoplastia para tratamento desta doença.
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Video em animação 3D mostrando anatomia óssea da coluna vertebral.
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Video demonstrando por animações 3D da Anatomia dos músculos posteriores da coluna vertebral.
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Video demonstrando por animações 3D da Anatomia dos músculos posteriores da coluna vertebral.
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Video mostrando por animações 3D a Anatomia dos músculos do abdomem.
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Video em animações mostrando os músculos do Tórax em 3D
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Video por animações em 3D dos músculos do Pescoço.
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Nesta área, vocês devem fazer o upload do caso clínico de coluna vertebral que resolveu com sua DUPLA ou TRIO. Até o dia 22/06 (23:59).
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Para esse exercício, você e seu quarteto devem observar uma pessoa fazendo qualquer coisa, num contexto real de vida (Pode ser alguém andando na rua, fazendo compras, limpando a casa, estudando, etc) durante, pelo menos, 5 minutos (caso precise de mais tempo, usem mais tempo, mas não podem fazer em menos de 5 minutos!). Vocês devem observar essa pessoa juntos, e com muita atenção a todos os detalhes. Enquanto observam, precisam lembrar dos conteúdos estudados em aula, dos textos recomendados para a aula e tentar compreender como toda essa teoria se relaciona com o que a pessoa que vocês observam faz nesses 5 fulgazes minutos da vida real.
Depois disso, vocês precisam redigir um breve texto de no máximo 2 páginas, chamado carinhosamente por mim de “Caderno de ensaios teórico-práticos” onde essas conexões entre teoria e prática são apresentadas. Caso o grupo ainda tenha dúvidas dessas conexões, pode apresentá-las também, ou seja, esse texto não precisa ser algo acabado ou exato.
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Para esse exercício, você e seu quarteto devem observar uma pessoa fazendo qualquer coisa, num contexto real de vida (Pode ser alguém andando na rua, fazendo compras, limpando a casa, estudando, etc) durante, pelo menos, 5 minutos (caso precise de mais tempo, usem mais tempo, mas não podem fazer em menos de 5 minutos!). Vocês devem observar essa pessoa juntos, e com muita atenção a todos os detalhes. Enquanto observam, precisam lembrar dos conteúdos estudados em aula, dos textos recomendados para a aula e tentar compreender como toda essa teoria se relaciona com o que a pessoa que vocês observam faz nesses 5 fulgazes minutos da vida real.
Depois disso, vocês precisam redigir um breve texto de no máximo 2 páginas, chamado carinhosamente por mim de “Caderno de ensaios teórico-práticos” onde essas conexões entre teoria e prática são apresentadas. Caso o grupo ainda tenha dúvidas dessas conexões, pode apresentá-las também, ou seja, esse texto não precisa ser algo acabado ou exato.
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Para esse exercício, você e seu quarteto devem observar uma pessoa fazendo qualquer coisa, num contexto real de vida (Pode ser alguém andando na rua, fazendo compras, limpando a casa, estudando, etc) durante, pelo menos, 5 minutos (caso precise de mais tempo, usem mais tempo, mas não podem fazer em menos de 5 minutos!). Vocês devem observar essa pessoa juntos, e com muita atenção a todos os detalhes. Enquanto observam, precisam lembrar dos conteúdos estudados em aula, dos textos recomendados para a aula e tentar compreender como toda essa teoria se relaciona com o que a pessoa que vocês observam faz nesses 5 fulgazes minutos da vida real.
Depois disso, vocês precisam redigir um breve texto de no máximo 2 páginas, chamado carinhosamente por mim de “Caderno de ensaios teórico-práticos” onde essas conexões entre teoria e prática são apresentadas. Caso o grupo ainda tenha dúvidas dessas conexões, pode apresentá-las também, ou seja, esse texto não precisa ser algo acabado ou exato.