Programação

  • Material Complementar de estudo - Cinesiologia aplicada a TO

    Queridos alunos, em decorrência do período de quarentena, a USP realizou uma parceria com as algumas renomadas universidades, incluindo a University of Michigan.

    Como fruto desta parceria, vocês terão acesso gratuito a cursos disponíveis na plataforma Coursera.

    O link para o Coursera for campus é https://www.coursera.org/programs/universidade-de-sao-paulo-br-on-coursera-mvxtw 

    O acesso será autorizado mediante a utilização do e-mail institucional (xxx@usp.br). 

    Para aqueles que tiverem interesse e disponibilidade, recomendamos fortemente a realização do seguinte curso:

    Anatomy: Musculoskeletal and Integumentary Systems (University of Michigan)

    A partir deste curso, vocês terão a oportunidade de rever conceitos da anatomia do sistema musculoesquelético bem como vídeos explicativos e ilustrativos dos movimentos articulares estudados na disciplina de cinesiologia. Para acessar este curso basta clicar no link abaixo:

    https://www.coursera.org/learn/anatomy403-1x

    Esperamos que aproveitem esta oportunidade e bons estudos para todos!



    • Esse aplicativo de anatomia de membro superior, auxiliará vocês com o conteúdo básico do MMSS sobre musculos e ossos para o módulo III. Baixem e executem em Windows. Nao funciona em Mac.

    • A USP fez parceria com o aplicativo "Complete Anatomy" para termos acesso a vídeos, imagens interativas e muito conteúdo.

      Para isso, siga as orientações abaixo:

      1. Cada aluno deverá baixar o app Complete Anatomy 2021, nas lojas oficiais de apps da Apple, Android ou Windows, salientando que o aplicativo poderá ser utilizado em quaisquer dessas plataformas simultaneamente (Windows 10, iOS,Android, MacOS);

      2. Após a instalação, fazer log in com o seu e-mail institucional e a senha inicial padrão indicado no folder (BWKR9MIXAGVJ), respeitando maiúsculas e minúsculas. Caso já tenha mudado a senha no primeiro acesso e esquecido, clicar em “Forgot password” e pedir o envio de nova senha através do próprio app, ou pelo site www.3d4medical.com.

      3. Acessar o aplicativo normalmente. Recomendamos a troca de senha logo após o primeiro login.

      O arquivo anexo tem um folder com instruções de acesso à plataforma para os domínios de e-mails da USP já cadastrados.

  • Módulo I - Profª Erika A. Inforsato

  • Aula 1 (21/03): Aproximações da temática da cinesiologia aplicada à terapia ocupacional

    14h00 - 15h30 

    - Apresentação do Programa Geral da Disciplina e Específico do Módulo 1

    - Laboratório do Movimento 1

    Registro do Laboratório de Movimento em Somagrama 1

    15h30 - 15h50 - INTERVALO

    15h50 - 17h00

    - Leitura e conversa em pequenos grupos: 

    BERTAZZO, Ivaldo. Breve crônica - Pedro atingido pela gravidade. In: ______ Cérebro ativo - reeducação para o movimento. São Paulo: SESC-SP/Manole, 2012.

    -  Interlocução conceitual 1

     “APROXIMAÇÕES DA TEMÁTICA DA CINESIOLOGIA APLICADA À TERAPIA OCUPACIONAL”


    17h00 - 18h00 [Preparação]

    - Leitura e Exercício Conceitual 1

    Textos de referência: 

    KELEMAN, Stanley. “Criação” (capítulo 1). In: _____  Anatomia Emocional. (trad. Regina Favre). São Paulo, Summus, p.15-39, 1992 .

    FAVRE, Regina. Um corpo na multidão: do molecular ao vivido. Interface (Botucatu), v.15,    n. 37, p. 621-628, Junho, 2011.

  • Aula 2 (28/03): Formatividade para o conhecimento do corpo.

    14h00 - 15h30 

    - Orientação dos processos avaliativos  do Módulo 1

    - Laboratório do Movimento 2

    Registro do Laboratório de Movimento em Somagrama 2

    15h30 - 15h50 - INTERVALO

    15h50 - 17h00

    - Conversa em pequenos grupos a partir do Exercício Conceitual 1: 

    KELEMAN, Stanley. “Criação” (capítulo 1). In: _____  Anatomia Emocional. (trad. Regina Favre). São Paulo, Summus, p.15-39, 1992 .

    FAVRE, Regina. Um corpo na multidão: do molecular ao vivido. Interface (Botucatu), v.15,    n. 37, p. 621-628, Junho, 2011.


