Seção | Nome | Descrição |
---|---|---|
MATERIAIS COMPLEMENTARES | Ciência natural: os pressupostos filosóficos Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun. |
|
Em que consiste o conhecimento científico? Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. |
||
Contribuições da psicologia do Aprendizado Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002 Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências. |
||
As abordagens do processo ensino-aprendizagem |
||
Trabalho Individual 1 | Siga rigorosamente estas instruções. |
|
Você deve utiliza-lo como modelo para o seu trabalho. |
||
Escreva seu trabalho neste arquivo, seguindo a formatação indicada. |
||
Aqui você encontra uma série de referências sobre as concepções alternativas relacionadas a vários conteúdos de Química. |
||
Trata-se do texto lido para a aula que discute as possíveis origens das concepções alternativas. Interessa o que está nas páginas 89 a 95. Utilize-o para discutir os resultados que você encontrou. |
||
Utilize estes periódicos para fazer sua pesquisa. |
||
Trabalho Individual 2 | Responda as questões neste arquivo. |
|
Avaliação Individual 1 - Conteúdos conceituais | ||
Avaliação Individual 2 - Núcleos conceituais | ||
Avaliação Individual 3 - Construtivismo e Ensino de Ciências | ||
Aula 1 - 7/08 | ||
Por favor, quem não respondeu, responda e me entregue na aula. |
||
Aula 2 - 14/08 | Você deve completar esta atividade e levá-la para a aula 3 em 21/08 |
|
PERSPECTIVAS DE ENSINO: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO (Ensino por Transmissão e Ensino por Descoberta) Texto extraído de:
CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002. |
||
PERSPECTIVAS DE ENSINO: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO (Ensino por Mudança Conceitual) Texto extraído de: CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002. |
||
Schnetzler e Aragão, Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química. |
||
Dois capítulos do livro: Atividades experimentais no ensino de Física de Alberto Gaspar. O texto apresenta aspectos importantes do Ensino por Descoberta. Para ler quando tiver interesse, tempo, ... |
||
Aula 3 - 25/08 | Renato Eugênio da Silva Diniz, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências. Leia apenas o item "Mudança Conceitual" (p. 29 - final até p.31) |
|
Fernando Bastos, Construtivismo e ensino de ciências Leia apenas o item 4 (p. 20 a 24) - Breve crítica dos modelos construtivistas de aprendizado. |
||
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002 |
||
Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca de um processo de ensino e aprendizagem em Ciências: revisitando os debates sobre Construtivismo |
||
Aula 4 - 11/09 | Pozo e Crespo, Capítulo 1 - Por que os alunos não aprendem a ciência que lhes é ensinada?l, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. Leia apenas da página 25 (As nova metas da educação científica) até a página 28. |
|
Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. Leia apenas da página 78 até a página 95. |
||
Responda as questões e leve suas resposta para a aula. |
||
Aula 5 - 18/09 | Leia o texto apenas da página 27 a 29 e responda as questões abaixo, ou ao menos, localize nos textos as respostas. Durante este estudo anote as palavras (conceitos) que aparecem e ainda não estão tão claros para você. Anote também as perguntas que surgirem no grupo para posterior discussão e esclarecimento na aula. Leve suas anotações para a aula. 1) Segundo o autor, quais concepções relativas ao processo de ensino-aprendizagem fundamentam a importância de se estudar sobre as concepções espontâneas (alternativas, prévias) dos alunos? 2) Para cada uma das características das concepções alternativas apontadas pelo autor, aponte suas dúvidas e se acha razoável a característica. |
|
Concepções dos estudantes sobre ligação química |
||
Concepções alternativas sobre equilíbrio químico. Caso não consiga ler antes, este texto pode ser lido depois da aula. Dê preferência para a leitura dos outros dois textos |
||
Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química: Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula. |
||
Aula 6 - 25/09 | Leia da página 138 a 157 e responda as questões do guia de estudos. |
|
1) Leia as questões antes de ler o texto. 2) Localize no texto o conteúdo relacionado a cada uma das questões. 3) Responda em seu caderno as questões indicadas no guia, as demais serão feitas em sala. |
||
Aula 7 - 09/10 | Leia o texto da aula anterior (O aprendizado da química) das páginas 145 a 176. Responda as questões deste guia de estudos. |
|
Aula 8 - 16/10 | Continuando o estudo do capítulo 6 "A aprendizagem da Química", leia da página177 até o final do capítulo. Anote os aspectos mais importantes e possíveis dúvidas. |
|
Cotidiano e contextualização no Ensino de Química 1. Leia o texto sublinhando os aspectos mais importantes. 2. Elabore questões para serem discutidas em sala. |
||
Aula 9 - 23/10 | A proposta curricular de química para o estado de Minas Gerais A parte inicial deste texto já pode ter sido lida na disciplina de Introdução ao Ensino de Química. Nosso enfoque aqui está na parte a que se refere a proposta curricular. No entanto, vale a pena reler o texto todo! |
|
Texto: Abordagem de temas em sala de aula. Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002. Leia as páginas: 189 a 202 e 205 a 223. (A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.) |
||
Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar. (Este texto trata de uma proposta de ensino que será apresentada durante a aula.) |
||
Aula 10 - 30/10 | Transporte particular x coletivo: intervenção curricular pautada por interações entre ciência-tecnologia-sociedade |
|
Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José Machado. Leia o texto dando especial atenção ao conteúdo das páginas 41-42, 45 (síntese provisória...), 46-49 (conhecimento: linearidade x conhecimento: a imagem da rede). Procure encontrar no texto os significados dos conceitos: interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Se puder, consulte outras fontes. |
||
A formação do cidadão e o ensino de CTS Este texto é uma boa introdução para quem ainda não teve a oportunidade de estudar o tema CTS |
||
Procure completar esta atividade antes da aula. Ela será retomada durante a aula. |
||
Aula 11 - 06/11 | Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. |
|
Aula 12 - 13/11 | O ensino da física elementar para alunos do Liceu |
|
Construindo o conhecimento científico na sala de aula. Leia o texto, liste os pontos principais e elabore ao menos duas questões para discussão em aula. |
||
Uma perspectiva construtivista para o ensino e o aprendizado de ciências. |
||
CONSTRUTIVISMO, MUDANÇA CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS? |
||
Aula 13 - 27/11 | PCN+ Química (Parâmetros Curriculares Nacionais) Leia apenas as páginas 87 a 93. Levem o texto para a aula. Em aula estudaremos as páginas 93 a 106. |
|
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Leia apenas das páginas 105-109 e as tabelas das páginas 113-105. |
||
Aula 14 - 04/12 | Do conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Científico |
|