-
Semana 14 (14/07)
IV. Relação pedagógica, poder e os sentidos da escolarização
Pintura de Emygdio de Barros, s/d. Museu de Imagens do Inconsciente
📖 Leituras principais:
NOBLIT, George W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul-dez/1995, v. 21, nº 2, p. 119-137.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A turma de trás. MORAIS, Regis (org.) Sala de aula. Que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1994, p. 105-122.
📺 Para ampliar a reflexão iniciada no eixo anterior sobre a relação pedagógica, a videoaula, ministrada pelas professoras Rita de Cassia Gallego (FEUSP) e Vivian Batista da Silva (FEUSP), é um bom ponto de partida:
https://tvcultura.com.br/videos/56637_didatica-para-o-ensino-de-matematica-aula-03-a-relacao-pedagogica.html
🗃 Para saber mais e ter uma outra pespectiva da relação pedagógica:
BOHOSLAVSKY, Rodolfo A psicopatologia do vínculo professor-aluno: o professor como agente socializador. PATTO, M. Helena de S. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz Ed., 1991, p. 320-341.