Mas afinal, o que é ressonância? (Mais bizarro do que você imagina!)
Após termos vistos o potencial da Ressonância Magnética, é indispensável perguntarmos o que significa o termo ressonância. Pelo menos, sabemos agora que existe uma forma de manifestação através de campos magnéticos. Porém, esse efeito, ou melhor dizendo, esse fenômenos ocorrem em diversas situações do nosso dia-a-dia, em objetos que cabem na nossa mão até estruturas como pontes e prédios!
Porém, ressonância não é um conceito tão direto de se explicar. É necessário bagagens conceituais matemáticas e físicas para sua melhor compreensão. Mas, podemos abrir mão de muito formulação formal dos fenômenos físicos para apresentar versões intuitivas e didáticas sobre como eles ocorrem. Nesse caso, eu pesquisei um material de fácil aprendizado e curto para apresentar esse fenômeno.
No vídeo, provindo do Canal de Engenharia, é explicado as condições para a ocorrência do fenômeno, como também diversos exemplos que ele ocorre. Temos copos de cristal sendo quebrados pela voz, prédios vibrando como cordas, e até mesmo o famosíssimo caso da ponte de Tacoma, que sucumbiu em uma “dança da corda”.
E esse fenômeno, embora aparente ser perigoso, pode ser muito bem utilizado para o nosso benefício. Inclusive, suspeito que você já o está utilizou diversas vezes na vida! Como assim? Por acaso você já ouvir alguma rádio? Já se questionou por que separamos elas em números? Ex: Rádio 93.7 (Rádio USP). A resposta está justamente relacionado com a ressonância! Os números dessas rádios representam a frequência do sinal utilizado! O sistema físico de celular, aparelho de som (entre outros), é planejado para entrar em ressonância com as ondas de rádios emitidos pela emissora de acordo com o que o usuário escolhe! Nesse caso, você!
Eaii, conseguiu ficar, pelo menos, um pouquinho maravilhado pela Física do Universo? Eu sempre me surpreendo com essas novidades!