(Para a galera de Humanas) Mas afinal, o que é a Luz?
Nessa aula, a professora Kristina Curashi nos apresentou diversas tecnologias que conseguem utilizar as características físicas para benefícios de exames clínicos. Sabendo as propriedades que a luz possui conjuntamente com as propriedades das enfermidades, podemos criar protocolos de exames para detectar diversas doenças.
Porém, esta tecnologia não existiria se antes não tivéssemos bagagem de conhecimentos da luz. O mesmo é verdade para muitas outras tecnologias onde, se não houvesse conhecimento básico da natureza, jamais haveria uma perspectiva prática para objetos físicos. É por isso que Ciência de Base é tão importante!
Portanto, pensando na dificuldade que o tema “O que é a Luz” pode assumir, resolvi apresentar um material feito para quem não possui muita familiaridade com a área de exatas e Ciências da Natureza.
O que é a Luz?
Uma onda.
Existem vários tipos e formas de apresentação das ondas: a do mar, a da mola, as ondas de rádio, o sinal do Wi-fi (sim, ele é um tipo de onda), a das vibrações mecânicas do ar que nosso cérebro entende como som pelos nossos ouvidos, e por aí vai. A lista é enorme, inclusive a da Luz.
Que tipo de onda a Luz é?
Uma onda eletromagnética.
Não se espante pelo nome feio! Ondas eletromagnéticas vem de diversas formas: ondas de rádio, de televisão, de microondas, de raio-x. No caso, as ondas de Luz são consideradas ondas eletromagnéticas de espectro visível, já que as outras ondas são imperceptíveis para nossos olhos.
Segue um esquema das propriedades das ondas eletromagnéticas:
Mas porque só consigo ver a Luz?
A resposta é: Biologia! A evolução nos fez assim. Porém, isso é material para um outra aula.