I. Narrativa sobre si, processos formativos e Didática - atividade individual (40% da média final), cuja postagem no Stoa deve ser até 21 de julho de 2022 e ter entre 1.200 e 2.000 palavras.
- Essa atividade envolve a escrita de uma carta
a um interlocutor de sua escolha (um amigo, um parente, um antigo
professor etc.), com o qual você irá compartilhar uma reflexão a respeito das contribuições
das atividades realizadas no âmbito da disciplina (leituras,
interações nos Grupos de Trabalho e discussões efetuadas durante as aulas) para a sua compreensão
dos processos de ensino-aprendizagem e das questões nucleares para o exercício
da docência: relação pedagógica, disciplina, avaliação etc. Trata-se,
portanto, da produção de uma narrativa, mobilizando tanto as experiências formativas vivenciadas na escola e na
universidade quanto os referenciais teóricos com
os quais entrou em contato, no decorrer das aulas de Didática, de modo a explicitar o papel desempenhado pela disciplina na maneira como atualmente você considera as diferentes dimensões da docência e da
prática pedagógica.
II. A Didática sob o prisma das artes - atividade em grupo, cujo objetivo é apresentar uma obra de arte para o início a discussão a ser realizada em aula sobre o texto escolhido pelo Grupo de Trabalho (30% da média final). Os textos a serem escolhidos são os que serão discutidos entre as Semanas 9 e 14). Além da apresentação para turma, cuja duração deve ser em torno de 20 minutos, será necessário postar no Stoa a obra escolhida com um texto explicitando as suas articulações com o texto a ser trabalhado.
III. Práticas e sujeitos inspiradores em educação - realização de 30 horas de Estágio, com a elaboração (em grupo) de um retrato de uma experiência pedagógica inspiradora (30% da média final) que pode ser sob a forma de podcast, prezzi ou vídeo a ser postado no Stoa até dia 21 de julho de 2022.