Diagrama de temas
-
-
Em no máximo uma página, descreve qual o mistério sobre a natureza que te despertou a curiosidade durante a infância. Explique quais as questões que estavam associadas a este mistério e se você conseguiu descobrir/acessar o segredo por trás do mistério.
-
Letra Coldplay - The Scientist
-
-
-
extrato do capítulo "Problemas e Problematizações"de Demétrio Delizoicov do livro Ensino de Fisica, Maurício Pietrocola (org.) Editora da UFSC
-
Proponha uma atividade para uma classe de alunos do Ensino Fundamental I. Use como referência para a construção da atividade os 3 momentos pedagógicos, de modo que
1) o primeiro momento, recupere/induza vivências dos alunos e gere perguntas /questionamentos
2) o segundo momento traga/co-construa respostas às perguntas geradas no primeiro momento
3) o terceiro momento mostre a possibilidade aplicar o conhecimento construído em outras situações
-
-
Proponha em 1.000 caracteres um atividade que capte a essência do que foi feito com as crianças de 4 ou 5 anos que exploraram a trilha do Cerrado com Câmeras fotográficas. A ideia é que a atividade proposta mantenha a ideia de exploração não diretiva de algo ligado à ciência, que seja capaz de captar a curiosidade o desejo das crianças e que se manifeste na intencionalidade a ser capturada por algo (no caso a câmera fotográfica).
-
-
Atividade sobre Episódios Explicativos - retórica científica
Baseado no texto sobre Explicações, e na idéia de 'episódio explicativo', construa um, indicando:
I) a situação a ser explicada
II) as entidades científicas que servem para explicá-la, mostrando:
- o que estas entidades podem fazer,
- o que pode ser feito a elas e
- do que elas são feitas.
III) a sequência de eventos, onde estas entidades sejam um protagonista(s) do mundo que tem poderes próprios de ação e que interagem em sequências de eventos (uma corrente elétrica flui, proteínas são formadas, etc.).
Mostre como os 4 momentos, a saber, 1) criar "diferenças", 2) construir "entidades", 3) transformar conhecimento e 4)atribuir significação ao que é material são abordados
-
-
Assista ao video de uma das atividades que vc realizou em sala de aula no endereço: http://www.lapef.fe.usp.br/videos-de-conhecimento-fisico-ensino-fundamental/
Em seguida, analise a estrutura de atividade da Sequência Didática proposta no video, usando as seguintes categorias:
Público alvo:
Conteúdo de ciências:
Motivação/ Interesse:
Problematização inicial:
Atividades propostas:
Número de aulas:
Etapas/momentos de ensino:
-
-
Esta atividade é sugerida para ser feita em grupo
"...começo a me lembrar de fatos que surgiram não só no primeiro dia de aula, mas que foram
questões polêmicas discutidas durante o curso: grande parte da turma acreditava que para
lecionar Ciências Físicas necessitava primeiramente de saber Ciências. É óbvio que um professor precisa ter consciência do que deveria trabalhar com seus alunos. Mas sinto que
o pensamento de nós alunos do curso de Ciências Físicas segue a lógica (mesmo que de forma inconsciente) de que: quem conhece Ciências são os biólogos, os físicos, os químicos.
Como nós, pessoas “leigas”, “não aptas”, podemos ensinar ciências?"Comente o trecho acima a partir do conteúdo do texto de modo a responder a pergunta feita no final.
-
De acordo com a leitura do texto 6, professore(a)s da educação infantil e das séries inicias não deveriam se sentir deficientes de conhecimentos que ele(a)devem ensinar. Em um texto de 500 palavras, relate como você se relacionou(a) com esta questão de "deficiência" de conhecimentos específicos.
-
-
-
Capítulo:
Curiosidade e Imaginação – os caminhos do conhecimento nas Ciências, nas Artes e no Ensino,
publicado in Pessoa de Carvalho, A. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática, Thomsom, São Paulo, 2004, cap. 7
-
Poste aqui sua resenha - data limite - 12 de dezembro
-
artigo extra sobre fotografia e exploração das crianças
-
Poste aqui sua resenha - data limite - 12 de dezembro
-
Extrato de livro Ciencias no estono Fundamental - dois capítulos. Leia os dois capítulos e escolha um deles para fazer a resenha
-
Escolha uma dos capítulos do livro "ciências no Ensino Fundamental".
-
Poste aqui sua resenha - data limite - 12 de dezembro
-