|
Livros Indicados para Leitura |
|
|
Literatura para os Seminários |
|
|
Descrição e Conteúdo do Tópico Extra |
Conteúdo da aula: |
- Bases de dados para pesquisa de dados, vídeos, livros eletrônicos e artigos.
| Objetivos: |
- Capacitar os alunos para a pesquisa de dados econômicos e financeiros de países e empresas para elaboração do trabalho final.
| Metodologia: |
- Aula expositiva no laboratório de informática, seguida de atividades de pesquisa na internet.
| Bibliografia: |
- Sites selecionados pelos monitores da disciplina.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Apresentação do tópico |
|
|
Programa da Disciplina |
Programação detalhada das atividades da disciplina no semestre.
|
|
Parte 1 - Introdução e conceitos básicos |
Descrição e Conteúdo do Tópico 1 |
Conteúdo da aula: |
Apresentação do professor, dos alunos e do programa; Discussão da
proposta Pedagógica; Formação de grupos, definição de temas de seminários e
debates.
Exercício – “Carta para si mesmo : Na sua percepção, quais os principais desafios
(econômicos, políticos, sociais, ambientais, entre outros) do mundo atual? Como
podemos enfrentar estes desafios? Quem deve liderar este processo?
|
Objetivos: |
Apresentar
o conteúdo da disciplina, os procedimentos didáticos, sistema de avaliação e a
necessidade de corresponsabilidade dos alunos e do professor com o aprendizado
do conteúdo. Iniciar a apresentação do sistema e-disciplinas.
|
Metodologia: |
- Apresentação individual do professor e dos alunos.
|
Bibliografia: |
- Programa da disciplina, slides do contrato pedagógico.
|
|
|
Descrição e Conteúdo da Aula |
Conteúdo da aula: |
- Definir História Econômica.
- Visão Geral da Evolução do Capitalismo segundo as diferentes vertentes teóricas.
- Teoria econômica, principais autores e suas visões históricas.
|
Objetivos: |
- Mostrar que a história é uma disciplina humana, que o historiador não é livre de sua visão de mundo e das influências políticas e ideológicas.
|
Metodologia: |
|
Bibliografia: |
Car (1996); Saes e Saes (2013) introdução, Swedeberg
(2005), cap. 1; North (1981), Cap. 6; Rezende (2001) caps. 1 e 2; Rostow (1974) caps 1 e 2
|
|
|
Apresentação da Aula |
|
|
Vídeos sobre história da agricultura |
Vídeos sobre o livro Armas Germes e Aço
|
|
A expansão do Capitalismo: Os Séculos XIX e XX |
Apresentação do Tópico e Apresentação |
Conteúdo da aula: |
|
Objetivos:
|
Descrever
e discutir as mudanças no padrão de vida da população européia, principalmente a
inglesa, derivadas da transição e da Revolução Industrial
|
Metodologia: |
|
Bibliografia: |
|
|
|
Apresentação do Tópico e Apresentação |
Conteúdo da aula: |
Grande Depressão e transformação
– 2ª. Revolução
|
Objetivos:
|
Expor
as causas da Primeira Crise mundial do Capitalismo.
| etodologia: |
|
Bibliografia: |
|
|
|
Aula 10 |
Conteúdo da Aula |
Industrialização
Retardatária Européia: Alemanha, França e Rússia.
|
|
Objetivos |
Apresentar
aos alunos o processo de industrialização das novas formações nacionais.
|
Metodologia |
|
Filme proposto para discussão |
|
Bibliografia |
- Saes & Saes Capítulo 10
- Cameron (2000) cap. 8 e 9;
- Franco Júnior (1986): 4.1.,
- Resende (cap. 6) Hobsbawn
(1996);
|
|
|
Apresentação e descrição do tópico |
Conteúdo da aula |
- Industrialização do Japão e Estados Unidos
|
Objetivos |
- Apresentar aos alunos o
processo de industrialização das novas formações nacionais.
|
Metodologia |
|
Filme proposto para discussão |
- Deuses e Generais, O Ultimo Samurai
|
Bibliografia |
- Saes e Saes ((2013), Cap 11 e 12
- Cameron (2000) cap. 8 e 9;
- Franco Júnior (1986): 4.1.,
|
|
|
Apresentação do tópico e arquivos |
Conteúdo da aula |
- Segunda Revolução Industrial, Crise da Hegemonia Inglesa e o Imperialismo 1870-1918: A segunda Revolução Industrial, o crescimento de novas potências industriais e das grandes empresas industriais transnacionais.
|
Objetivos |
- Expor aos alunos o novo
momento na formação capitalista e as bases do processo de acumulação e
crescimento das economias capitalistas, baseados em novas tecnologias, capital
intensivas e com elevado conteúdo de pesquisa tecnológica.
|
Metodologia |
|
Filmes e documentários propostos para discussão |
- Tempos Modernos
- Pelle, o Conquistador
- Gigantes da Industria
|
|
- Huberman
(1986) Caps. 19-20;
- Rostow (1974) cap. 6
- Franco Júnior (1986): 4.2
- Resende cap
(6);
- Hobsbawn(1988)
- Galbraith, caps 1 a 10 (PDF)
|
|
|
Apresentação do tópico |
Conteúdo da aula |
- As Guerras mundiais,: A era da catástrofe.
