Seção Nome Descrição
Arquivo Instruções da disciplina
MATERIAIS COMPLEMENTARES Arquivo Sobre concepções de ciência

Ciência natural: os pressupostos filosóficos

Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram  o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun.

Arquivo Sobre concepções de ciência

Em que consiste o conhecimento científico?

Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram  o ensino de ciências.

Arquivo Psicologia do aprendizado

Contribuições da psicologia do Aprendizado

Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002

Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências.

Arquivo Sobre Piaget
Arquivo Sobre Ausubel
Arquivo Sobre Vigtoski
Arquivo Sobre concepções de ensino

As abordagens do processo ensino-aprendizagem

Trabalho Individual 1 Arquivo Instruções para o trabalho

Siga rigorosamente estas instruções.

Arquivo Artigo base

Você deve utiliza-lo como modelo para o seu trabalho.

Arquivo Modelo para o trabalho.

Escreva seu trabalho neste arquivo, seguindo a formatação indicada.

Arquivo Sugestão de referências

Aqui você encontra uma série de referências sobre as concepções alternativas relacionadas a vários conteúdos de Química.

Arquivo Referência útil para a discussão do seu trabalho

Trata-se do texto lido para a aula que discute as possíveis origens das concepções alternativas. Interessa o que está nas páginas 89 a 95. Utilize-o para discutir os resultados que você encontrou. 

Arquivo Lista de periódicos que podem ser consultados

Utilize estes periódicos para fazer sua pesquisa.

Trabalho Individual 2 Arquivo Questões para serem respondidas

Responda as questões neste arquivo.

Arquivo Texto 1 para o trabalho
Arquivo Texto 2 para o trabalho
Avaliação Individual 1 - Conteúdos conceituais Arquivo questão a ser respondida
Avaliação Individual 2 - Núcleos conceituais Arquivo questão a ser respondida
Avaliação Individual 3 - Construtivismo e Ensino de Ciências Arquivo questão a ser respondida
Aula 1 - 7/08 Arquivo aula
Arquivo levantamento da turma

Por favor, quem não respondeu, responda e me entregue na aula.

Aula 2 - 14/08 Arquivo Atividade para ser feita em casa

Você deve completar esta atividade e levá-la para a aula 3 em 21/08

Arquivo Leitura Obrigatória 1

PERSPECTIVAS DE ENSINO: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO (Ensino por Transmissão e Ensino por Descoberta)

Texto extraído de:

CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002.

Arquivo Leitura Obrigatória 2

PERSPECTIVAS DE ENSINO: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO (Ensino por Mudança Conceitual)

Texto extraído de:

CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002.


Arquivo Leitura complementar 1

Schnetzler e Aragão, Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química.

Arquivo Leitura Complementar 2

Dois capítulos do livro: Atividades experimentais no ensino de Física de Alberto Gaspar.

O texto apresenta aspectos importantes do Ensino por Descoberta. Para ler quando tiver interesse, tempo, ...

Arquivo aula
Aula 3 - 25/08 Arquivo Leitura Obrigatória 1

Renato Eugênio da Silva Diniz, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências.

Leia apenas o item "Mudança Conceitual" (p. 29 - final até p.31)

Arquivo Leitura Obrigatória 2

Fernando Bastos, Construtivismo e ensino de ciências

Leia apenas o item 4 (p. 20 a 24) - Breve crítica dos modelos construtivistas de aprendizado.

Arquivo Leitura obrigatória 3

Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002

Arquivo Leitura Complementar 1

Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca de um processo de ensino e aprendizagem em Ciências:  revisitando os debates sobre Construtivismo

Arquivo aula
Aula 4 - 11/09 Arquivo Leitura Obrigatória 1

Pozo e Crespo, Capítulo 1 - Por que os alunos não aprendem a ciência que lhes é ensinada?l, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Leia apenas da página 25  (As nova metas da educação científica) até a página 28.


Arquivo Leitura Obrigatória 2

Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Leia apenas da página 78 até a página 95.

Arquivo Atividade prévia para o texto 2

Responda as questões e leve suas resposta para a aula.

Arquivo aula - parte 1
Arquivo Atividade realizada durante a aula
Aula 5 - 18/09 Arquivo leitura obrigatória 1

Leia o texto apenas da página 27 a 29 e responda as questões abaixo, ou ao menos, localize nos textos as respostas. Durante este estudo anote as palavras (conceitos) que aparecem e ainda não estão tão claros para você. Anote também as perguntas que surgirem no grupo para posterior discussão e esclarecimento na aula. Leve suas anotações para a aula.

