Curso: QFL1702 - NOTURNO - Instrumentação para o Ensino de Química I (Fundamentos) (2o semestre - 2017) | e-Disciplinas
-
Abrir tudo
Fechar tudo
-
Instruções: Clique no nome da seção para mostrar/ocultar
-
1
MATERIAIS COMPLEMENTARES
- AlternarAqui você encontra alguns textos a respeito de assuntos tratados na disciplina Introdução ao Ensino de Química.
Quem não fez especificamente esta disciplina ou não teve a oportunidade de estudar este temas mais básicos pode encontrar algumas referências aqui.
-
Ciência natural: os pressupostos filosóficos
Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun.
-
Em que consiste o conhecimento científico?
Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências.
-
Contribuições da psicologia do Aprendizado
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002
Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências.
-
As abordagens do processo ensino-aprendizagem
-
-
2
Trabalho Individual 1
- Alternar-
Entrega até 15 de outubro às 23h55min
-
Siga rigorosamente estas instruções.
-
Você deve utiliza-lo como modelo para o seu trabalho.
-
Escreva seu trabalho neste arquivo, seguindo a formatação indicada.
-
Aqui você encontra uma série de referências sobre as concepções alternativas relacionadas a vários conteúdos de Química.
-
Trata-se do texto lido para a aula que discute as possíveis origens das concepções alternativas. Interessa o que está nas páginas 89 a 95. Utilize-o para discutir os resultados que você encontrou.
-
Utilize estes periódicos para fazer sua pesquisa.
-
-
3
Trabalho Individual 2
- Alternar-
Entrega até 10/12 às 23:55h
-
Responda as questões neste arquivo.
-
-
4
Avaliação Individual 1 - Conteúdos conceituais
- AlternarEntrega em 03/10/17 (terça-feira)
-
Entregue sua resposta em um arquivo .doc ou .docx
Coloque seu nome como nome do arquivo
-
5
Avaliação Individual 2 - Núcleos conceituais
- AlternarEntrega em 24/10/17 (terça-feira)
-
Entregue sua resposta em um arquivo .doc ou .docx
Coloque seu nome como nome do arquivo
-
6
Avaliação Individual 3 - Construtivismo e Ensino de Ciências
- AlternarData de entrega: 28/11/2017 até às 23h55min
-
Entregue sua resposta em arquivo .doc ou .docx
Coloque seu nome como nome do arquivo. Coloque seu nome no texto.
-
7
Aula 1 - 7/08
- AlternarApresentação da disciplina.
-
Por favor, quem não respondeu, responda e me entregue na aula.
-
8
Aula 2 - 14/08
- AlternarNão teremos aula. Vocês devem realizar as leituras e tarefas indicadas abaixo
Conteúdo:
Vertentes históricas do Ensino de Ciências
- Ensino opor Transmissão
- Ensino por Descoberta
- Ensino por Mudança Conceitual
-
Você deve completar esta atividade e levá-la para a aula 3 em 21/08
-
PERSPECTIVAS DE ENSINO: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO (Ensino por Transmissão e Ensino por Descoberta)
Texto extraído de:
CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002.
-
PERSPECTIVAS DE ENSINO: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO (Ensino por Mudança Conceitual)
Texto extraído de:
CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002.
-
Schnetzler e Aragão, Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química.
-
Dois capítulos do livro: Atividades experimentais no ensino de Física de Alberto Gaspar.
O texto apresenta aspectos importantes do Ensino por Descoberta. Para ler quando tiver interesse, tempo, ...
- Ensino opor Transmissão
-
9
Aula 3 - 25/08
- Alternar- Ensino por Mudança Conceitual (final)
- Mudança conceitual x Perfil conceitual
- Ensino por Pesquisa
-
Renato Eugênio da Silva Diniz, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências.
Leia apenas o item "Mudança Conceitual" (p. 29 - final até p.31)
-
Fernando Bastos, Construtivismo e ensino de ciências
Leia apenas o item 4 (p. 20 a 24) - Breve crítica dos modelos construtivistas de aprendizado.
