• Semana 10 (09/06)

    III. Capital cultural, avaliação e representações sobre
     a excelência pedagógica:  
    êxito e fracasso escolar

    avaliação

    Imagens de Pavlofox, de Sasin Tipchai, de Engin Akyurt e de autor desconhecido.

    📖 Leitura principal:

    LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável. 1ª edição, 2ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2004,  “Prelúdios”, p. 11-16, “O ponto de vista do conhecimento”, p. 17-46 e “Perfis de configurações” (trechos selecionados: variações sobre o mesmo tema e perfis 1 e 26), p. 71-89 e 313-333.

    📖 Leitura complementar:

    BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural.  CATANI, Afrânio & NOGUEIRA,Maria Alice (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 71-80.

    📺 Avaliação em nome das aprendizagens e Avaliação – lógica da excelência. Essas videoaulas, ministradas pelas professoras Rita de Cassia Gallego (FEUSP) e Vivian Batista da Silva (FEUSP), ajudam a iniciar essa discussão:


    🗃️ Para saber mais:

    📽️ As representações sobre aprendizagem e os significados da avaliação. Na entrevista à professora Vivian Batista da Silva (FEUSP), eu teço considerações sobre as representações existentes acerca dos processos de aprendizagem e do conhecimento, procurando mostrar a sua importância para se compreender o desenvolvimento do trabalho do professor no que concerne aos sentidos atribuídos às atividades avaliativas.

    https://youtu.be/wcNOUdus7Js

    📚 PERRENOUD, Philippe. Não mexa na minha avaliação!. In: Avaliação - da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 2008. Disponível em:

    http://www.andreaserpauff.com.br/arquivos/disciplinas/avaliacao/2017/N%C3%A3o%20mexa%20na%20minha%20avalia%C3%A7%C3%A3o-uma%20abordagem%20sist%C3%AAmica%20da%20mudan%C3%A7a.pdf