Curso: QFL1702 - NOTURNO - Instrumentação para o Ensino de Química I (Fundamentos) (2o semestre - 2017) | e-Disciplinas

  • 1

    Aqui você encontra alguns textos a respeito de assuntos tratados na disciplina Introdução ao Ensino de Química.

    Quem não fez especificamente esta disciplina ou não teve a oportunidade de estudar este temas mais básicos pode encontrar algumas referências aqui.

  • 2
  • 3
  • 4

    Entrega em 03/10/17 (terça-feira)

  • 5

    Entrega em 24/10/17 (terça-feira)

  • 6

    Data de entrega: 28/11/2017 até às 23h55min

  • 7

    Apresentação da disciplina.



  • 8

    Não teremos aula. Vocês devem realizar as leituras e tarefas indicadas abaixo

    Conteúdo:

    Vertentes históricas do Ensino de Ciências

    • Ensino opor Transmissão
    • Ensino por Descoberta
    • Ensino por Mudança Conceitual

    • Você deve completar esta atividade e levá-la para a aula 3 em 21/08

    • PERSPECTIVAS DE ENSINO: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO (Ensino por Transmissão e Ensino por Descoberta)

      Texto extraído de:

      CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002.

    • PERSPECTIVAS DE ENSINO: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO (Ensino por Mudança Conceitual)

      Texto extraído de:

      CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002.


    • Schnetzler e Aragão, Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química.

    • Dois capítulos do livro: Atividades experimentais no ensino de Física de Alberto Gaspar.

      O texto apresenta aspectos importantes do Ensino por Descoberta. Para ler quando tiver interesse, tempo, ...

  • 9

    • Ensino por Mudança Conceitual (final)
    • Mudança conceitual x Perfil conceitual
    • Ensino por Pesquisa

    • Renato Eugênio da Silva Diniz, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências.

      Leia apenas o item "Mudança Conceitual" (p. 29 - final até p.31)

    • Fernando Bastos, Construtivismo e ensino de ciências

      Leia apenas o item 4 (p. 20 a 24) - Breve crítica dos modelos construtivistas de aprendizado.

    • Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002

    • Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca de um processo de ensino e aprendizagem em Ciências:  revisitando os debates sobre Construtivismo

  • 10

    1. Conteúdos para o Ensino: Atitudes, Procedimentos e Conceitos

    2. Conteúdos Conceituais: fatos, conceitos e princípios



  • 11

    Concepções Alternativas:

    • Origens das concepções alternativas
    • Estudo de exemplos de concepções alternativas
    • Como identificar e trabalhar as concepções alternativas e dificuldades dos alunos


    • Leia o texto apenas da página 27 a 29 e responda as questões abaixo, ou ao menos, localize nos textos as respostas. Durante este estudo anote as palavras (conceitos) que aparecem e ainda não estão tão claros para você. Anote também as perguntas que surgirem no grupo para posterior discussão e esclarecimento na aula. Leve suas anotações para a aula.

      1) Segundo o autor, quais concepções relativas ao processo de ensino-aprendizagem fundamentam a importância de se estudar sobre as concepções espontâneas (alternativas, prévias) dos alunos?

      2) Para cada uma das características das concepções alternativas apontadas pelo autor, aponte suas dúvidas e se acha razoável a característica.


    • Concepções dos estudantes sobre ligação química

    • Concepções alternativas sobre equilíbrio químico.

      Caso não consiga ler antes, este texto pode ser lido depois da aula. Dê preferência para a leitura dos outros dois textos

    • Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química:

      Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.

  • 12

    O aprendizado da Química 1

    • Mudança conceitual na aprendizagem da Química
    • A natureza da matéria como um sistema de interação entre partículas


  • 13

    O aprendizado da Química - 2

    • A conservação de propriedades não observáveis da matéria
    • As relações quantitativas na Química
    • Os procedimentos para fazer e aprender Química

  • 14
    1) O aprendizado da Química - 3

        Os procedimentos para fazer e aprender química

    2) Cotidiano e contextualização

    • Continuando o estudo do capítulo 6 "A aprendizagem da Química", leia da página177 até o final do capítulo. Anote os aspectos mais importantes e possíveis dúvidas.

    • Cotidiano e contextualização no Ensino de Química

      1. Leia o texto sublinhando os aspectos mais importantes. 

      2. Elabore questões para serem discutidas em sala.

  • 15

    • Cotidiano e Contextualização
    • Ensino: abordagem temática
    • Organização curricular


    Quem não respondeu (on line) o questionário sobre cotidiano e contextualização pós leitura do texto (atividade para a aula passada) faça-o na aba da aula passada.

    • A proposta curricular de química para o estado de Minas Gerais

      A parte inicial deste texto já pode ter sido lida na disciplina de Introdução ao Ensino de Química. Nosso enfoque aqui está na parte a que se refere a proposta curricular. No entanto, vale a pena reler o texto todo!

    • Texto: Abordagem de temas em sala de aula. Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002.

      Leia as páginas: 189 a 202 e 205 a 223.

      (A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.)

    • Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar.

      (Este texto trata de uma proposta de ensino que será apresentada durante a aula.)

  • 16

    • Exemplos de Ensino CTS
    • Interdisciplinaridade


    • Transporte particular x coletivo: intervenção curricular pautada por interações entre ciência-tecnologia-sociedade

    • Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José Machado.

      Leia o texto dando especial atenção ao conteúdo das páginas 41-42, 45 (síntese provisória...), 46-49 (conhecimento: linearidade x conhecimento: a imagem da rede). Procure encontrar no texto os significados dos conceitos: interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Se puder, consulte outras fontes.

    • A formação do cidadão e o ensino de CTS

      Este texto é uma boa introdução para quem ainda não teve a oportunidade de estudar o tema CTS

    • Procure completar esta atividade antes da aula. Ela será retomada durante a aula.

  • 17
    Continuação de temas anteriores
    • Problematização por temas socio-científicos
    • Abordagem CTS
    • Intedisciplinaridade
    Ensino para Habilidades e Competências e PCN

    • Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira.


  • 18

    Construtivismo e Ensino de Ciências

    • Construtivismo: Princípios Epistemológicos; Princípios Pedagógicos

  • 19

    Ensino por Competências

    Parâmetros Curriculares Nacionais e o Ensino de Química

    Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino de Química

    • PCN+ Química (Parâmetros Curriculares Nacionais)

      Leia apenas as páginas 87 a 93.

      Levem o texto para a aula. Em aula estudaremos as páginas 93 a 106.

    • Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

      Leia apenas das páginas 105-109 e as tabelas das páginas 113-105. 

  • 20

    Síntese das diferentes concepções de ensino de Ciências
    (O que podemos aprender com cada uma?)
    Encerramento da disciplina (Síntese Final).