1) Segundo o autor, quais concepções relativas ao processo de ensino-aprendizagem fundamentam a importância de se estudar sobre as concepções espontâneas (alternativas, prévias) dos alunos?

2) Para cada uma das características das concepções alternativas apontadas pelo autor, aponte suas dúvidas e se acha razoável a característica.


Arquivo Leitura Obrigatória 2

Concepções dos estudantes sobre ligação química

Arquivo Leitura Obrigatória 3

Concepções alternativas sobre equilíbrio químico.

Caso não consiga ler antes, este texto pode ser lido depois da aula. Dê preferência para a leitura dos outros dois textos

Arquivo Leitura Complementar 1

Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química:

Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.

Arquivo aula
Aula 6 - 25/09 Arquivo leitura obrigatória

Leia da página 138 a 157 e responda as questões do guia de estudos.

Arquivo Guia de estudos - parte 1

1) Leia as questões antes de ler o texto. 2) Localize no texto o conteúdo relacionado a cada uma das questões. 3) Responda em seu caderno as questões indicadas no guia, as demais serão feitas em sala.

Arquivo aula
Aula 7 - 09/10 Arquivo Guia de estudos - parte 2

Leia o texto da aula anterior (O aprendizado da química) das páginas 145 a 176.

Responda as questões deste guia de estudos.


Arquivo aula
Aula 8 - 16/10 Arquivo leitura obrigatória 1

Continuando o estudo do capítulo 6 "A aprendizagem da Química", leia da página177 até o final do capítulo. Anote os aspectos mais importantes e possíveis dúvidas.

Arquivo leitura obrigatória 2

Cotidiano e contextualização no Ensino de Química

1. Leia o texto sublinhando os aspectos mais importantes. 

2. Elabore questões para serem discutidas em sala.

Arquivo aula
Aula 9 - 23/10 Arquivo leitura obrigatória 1

A proposta curricular de química para o estado de Minas Gerais

A parte inicial deste texto já pode ter sido lida na disciplina de Introdução ao Ensino de Química. Nosso enfoque aqui está na parte a que se refere a proposta curricular. No entanto, vale a pena reler o texto todo!

Arquivo Leitura obrigatória 2

Texto: Abordagem de temas em sala de aula. Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002.

Leia as páginas: 189 a 202 e 205 a 223.

(A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.)

Arquivo Leitura complementar 1

Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar.

(Este texto trata de uma proposta de ensino que será apresentada durante a aula.)

Arquivo aula-contexto
Arquivo aula-temas 1
Arquivo aula - temas 2
Aula 10 - 30/10 Arquivo Leitura obrigatória 1

Transporte particular x coletivo: intervenção curricular pautada por interações entre ciência-tecnologia-sociedade

Arquivo Leitura obrigatória 2

Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José Machado.

Leia o texto dando especial atenção ao conteúdo das páginas 41-42, 45 (síntese provisória...), 46-49 (conhecimento: linearidade x conhecimento: a imagem da rede). Procure encontrar no texto os significados dos conceitos: interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Se puder, consulte outras fontes.

Arquivo Leitura complementar

A formação do cidadão e o ensino de CTS

Este texto é uma boa introdução para quem ainda não teve a oportunidade de estudar o tema CTS

Arquivo Atividade CTS

Procure completar esta atividade antes da aula. Ela será retomada durante a aula.

Arquivo aula- parte1
Arquivo aula- parte 2
Aula 11 - 06/11 Arquivo Leitura livre

Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira.


Aula 12 - 13/11 Arquivo Leitura obrigatória 1

O ensino da física elementar para alunos do Liceu

Arquivo Leitura obrigatória 2

Construindo o conhecimento científico na sala de aula.

Leia o texto, liste os pontos principais e elabore ao menos duas questões para discussão em aula. 

Arquivo Leitura complementar 1

Uma perspectiva construtivista para o ensino e o aprendizado de ciências.

Arquivo Leitura complementar 2

CONSTRUTIVISMO, MUDANÇA CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS?

Arquivo aula
Arquivo Roteiro de leitura para o texto 1
Aula 13 - 27/11 Arquivo Leitura 1

PCN+ Química (Parâmetros Curriculares Nacionais)

Leia apenas as páginas 87 a 93.

Levem o texto para a aula. Em aula estudaremos as páginas 93 a 106.

Arquivo Leitura 2

Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

Leia apenas das páginas 105-109 e as tabelas das páginas 113-105. 

Aula 14 - 04/12 Arquivo Leitura obrigatória

Do conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Científico

Arquivo aula-parte 1