-
Semana 8 (09/06)
Sentidos do passado, memória individual e coletiva: imagens em disputa
Responsável: Profa. Paula Perin Vicentini
📖 Leituras:POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, 1989, vol. 2, n. 3, p. 3-15.
Disponível em: http://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf
VICENTINI, Paula Perin. Celebração e Visibilidade: o Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963). Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo: Autores Associados, n.8, 2004, p. 9-41.Disponível em: http://cadermevalsaviani.weebly.com/uploads/7/9/1/7/7917091/rbhe8.pdf
VICENTINI, Paula Perin. Quando inovar é incluir: a professora Maria José Tristão Parise e o trabalho de integração do "aluno diferente" (1931-1985). In: Diana Gonçalves Vidal & Paula Perin Vicentini. (org.) Mulheres inovadoras no ensino (São Paulo, Séculos XIX e XX). Belo Horizonte: Fino Traço, 2019, p. 171-188.📽️ Links da aula gravada:HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2013.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: memória de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
________. Memória da cidade: memórias paulistanas. Estudos Avançados. 17 (47), 2003, p. 198-211. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v17n47/a12v1747.pdf
VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosario Silvana Genta. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.