    -  Interlocução conceitual 2 

    “ONTOGÊNESE, EMBRIOLOGIA E FORMATIVIDADE PARA O CONHECIMENTO DO CORPO”


    17h00 - 18h00 [Preparação]

    - Leitura, Apreciação de filme e Exercício Conceitual 2

    Texto e filme de referência:  

    TRINDADE, A. Gestos de cuidado, gestos de amor: orientações sobre o desenvolvimento do bebê. São Paulo: Summus, pp.  , 2007.

    BALMÈS, Thomas (direção). Babies. Filme documentário. França, 2008, 76 min.


  • Aula 3 (04/04) - Elementos da coordenação motora

    14h00 - 15h30 

    - Orientação e dúvidas dos processos avaliativos  do Módulo 1

    - Laboratório do Movimento 3

    Registro do Laboratório de Movimento em Somagrama 3

    15h30 - 15h50 - INTERVALO

    15h50 - 17h00

    - Conversa em pequenos grupos a partir do Exercício Conceitual 2: 

    TRINDADE, A. Gestos de cuidado, gestos de amor: orientações sobre o desenvolvimento do bebê. São Paulo: Summus, pp.  , 2007.

    BALMÈS, Thomas (direção). Babies. Filme documentário. França, 2008, 76 min.


    -  Interlocução conceitual 3 

    “COORDENAÇÃO MOTORA PARA O TRABALHO DA TERAPIA OCUPACIONAL”


    17h00 - 18h00 [Preparação]

    - Leitura e Exercício Conceitual 3

    Texto de referência:  

    NASIO, Juan-David. O conceito de imagem inconsciente do corpo, de Dolto: nossa interpretação.  In: ______ Meu corpo e suas imagens (trad. André Telles  ) Rio de Janeiro: Zahar, 2009.


  • Aula 4 (18/04) - A imagem e o esquema corporal

    14h00 - 15h30 

    - Orientação e dúvidas dos processos avaliativos  do Módulo 1

    - Laboratório do Movimento 4

    Registro do Laboratório de Movimento em Somagrama 4

    15h30 - 15h50 - INTERVALO

    15h50 - 17h00

    - Conversa em pequenos grupos a partir do Exercício Conceitual 3: 

    NASIO, Juan-David. O conceito de imagem inconsciente do corpo, de Dolto: nossa interpretação.  In: ______ Meu corpo e suas imagens (trad. André Telles  ) Rio de Janeiro: Zahar, 2009.


    -  Interlocução conceitual 4

    “COORDENAÇÃO MOTORA PARA O TRABALHO DA TERAPIA OCUPACIONAL”


    17h00 - 18h00 [Preparação]

    - Organização do PORTFÓLIO* com Exercícios Conceituais 1, 2 e 3 + Somagramas 1, 2, 3 e 4 + Comentário Final (2 páginas - articulação de conceitos e atividades da disciplina com a prática e o pensamento da Terapia Ocupacional))

  • Módulo II - Bel Sacco

  • Aula 1 (25/04): Introdução à Biomecânica e Cinesiologia aplicada à TO

    Motivação para estudarmos a cinesiologia e biomecânica dos complexos articulares aplicado à TO.

    Objetivo: situar o que e o quanto os alunos sabem sobre biomecânica; quais os interesses dos alunos na biomecânica e aproximar as expectativas ao conteúdo programático do curso.


  • Aula 2 (02/05): Biomecânica dos tecidos biológicos: tecido muscular

    Discutiremos quais as propriedades biomecânicas do tecido muscular em exercício e o efeito do desuso.


  • Aula 3 (09/05): Biomecânica dos tecidos biológicos: tecido ósseo e tecido conjuntivo

    Discutiremos quais as propriedades biomecânicas do tecido ósseo e conjuntivo em exercício e o efeito do desuso.

  • Aula 4 (16/05): Princípios da Mecânica e Análise do Movimento

    Serão abordados os temas: movimento articular (planos e eixos), tipos de função (agonista, antagonista e neutro), tipos de exercício (excêntrico/concêntrico/isométrico).


    • Aqui vocês encontrarão as tabelas: 

      • A1 - Complexos Articulares
      • A2 - Movimentos articulares segundo os planos
      • A3- Função muscular de MMSS e MMII
      • B1/B2- Vivência/ experimentação dos movimentos articulares
      • B3 - ADM atividades de AVD MMSS e MMII

    • Aqui você deve baixar o documento e resolver até dia 20/05. (23:59)

    • Área para entrega do exercício em DUPLAS em WORD sobre Planos e Eixos que consolida o conteúdo e recorda Anatomia. Entregar até dia 20/05 (23:59). 

    • Aqui você deve baixar o documento correspondente ao seu caso para resolver até dia 25/05.