1 – I Guerra e Reconstrução Européia
2- Crise de 1929 e Grande Depressão
3 – Transformações políticas e econômicas
4 – II Guerra
|
Objetivos |
- Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
|
Metodologia |
|
Filmes propostos para discussão |
- Resgate
do Soldado Ryan, Os Intocáveis.
|
Bibliografia |
Saes e Saes (2013) caps 13 a
15, Cameron cap. 14; Resende (cap. 8), Hobsbawn (1988) e (1995); Niveau
(1969) cap. 2 da parte 3); Rostow (1974) cap. 9
|
|
|
|
Apresentação |
Conteúdo da aula | - As Guerras mundiais, a Crise dos anos 1930 e as mudanças técnicas e institucionais.
|
---|
Objetivos | - Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
|
---|
Metodologia | |
---|
Filme proposta para discussão | - Resgate do Soldado Ryan, Os Intocáveis.
|
---|
Bibliografia | - Resende (cap. 8), Hobsbawn (1988) e (1995); Niveau(1969) cap. 2 da parte 3); Rostow (1974) cap. 9
|
---|
|
|
apresentação |
Conteúdo da aula | - As Guerras mundiais, a Crise dos anos 1930 e as mudanças técnicas e institucionais.
|
---|
Objetivos | - Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
|
---|
Metodologia | |
---|
Filme proposta para discussão | - Resgate do Soldado Ryan, Os Intocáveis.
|
---|
Bibliografia | - Resende (cap. 8), Hobsbawn (1988) e (1995); Niveau(1969) cap. 2 da parte 3); Rostow (1974) cap. 9
|
---|
|
|
Apresentação |
Conteúdo da aula |
- Dinâmica da Economia do Pós-guerra – A Era de Ouro, a financeirização e a expansão do capitalismo de massa. Casos de Industrialização tardia: Coréia do Sul, Brasil, China, Índia, Argentina, entre outros.
|
Objetivos |
- Analisar como as políticas econômicas ativas levam a um período de intenso crescimento econômico dos países industrializados e a um crescente processo de internacionalização das empresas. Entender as bases da Revolução Verde. Entender como a dinâmica econômica dos anos 1970, 1980 e 1990, está estritamente ligada ao desempenho dos mercados financeiros mundiais. Analisar impactos ambientais e agrícolas
|
Metodologia |
|
Filmes propostos para discussão |
- A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola.
|
Bibliografia |
- Resende (caps. 9 e 10) e Hobsbawn (1995)
|
|
|
Apresentação |
Conteúdo da aula |
- Dinâmica da Economia do Pós-guerra – A Era de Ouro, a financeirização e a expansão do capitalismo de massa. Casos de Industrialização tardia: Coréia do Sul, Brasil, China, Índia, Argentina, entre outros.
|
Objetivos |
- Analisar como as políticas econômicas ativas levam a um período de intenso crescimento econômico dos países industrializados e a um crescente processo de internacionalização das empresas. Entender as bases da Revolução Verde. Entender como a dinâmica econômica dos anos 1970, 1980 e 1990, está estritamente ligada ao desempenho dos mercados financeiros mundiais. Analisar impactos ambientais e agrícolas
|
Metodologia |
|
Filmes propostos para discussão |
- A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola.
|
Bibliografia |
- Resende (caps. 9 e 10) e Hobsbawn (1995)
|
|
|
Apresentação |
Conteúdo da aula |
- Dinâmica da Economia do Pós-guerra – A Era de Ouro, a financeirização e a expansão do capitalismo de massa. Casos de Industrialização tardia: Coréia do Sul, Brasil, China, Índia, Argentina, entre outros.
|
Objetivos |
- Analisar como as políticas econômicas ativas levam a um período de intenso crescimento econômico dos países industrializados e a um crescente processo de internacionalização das empresas. Entender as bases da Revolução Verde. Entender como a dinâmica econômica dos anos 1970, 1980 e 1990, está estritamente ligada ao desempenho dos mercados financeiros mundiais. Analisar impactos ambientais e agrícolas
|
Metodologia |
|
Filmes propostos para discussão |
- A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola.
|
Bibliografia |
- Resende (caps. 9 e 10) e Hobsbawn (1995)
|
|