O que é EaD?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Decreto 2.494/98, em seu artigo 1°, define Educação a Distância (EAD) como “uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicação”.

O que é AVA?

AVA é o acrônimo de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Trata-se de um ambiente virtual que possibilita o desenvolvimento e a distribuição de conteúdos diversos para cursos ou disciplinas online. Com ele, é possível acompanhar de perto todo o processo de aprendizagem pelos alunos e gerar relatórios de diversos tipos, auxiliando na eficácia do processo de aprendizagem pelo ambiente virtual.

Como funciona uma disciplina por EaD?

Em uma disciplina por EaD todo o material didático necessário para a abordagem de um tema é disponibilizado no AVA para que o aluno possa cumprir as tarefas no(s) momento(s) que lhe for(em) mais propício(s). A modalidade EaD dá ao aluno todas as condições para ele cursar uma disciplina sem choques de horários. O AVA está sempre acessível ao aluno, exceto nos curtos momentos em que se fazem os backups automáticos. Recomenda-se ao aluno acessar sempre o AVA para manter-se informado.


Para que servem os fóruns?

Os fóruns são ambientes de comunicação atemporal para debates que permitem construir e desconstruir pensamentos, questionar, responder dúvidas, trocar opiniões e discutir temas relacionados aos conteúdos das aulas. Na disciplina PRG0002, temos o “Fórum de Dúvidas” e o “Fórum Temático da Semana”. Não deixe de participar dos fóruns, sobretudo o temático da semana. Os fóruns da disciplina só devem ser usados para discussão de assuntos acadêmicos.

Quando eu tiver dúvidas, críticas ou sugestões, a quem devo recorrer?

Se o problema for de natureza técnica, você deve recorrer ao fórum de dúvidas. Lá você terá as opções de contato. Se você estiver com uma dúvida de conteúdo, isto é, relativa ao tema da semana, use o fórum temático da semana. Uma boa opção é contatar o tutor de sua turma.

Como o tutor pode me auxiliar?

O tutor é o canal de contato do aluno com o curso. É a pessoa mais próxima do aluno que está sempre acessível. O tutor pode interagir diretamente com os alunos, orientando nos estudos ou esclarecendo dúvidas. Tendo conhecimento dos problemas que cercam os alunos, o tutor pode ainda discutir estratégias com o professor coordenador da disciplina, aprimorando o processo de aprendizagem. Por isso, consulte sempre seu tutor.


Devo interagir com meus colegas de turma?

A interação com colegas de turma é sempre importante. Quantos amigos você não fez dessa maneira? Em um curso EaD, a interação se faz a distância, como em uma rede social. Você poderá ter colegas de turma (quem sabe futuros amigos) que não estão próximos de você fisicamente. Uma das riquezas da Universidade é a chance que ela lhe dá para você expandir conhecimento através de relacionamento pessoal. A EaD permite à você interagir com colegas de todos os campi. Os fóruns podem ser um caminho para essa interação, desde que se restrinja ao interesse da disciplina. Para assuntos diversos ou pessoais, você pode usar outros meios de comunicação.

Que tipo de formação esta disciplina me dará?

O objetivo principal desta disciplina é despertar nos alunos o interesse pelo conhecimento, pela ciência. A disciplina oferece ao estudante uma visão panorâmica e interdisciplinar das ciências contemporâneas, através de tópicos de pesquisas científicas em diferentes áreas, a partir dos quais os alunos deverão adquirir e desenvolver repertórios que os possibilitem compreender textos de divulgação científica e redigi-los com objetividade. Uma atividade importante da disciplina é a produção de textos de divulgação científica pelos alunos, e que serão organizadamente compartilhados entre pares de estudantes da disciplina. A revisão desses textos será feita pelos próprios alunos, que deverão atuar em um sistema de revisão da forma, conteúdo, estilo e, sobretudo, do uso da língua portuguesa, sob a supervisão dos docentes e monitores da disciplina. Ao final da disciplina, os melhores textos poderão compor uma publicação de divulgação científica.

Como é a estrutura de comunicação?

1. Acadêmica: toda semana esperamos que vai participar das atividades propostas. Seu tutor postará uma provocação ou tarefa (provavelmente segunda-feira). Para participar, deve responder com uma contribuição,  e talvez responder a contribuição de um colega, conforme orientado. Receberá notificações de novos posts, mas pode desligar estas notificações (veja abaixo, "Como gerencio os emails que Moodle manda?"). Para deixar as discussões manejável, dividimos estes fóruns em grupos, um para cada tutora.

2. Dúvidas: no Espaço Discussão e Dúvidas é possível encontrar dúvidas comuns. Se sua dúvida é relevante para todos, é o lugar ideal para entrar em contato com a equipe. Não receberá notificações de novos posts por padrão, mas pode "assinar" o fórum ou tópico.

3. Contato individual com seu tutor: a ferramenta "Converse com seu tutor" permite abrir um canal "privado", só com uma pessoa (sua tutora, provavelmente). Embora que é uma conversa entre duas pessoas, em principio todos os tutores e outros educadores da disciplina tem acesso às conversas.

Desencorajamos o uso do email particular ou outros meios para contatar a equipe (para deixar as comunicações administráveis).

Como gerencio os emails que Moodle manda?

O Moodle manda emails com notificações de novos posts nos fóruns (e muitos outros eventos e prazos). É importante saber gerir estas notificações, para não sobrecarregar sua capacidade de priorizar sua atenção.

1. No menu de usuário (clique no seu nome em amarelo no topo da tela) tem um item "Configurar notificações". Uma das coisas que pode fazer lá é mudar o email onde Moodle manda notificações. Ou pode (des)habilitar as notificações no seu celular. Veja mais.

2. Em todos os emails que Moodle manda tem links para suspender o recebimento de notificações e um link "Alterar suas opções de resumo" onde pode mudar suas preferências para todos os fóruns da disciplina.

3. Dentro de cada fórum também pode se inscrever e des-inscrever do fórum ou tópicos individuais:



Qual é meu grupo?

Por agora, há três grupos, uma para cada tutora. Vá no seu perfil ou, mais simples ainda, clique no botão amarela com o ícone de pessoas:


Requerimentos: como regularizar a matrícula?

Os requerimentos da competência da Pró-Reitoria de Graduação foram processados. Porém, há ainda alunos que estão com o requerimento em aberto, por ter pendências na unidade deles. Estes alunos devem procurar a seção de graduação da unidade deles para resolver a questão. Lembre que ter acesso no ambiente aqui no e-Disciplinas / Moodle da USP não quer dizer que sua matricula está regularizada no Júpiter! Sem matrícula regularizada não vamos poder passar um nota e frequência no final do semestre.

Tranquei a matricula. Como me desinscrevo?

Caso trancou  a disciplina você mesmo pode se des-inscrever deste ambiente de apoio online. Abre a barra lateral, procure o bloco Administração e clique no link "Cancelar a minha inscrição no curso PRG0002-2019.1"




Zuletzt geändert: Freitag, 2. August 2019, 20:43