    • Nesta área, faça upload em WORD da resolução da Tabela de Análise de Movimento por DUPLA (ou TRIO dependendo do caso) até dia 25/05 (23:59). 

  • Aula 5 (23/05): Biomecânica e Cinesiologia dos Complexos Articulares do Membro Superior I - Punho e Mão, Cotovelo

    Discutiremos a biomecânica e cinesiologia dos complexos articulares: punho, mão e cotovelo.


  • Aula 6 (30/05): Biomecânica e Cinesiologia dos Complexos Articulares do Membro Superior II - Ombro

    Discutiremos a Biomecânica e Cinesiologia dos Complexos Articulares do Membro Superior: Complexo do Ombro.

  • Aula 7 (06/06): Biomecânica e cinesiologia dos complexos articulares do membro inferior (quadril, joelho, tornozelo e pé)

    Discutiremos a Biomecânica e cinesiologia dos complexos articulares do membro inferior (quadril, joelho, tornozelo e pé)

  • AULA 8 (13/06): Biomecânica e Cinesiologia da Coluna Vertebral

    Finalizaremos esse módulo discutindo sobre a biomecânica e cinesiologia da coluna vertebral.

  • Módulo III - Professora Camila Ximenes de Souza

  • Aula 1 (20/06): Alto Comando Motor

    • Para esse exercício, você e seu quarteto devem observar uma pessoa fazendo qualquer coisa, num contexto real de vida (Pode ser alguém andando na rua, fazendo compras, limpando a casa, estudando, etc) durante, pelo menos, 5 minutos (caso precise de mais tempo, usem mais tempo, mas não podem fazer em menos de 5 minutos!). Vocês devem observar essa pessoa juntos, e com muita atenção a todos os detalhes. Enquanto observam, precisam lembrar dos conteúdos estudados em aula, dos textos recomendados para a aula e tentar compreender como toda essa teoria se relaciona com o que a pessoa que vocês observam faz nesses 5 fulgazes minutos da vida real.

      Depois disso, vocês precisam redigir um breve texto de no máximo 2 páginas, chamado carinhosamente por mim de “Caderno de ensaios teórico-práticos” onde essas conexões entre teoria e prática são apresentadas. Caso o grupo ainda tenha dúvidas dessas conexões, pode apresentá-las também, ou seja, esse texto não precisa ser algo acabado ou exato.

  • Aula 2 (27/06) Controle Motor

    • Para esse exercício, você e seu quarteto devem observar uma pessoa fazendo qualquer coisa, num contexto real de vida (Pode ser alguém andando na rua, fazendo compras, limpando a casa, estudando, etc) durante, pelo menos, 5 minutos (caso precise de mais tempo, usem mais tempo, mas não podem fazer em menos de 5 minutos!). Vocês devem observar essa pessoa juntos, e com muita atenção a todos os detalhes. Enquanto observam, precisam lembrar dos conteúdos estudados em aula, dos textos recomendados para a aula e tentar compreender como toda essa teoria se relaciona com o que a pessoa que vocês observam faz nesses 5 fulgazes minutos da vida real.

      Depois disso, vocês precisam redigir um breve texto de no máximo 2 páginas, chamado carinhosamente por mim de “Caderno de ensaios teórico-práticos” onde essas conexões entre teoria e prática são apresentadas. Caso o grupo ainda tenha dúvidas dessas conexões, pode apresentá-las também, ou seja, esse texto não precisa ser algo acabado ou exato.

  • Aula 3 (04/07) : Emoção, sistema nervoso central e movimento

    • Para esse exercício, você e seu quarteto devem observar uma pessoa fazendo qualquer coisa, num contexto real de vida (Pode ser alguém andando na rua, fazendo compras, limpando a casa, estudando, etc) durante, pelo menos, 5 minutos (caso precise de mais tempo, usem mais tempo, mas não podem fazer em menos de 5 minutos!). Vocês devem observar essa pessoa juntos, e com muita atenção a todos os detalhes. Enquanto observam, precisam lembrar dos conteúdos estudados em aula, dos textos recomendados para a aula e tentar compreender como toda essa teoria se relaciona com o que a pessoa que vocês observam faz nesses 5 fulgazes minutos da vida real.

      Depois disso, vocês precisam redigir um breve texto de no máximo 2 páginas, chamado carinhosamente por mim de “Caderno de ensaios teórico-práticos” onde essas conexões entre teoria e prática são apresentadas. Caso o grupo ainda tenha dúvidas dessas conexões, pode apresentá-las também, ou seja, esse texto não precisa ser algo acabado ou exato.

  • Aula 4 (11/07): Propriocepção e movimento