Dinâmica, Calendário, Critérios de avaliação
Cronograma das Aulas
Tipos de atividades
Há três tipos de atividades:
- Videoaulas de tópicos de pesquisa e suas atividades associadas (participação nos fóruns temáticos e questionários avaliativos). Estas atividades são obrigatórias e valem nota. Este material didático é liberado na segunda feira, ou seja, segunda feira é o último dia para executar as atividades da semana que passou e o primeiro dia para fazer as atividades da semana que se inicia. Quando se fecha um tema (uma videoaula), o aluno não tem mais acesso às atividades avaliativas com nota, porém todo o material didático relativo ao assunto permanece disponível. Quem deixa de executar as atividades valendo nota (por exemplo, deixar de responder a um questionário avaliativo dentro do período de vigência) ficará com zero na nota e falta na frequência da referida aula.
- Produção de um texto do tipo "Divulgação Científica (DC)". As atividades relativas a este tema são obrigatórias e valem nota. A partir de setembro iniciaremos as atividades relativas ao texto de DC que cada aluno terá de preparar e entregar nas datas estipuladas. O tema de DC é de livre escolha do aluno e haverá “avaliação por pares” (ou seja, aluno avalia textos de colegas). Esta atividade será feita em etapas e cada etapa terá data de entrega definida. Os alunos receberão informações e orientações importantes para a elaboração do referido texto e para a “avaliação por pares”. A “avaliação por pares” é obrigatória. Todo processo será acompanhado e orientado pela equipe de tutores.
- Videoaulas sobre “Leitura e Produção de Texto” e suas atividades associadas. O objetivo destas videoaulas é orientar os alunos na produção e interpretação de textos, de modo a torná-los mais objetivos e agradáveis aos leitores. Os temas das videoaulas
certamente serão muito úteis ao aluno para a produção do seu texto de DC. Escrever bem e adequadamente é uma arte, que se pode aprender.
Critério de avaliação
Média final
A média final será composta pelas notas das atividades online descritas acima, a nota da produção do texto de DC e a nota da prova presencial. Os pesos exatas nesta média ponderada ainda serão definidas. A nota do texto DC incluirá uma parte referente
à participação do processo de “avaliação por pares”.
Atualizado 2020: em 2019 os pesos da média final eram os abaixo. Pode haver mudanças em 2020.
Atualizado junho 2020:
Frequência
A frequência é controlada pelo cumprimento das atividades obrigatórias. São atividades obrigatórias: (1) as videoaulas; não basta assistir apenas às videoaulas, é necessário participar das atividades associadas; (2) a participação de todas as etapas da produção de um texto de divulgação científica (inclusive a participação da avaliação dos pares) e (3) a prova presencial. Assim como no curso presencial, o aluno pode acumular até 30% de faltas. O Moodle registra todos os momentos em que o aluno acessa ao AVA.
Verifique sua matrícula na disciplina
Atenção. É importante ressaltar que o seu acesso a este ambiente, Moodle da USP / e-Disciplinas, não quer dizer necessariamente que sua matrícula está regularizada. É necessário verificar no Júpiter se sua matrícula foi efetivada. Qualquer pendência no Júpiter deve ser resolvida na seção de alunos da sua unidade.
O trancamento da matrícula no Júpiter, não implica no cancelamento de sua inscrição neste AVA. Da mesma forma, o cancelamento de sua inscrição neste AVA, não implica em trancamento da matrícula no Júpiter. Júpiter e AVA são sistemas interligados, mas independentes. Para
cancelar a sua inscrição neste AVA, veja o FAQ.