Tópico Nome Descrição
Pasta Livros Indicados para Leitura

                                                         

Pasta Literatura para os Seminários

Países contemplados:

Pasta Descrição e Conteúdo do Tópico Extra
Conteúdo da aula:
  • Bases de dados para pesquisa de dados, vídeos, livros eletrônicos e artigos.
Objetivos:
  • Capacitar os alunos para a pesquisa de dados econômicos e financeiros de países e empresas para elaboração do trabalho final.
Metodologia:
  • Aula expositiva no laboratório de informática, seguida de atividades de pesquisa na internet.
Bibliografia:
  • Sites selecionados pelos monitores da disciplina.








Arquivo Apresentação do tópico
Arquivo Programa da Disciplina

Programação detalhada das atividades da disciplina no semestre.

Parte 1 - Introdução e conceitos básicos Pasta Descrição e Conteúdo do Tópico 1
Conteúdo da aula:

Apresentação do professor, dos alunos e do programa; Discussão da proposta Pedagógica; Formação de grupos, definição de temas de seminários e debates.

 

Exercício – “Carta para si mesmo :
Na sua percepção, quais os principais desafios (econômicos, políticos, sociais, ambientais, entre outros) do mundo atual? Como podemos enfrentar estes desafios? Quem deve liderar este processo?
    Objetivos:
    • Apresentar o conteúdo da disciplina, os procedimentos didáticos, sistema de avaliação e a necessidade de corresponsabilidade dos alunos e do professor com o aprendizado do conteúdo. Iniciar a apresentação do sistema e-disciplinas.

    Metodologia:
    • Apresentação individual do professor e dos alunos.

    Bibliografia:
    • Programa da disciplina, slides do contrato pedagógico.
    Pasta Descrição e Conteúdo da Aula
    Conteúdo da aula:
    • Definir História Econômica.
    • Visão Geral da Evolução do Capitalismo segundo as diferentes vertentes teóricas.
    • Teoria econômica, principais autores e suas visões históricas.
    Objetivos:
    • Mostrar que a história é uma disciplina humana, que o historiador não é livre de sua visão de mundo e das influências políticas e ideológicas.
    Metodologia:
    • Aula expositiva.
    Bibliografia: Car (1996);  Saes e Saes (2013) introdução, Swedeberg (2005), cap. 1; North (1981), Cap. 6; Rezende (2001) caps. 1 e 2; Rostow (1974) caps 1 e 2
      Pasta Apresentação da Aula
      URL Vídeos sobre história da agricultura

      Vídeos sobre o livro Armas Germes e Aço

      A expansão do Capitalismo: Os Séculos XIX e XX Pasta Apresentação do Tópico e Apresentação
      Conteúdo da aula:

        Mudanças no padrão de vida:

         - Urbanização

         - movimentos sociais

      Objetivos:

      Descrever e discutir as mudanças no padrão de vida da população européia, principalmente a inglesa, derivadas da transição e da Revolução Industrial
      Metodologia:
      • Aula expositiva

      Bibliografia:
      • Saes & Saes, Capítulo 6

      Pasta Apresentação do Tópico e Apresentação
      Conteúdo da aula: Grande Depressão e transformação – 2ª. Revolução

        Objetivos:

        Expor as causas da Primeira Crise mundial do Capitalismo.
        etodologia:
        • Aula expositiva

        Bibliografia:
        • Saes & Saes, Capítulo 9

        Pasta Aula 10


        Conteúdo da
        Aula

        Industrialização Retardatária Européia: Alemanha, França e Rússia.

        Objetivos Apresentar aos alunos o processo de industrialização das novas formações nacionais.
        Metodologia
        • Aula expositiva
        Filme proposto para discussão
        • Deuses e generais
        • Ludwig
        Bibliografia

        • Saes & Saes Capítulo 10
        • Cameron (2000) cap. 8 e 9; 
        • Franco Júnior (1986): 4.1.,
        •  Resende (cap. 6) Hobsbawn (1996); 
        • Niveau( 1969) cap. 5




        Pasta Apresentação e descrição do tópico


        Conteúdo da aula

        • Industrialização do Japão e Estados Unidos

        Objetivos

        • Apresentar aos alunos o processo de industrialização das novas formações nacionais.

        Metodologia
        • Aula expositiva
        Filme proposto para discussão
        • Deuses e Generais, O Ultimo Samurai
        Bibliografia
        • Saes e Saes ((2013), Cap 11 e 12
        • Cameron (2000) cap. 8 e 9;
        • Franco Júnior (1986): 4.1., 
        • Resende (cap. 6);
        • Hobsbawn (1996); 
        • Niveau( 1969) cap. 5;


        Pasta Apresentação do tópico e arquivos

        Conteúdo da aula
        • Segunda Revolução Industrial, Crise da Hegemonia Inglesa e o Imperialismo 1870-1918: A segunda Revolução Industrial, o crescimento de novas potências industriais e das grandes empresas industriais transnacionais.
        Objetivos
        • Expor aos alunos o novo momento na formação capitalista e as bases do processo de acumulação e crescimento das economias capitalistas, baseados em novas tecnologias, capital intensivas e com elevado conteúdo de pesquisa tecnológica.
        Metodologia

