|
Calendário e critérios |
|
|
Início |
Apresentação da disciplina - alternativa para App móvel |
|
|
Apoio |
Dinâmica, Calendário, Critérios de avaliação |
|
|
FAQ |
Muitos de vocês provavelmente estão cursando uma disciplina por EaD pela primeira vez, por isso vale a pena informá-los sobre a sistemática dessa modalidade. Aqui você encontrará a FAQ (acrônimo da expressão inglesa Frequently Asked Questions, que pode ser traduzido por Perguntas Mais Frequentes).
|
|
Seu perfil no curso |
Acesso a relatórios, logs e estatísticos de acesso. |
|
Aula 1 |
Videoaula Prof. Henrique Toma (alternativa para App móvel) |
|
|
Um Cientista, Uma História | Johanna Döbereiner |
|
|
Aula 2 |
Videoaula Prof. Eder Molina (alternativa para App móvel) |
|
|
Videoaula LPT 1 |
A concepção de língua e implicações para a produção textual.
|
|
Videoaula LPT 2 |
A leitura para além da decodificação
|
|
Mas afinal, o que é a Gravidade? |
|
|
Mapeamento da Gravidade na Terra! |
|
|
Como a Gravidade consegue desafiar a nossa Intuição? |
|
|
Aula 3 |
Videoaula Prof. Valmir Chitta (alternativa para App móvel) |
|
|
Videoaula LPT 3 |
|
|
De tirar o fôlego: uma viagem pelas escalas do Universo! |
|
|
Nanotecnologia: seu passado, presente e potencial futuro! |
|
|
Explorando as pesquisas da Nanotecnologia no combate ao Câncer. |
|
|
Aula 4 |
Videoaula Profa. Regina Markus (alternativa para App móvel) |
|
|
Videoaula LPT 4 - Propriedades do texto |
|
|
Quanto tempo devemos dormir? |
|
|
Afinal, por que precisamos dormir? E quantos aos sonhos?! |
|
|
Pesquisas relacionadas à melatonina. |
|
|
Por que o estudo “relógio biológico” mereceu um prêmio Nobel em 2017? |
|
|
O horário de verão e a percepção do tempo |
Matéria super bacana, postada no portal do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que tenta explicar, através de conceitos físicos, por que temos a impressão de que o relógio "para" em alguns momentos.
|
|
Por que coisas chatas dão sono? |
|
|
Aula 5 |
Videoaula 5: Prof. Renato Vicente (alternativa para App móvel) |
|
|
Videoaula LPT 5 - estrutra do texto |
|
|
Videoaula LPT 6 - montagem do texto |
|
|
Leitura, escrita e gêneros textuais |
|
|
O inventor da máquina inteligente |
|
|
Máquinas que "pensam" |
|
|
Introdução à aprendizagem de máquina |
|
|
O que é Machine Learning por Marcelo Tas |
|
|
The Top 10 AI And Machine Learning Use Cases Everyone Should Know About |
|
|
What does Tesla´s automated truck means for truckers? |
|
|
Tipos de Aprendizado de Máquina |
|
|
Aula 6 |
Videoaula 6: Gastronofísica - Prof. Osame Kinouchi (alternativa para App móvel) |
|
|
Videoaula LPT 7 - repertório e leitura |
|
|
Material Leitura e Produção de Textos |
|
|
Física Estatística e suas diversas (e inimagináveis) aplicações! |
|
|
Como Neurociência expande os horizontes da Gastronomia?! |
|
|
Semana texto DC |
Videoaula LPT 8 - tipos e gêneros textuais |
|
|
Videoaula LPT 9 - jargões |
|
|
Material Leitura e Produção de Textos |
|
|
Aula 7 |
Videoaula 7: Neurociência computacional - Prof. Roque (alternativa para App móvel) |
|
|
Videoaula LPT 10 - problemas de redação |
|
|
Videoaula LPT11 - as regras da nova ortografia |
|
|
Brainbow: Arte + Computação + Neurociência! |
|
|
Um forte braço da Neurociência computacional: a Neurobiofísica! |
|
|
Mas afinal, o que é a modelagem de sistemas? |
|
|
O que é o cérebro? E quanto aos neurônios? |
|
|
O computador que faz sinapses (portal IFSC) |
|
|
Computational neuroscience |
|
|
Aula 8 |
Videoaula 9: Astrobiologia - Prof. Fabio Rodrigues (alternativa para App móvel) |
|
|
Carreira em Astrobiologia e Vida fora da Terra - por Douglas Galante! |
|
|
Astrobiologia: uma Ciência Emergente |
Para quem tiver interesse em mais informações sobre a astrobiologia, em uma linguagem acessível a diferentes públicos, recomenda-se a leitura de livro “Astrobiologia: uma Ciência Emergente" disponível para download gratuito no link.
