• Schließen

    Semana 3 (05/05)

    Cultura escolar: permanências, rupturas e ressignificações

    Responsável: Profas. Rita de Cassia Gallego e Paula Perin Vicentini

    📖 Leituras:

    AZANHA, José Mário Pires. Cultura escolar brasileira: um programa de pesquisa. In: _____ Educação: temas polêmicos. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p.67-78. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/52136/56181

    VIÑAO FRAGO, António. Culturas escolares y reformas (sobre la natureza histórica de los sistemas e instituciones educativas). Revista Teias, volume I, 2000, p. 1-25. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/viewFile/23855/16828

    🗨️ Para esta aula: 

    Além das leituras indicadas acima, pensar questões articulando o conteúdo dos textos com a sua pesquisa. Tais questões servirão como base para a discussão a ser realizada em nosso encontro, sem a necessidade de entregá-las às docentes.

    🗂️ Para saber mais:

    ESCOLANO BENITO, Agustín. Los profesores en la historia. In: MAGALHÃES, Justino, ESCOLANO BENITO, Agustín. Os professores na história. Porto, Sociedade Portuguesa de História de Ciências da Educação. https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/15130.pdf

    ESCOLANO BENITO, Agustín. Arquitetura como programa, espaço-escola e currículo. http://www.edufrn.ufrn.br/bitstream/123456789/130/41/ARQUITETURA%20COMO%20PROGRAMA.%20Curr%C3%ADculo%2C%20espa%C3%A7o%20e%20subjetividade.%20FRAGO%2C%20Antonio.%20ESCOLANO%2C%20Aust%C3%ADn.%202001..pdf

    JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação. Sociedade Brasileira de História de Educação/ Autores Associados: Campinas. Janeiro/junho, 2001, n. 1, p. 9-43. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279

    VIDAL, Diana Gonçalves. Cultura e práticas escolares. In: _____ Culturas escolares: estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX). Campinas, SP: Autores Associados, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7025399/course/section/6333370/VIDAL%20Diana_Cultura%20e%20pr%C3%A1ticas%20escolares.pdf

    VIÑAO FRAGO, António. Educación y Cultura. Por una historia de la cultura escolar. Enfoques e cuestiones, fuentes. In: Culturas e Civilizaciones. III Congreso de la Asociación de Historia Contemporánea. VALLADOLID: Espanha, 1998. (p. 165-183). Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=1374

    VIÑAO FRAGO, António., ESCOLANO, Augustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. Introdução e Capítulo 1 “Arquitetura como programa.Espaço-escola e currículo” (p. 7-57): https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6012128/mod_resource/content/1/FRAGO%2C%20A.%20V.%3B%20ESCOLANO%2C%20A.%20Curr%C3%ADculo%20espa%C3%A7o%20e%20subjetividade.pdf

    VINCENT, Guy, LAHIRE, Bernard, THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, jun./2001. (PDF disponível neste bloco)

    🔎 Site: Centro Internacional de la Cultura Escolar (Organizado por Agustín Escolano) - https://www.ceince.eu/

    📽️Minicurso - Cultura Escolar e História da Educação (Cátedra de Educação Basica - USP):


    📽️ Vídeo aulas - História da Educação (UNIVESP): 


    📽️ Seminário: Cuerpo, ciência y técnica: usos de la tecnologia en los processos educativos (UFMG) - Dra. Inés Dussel (CINVESTAV-IPN, México/ FLACSO - Argentina) e Dr. Agustín Escolano Benito (Centro Internacional de la Cultura Escolar (Berlanga de Duero - Espanha)


    📽️ Entrevista com Augustín Escolano (Università di Ferrara)


    📽️ Centro Internacional de la Cultura Escolar (Apresentação do centro e entrevista com Augustín Escolano):


    📽️ Entrevista com Antonio Viñao