        • Aulas expositivas 

        Filmes e documentários propostos para discussão

        • Tempos Modernos
        • Pelle, o Conquistador
        • Gigantes da Industria

        • Bibliografia
        • Huberman (1986) Caps. 19-20;
        • Rostow (1974) cap. 6 
        • Franco Júnior (1986): 4.2
        • Resende cap (6); 
        • Hobsbawn(1988)
        • Galbraith, caps 1 a 10 (PDF)

        Pasta Apresentação do tópico

        Conteúdo da aula
        • As Guerras mundiais,: A era da catástrofe.

          1 – I Guerra e Reconstrução Européia

          2- Crise de 1929 e Grande Depressão

          3 – Transformações políticas e econômicas

          4 – II Guerra
        Objetivos
        • Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
        Metodologia
        • Aulas expositiva.
        Filmes propostos para discussão
        • Resgate do Soldado Ryan, Os Intocáveis.
        Bibliografia

        Saes e Saes (2013)  caps 13 a 15, Cameron cap. 14; Resende (cap. 8), Hobsbawn (1988) e (1995); Niveau (1969) cap. 2 da parte 3); Rostow (1974) cap. 9



        Pasta Apresentação


        Conteúdo da aula
        • As Guerras mundiais, a Crise dos anos 1930 e as mudanças técnicas e institucionais.
        Objetivos
        • Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
        Metodologia
        • Aula expositiva
        Filme proposta para discussão
        • Resgate do Soldado Ryan, Os Intocáveis.
        Bibliografia
        • Resende (cap. 8), Hobsbawn (1988) e (1995); Niveau(1969) cap. 2 da parte 3); Rostow (1974) cap. 9


        Pasta apresentação


        Conteúdo da aula
        • As Guerras mundiais, a Crise dos anos 1930 e as mudanças técnicas e institucionais.
        Objetivos
        • Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
        Metodologia
        • Aula expositiva
        Filme proposta para discussão
        • Resgate do Soldado Ryan, Os Intocáveis.
        Bibliografia
        • Resende (cap. 8), Hobsbawn (1988) e (1995); Niveau(1969) cap. 2 da parte 3); Rostow (1974) cap. 9


        Pasta Apresentação


        Conteúdo da aula
        • Dinâmica da Economia do Pós-guerra – A Era de Ouro, a financeirização e a expansão do capitalismo de massa. Casos de Industrialização tardia: Coréia do Sul, Brasil, China, Índia, Argentina, entre outros.
        Objetivos
        • Analisar como as políticas econômicas ativas levam a um período de intenso crescimento econômico dos países industrializados e a um crescente processo de internacionalização das empresas. Entender as bases da Revolução Verde. Entender como a dinâmica econômica dos anos 1970, 1980 e 1990, está estritamente ligada ao desempenho dos mercados financeiros mundiais. Analisar impactos ambientais e agrícolas
        Metodologia
        • Aulas expositivas
        Filmes propostos para discussão
        • A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola.
        Bibliografia
        • Resende (caps. 9 e 10) e Hobsbawn (1995)


        Pasta Apresentação


        Conteúdo da aula
        • Dinâmica da Economia do Pós-guerra – A Era de Ouro, a financeirização e a expansão do capitalismo de massa. Casos de Industrialização tardia: Coréia do Sul, Brasil, China, Índia, Argentina, entre outros.
        Objetivos
        • Analisar como as políticas econômicas ativas levam a um período de intenso crescimento econômico dos países industrializados e a um crescente processo de internacionalização das empresas. Entender as bases da Revolução Verde. Entender como a dinâmica econômica dos anos 1970, 1980 e 1990, está estritamente ligada ao desempenho dos mercados financeiros mundiais. Analisar impactos ambientais e agrícolas
        Metodologia
        • Aulas expositivas
        Filmes propostos para discussão
        • A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola.
        Bibliografia
        • Resende (caps. 9 e 10) e Hobsbawn (1995)


        Pasta Apresentação


        Conteúdo da aula
        • Dinâmica da Economia do Pós-guerra – A Era de Ouro, a financeirização e a expansão do capitalismo de massa. Casos de Industrialização tardia: Coréia do Sul, Brasil, China, Índia, Argentina, entre outros.
        Objetivos
        • Analisar como as políticas econômicas ativas levam a um período de intenso crescimento econômico dos países industrializados e a um crescente processo de internacionalização das empresas. Entender as bases da Revolução Verde. Entender como a dinâmica econômica dos anos 1970, 1980 e 1990, está estritamente ligada ao desempenho dos mercados financeiros mundiais. Analisar impactos ambientais e agrícolas
        Metodologia
        • Aulas expositivas
        Filmes propostos para discussão
        • A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola.
        Bibliografia
        • Resende (caps. 9 e 10) e Hobsbawn (1995)