|
|
Aula 9 |
Videoaula 9: Mudanças Climáticas - Prof. Tercio Ambrizzi (alternativa para App móvel) |
|
|
Por que ainda existem debates controversos acerca do Aquecimento Global?! |
|
|
Mudanças Climáticas: um dos maiores desafios do século XXI! |
|
|
5 impactos causados pelo Aquecimento Global Antropogênico! |
|
|
Como o aquecimento global pode afetar nossa economia? |
|
|
Aula 10 |
Videoaula 10: Engenharia da complexidade - Prof. Laerte Sznelwar (alternativa para App móvel) |
|
|
1º Colóquio Internacional de Engenharia da Complexidade |
|
|
Complexity Science overview |
|
|
What is a Complex System? |
|
|
O que é complexidade? |
|
|
Aula 11 |
Videoaula 11: Decodificando o Cérebro com Ressonância Magnética - Prof. Fernando Paiva (alternativa para App móvel) |
|
|
Mas afinal, o que é ressonância? (Mais bizarro do que você imagina!) |
|
|
Como imagens do cérebro nos permite entender a depressão? |
|
|
Exame de imagem pode ajudar no diagnóstico precoce de Alzheimer (portal O Globo) |
|
|
Ressonância Magnética: pesquisador do IFSC/USP estuda nova técnica (portal do IFSC/USP) |
|
|
Aula 12 |
Videoaula 12: Fármacos - Prof. Rafael Guido (alternativa para App móvel) |
|
|
Mas afinal, o que é a Homeopatia? Funciona? |
|
|
O caso do Instituto Royal. |
|
|
Captopril. Um dos maiores fármacos descobertos no Brasil. |
|
|
Planejamento de fármacos, biotecnologia e química medicinal- aplicações em doenças infecciosas |
|
|
Perspectivas da química medicinal para o século XXI- desafios e oportunidades |
|
|
Modelagem molecular de fármacos |
|
|
Aula 13 |
Videoaula 13 - Cristina Kurachi (alternativa para App) |
|
|
(Para a galera de Humanas) Mas afinal, o que é a Luz? |
|
|
Produção do Texto DC |
Apresentação das atividades produção do texto de Divulgação Científica |
|
|
Orientações para a produção do texto de Divulgação Científica |
|
|
Orientações etapa 1 |
|
|
Orientações etapa 2 |
|
|
Orientações etapa 3 |
|
|
Rubrica etapa 2 - aspecto 3 - extra |
|
|
Rubrica etapa 2 - aspecto 4 - extra |
|
|
Rubrica etapa 2 - aspecto 5 - extra |
|
|
Rubrica etapa 2 - aspecto 6 - extra |
|
|
Material LPT |
1. Textualidade e produção textual |
|
|
2. Planejamento das etapas da produção textual |
|
|
3. Etapas do processo de escrita |
|
|
4. Escrita e intertextualidade |
|
|
6. Leitura, escrita e gêneros textuais |
|
|
7. Recursos verbo-visuais |
|
|
8. Repertórios e contextos de escrita |
|
|
9. Léxico, jargões e terminologias |
|
|
Videoaula LPT 1 - concepção de língua |
A concepção de língua e implicações para a produção textual
|
|
Videoaula LPT 2 - leitura para além da decodificação |
A leitura para além da decodificação
|
|
Videoaula LPT 3 - competências de leitura |
|
|
Videoaula LPT 4 - propriedadades do texto |
Propriedades do texto
|
|
Videoaula LPT 5 - estrutura do texto |
|
|
Videoaula LPT 6 - montagem do texto |
|
|
Videoaula LPT 7 - repertório e leitura |
|
|
Videoaula LPT 8 - tipos e gêneros textuais |
|
|
Videoaulas LPT 9 - jargões |
|
|
Videoaula LPT 10 - problemas de redação |
|
|
Videoaula LPT11 - as regras da nova ortografia |
|