-
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002
-
Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca de um processo de ensino e aprendizagem em Ciências: revisitando os debates sobre Construtivismo
- Ensino por Mudança Conceitual (final)
-
10
Aula 4 - 11/09
- Alternar1. Conteúdos para o Ensino: Atitudes, Procedimentos e Conceitos
2. Conteúdos Conceituais: fatos, conceitos e princípios
-
Pozo e Crespo, Capítulo 1 - Por que os alunos não aprendem a ciência que lhes é ensinada?l, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Leia apenas da página 25 (As nova metas da educação científica) até a página 28.
-
Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Leia apenas da página 78 até a página 95.
-
Responda as questões e leve suas resposta para a aula.
-
-
11
Aula 5 - 18/09
- AlternarConcepções Alternativas:
- Origens das concepções alternativas
- Estudo de exemplos de concepções alternativas
- Como identificar e trabalhar as concepções alternativas e dificuldades dos alunos
-
Leia o texto apenas da página 27 a 29 e responda as questões abaixo, ou ao menos, localize nos textos as respostas. Durante este estudo anote as palavras (conceitos) que aparecem e ainda não estão tão claros para você. Anote também as perguntas que surgirem no grupo para posterior discussão e esclarecimento na aula. Leve suas anotações para a aula.
1) Segundo o autor, quais concepções relativas ao processo de ensino-aprendizagem fundamentam a importância de se estudar sobre as concepções espontâneas (alternativas, prévias) dos alunos?
2) Para cada uma das características das concepções alternativas apontadas pelo autor, aponte suas dúvidas e se acha razoável a característica.
-
Concepções dos estudantes sobre ligação química
-
Concepções alternativas sobre equilíbrio químico.
Caso não consiga ler antes, este texto pode ser lido depois da aula. Dê preferência para a leitura dos outros dois textos
-
Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química:
Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.
- Origens das concepções alternativas
-
12
Aula 6 - 25/09
- AlternarO aprendizado da Química 1
- Mudança conceitual na aprendizagem da Química
- A natureza da matéria como um sistema de interação entre partículas
-
Leia da página 138 a 157 e responda as questões do guia de estudos.
-
1) Leia as questões antes de ler o texto. 2) Localize no texto o conteúdo relacionado a cada uma das questões. 3) Responda em seu caderno as questões indicadas no guia, as demais serão feitas em sala.
- Mudança conceitual na aprendizagem da Química
-
13
Aula 7 - 09/10
- AlternarO aprendizado da Química - 2
- A conservação de propriedades não observáveis da matéria
- As relações quantitativas na Química
- Os procedimentos para fazer e aprender Química
-
Leia o texto da aula anterior (O aprendizado da química) das páginas 145 a 176.
Responda as questões deste guia de estudos.
- A conservação de propriedades não observáveis da matéria
-
14
Aula 8 - 16/10
- Alternar1) O aprendizado da Química - 3Os procedimentos para fazer e aprender química
2) Cotidiano e contextualização
-
Continuando o estudo do capítulo 6 "A aprendizagem da Química", leia da página177 até o final do capítulo. Anote os aspectos mais importantes e possíveis dúvidas.
-
Cotidiano e contextualização no Ensino de Química
1. Leia o texto sublinhando os aspectos mais importantes.
2. Elabore questões para serem discutidas em sala.
-
-
15
Aula 9 - 23/10
- Alternar- Cotidiano e Contextualização
- Ensino: abordagem temática
- Organização curricular
Quem não respondeu (on line) o questionário sobre cotidiano e contextualização pós leitura do texto (atividade para a aula passada) faça-o na aba da aula passada.
-
A proposta curricular de química para o estado de Minas Gerais
A parte inicial deste texto já pode ter sido lida na disciplina de Introdução ao Ensino de Química. Nosso enfoque aqui está na parte a que se refere a proposta curricular. No entanto, vale a pena reler o texto todo!
-
Texto: Abordagem de temas em sala de aula. Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002.
Leia as páginas: 189 a 202 e 205 a 223.
(A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.)
-
Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar.
(Este texto trata de uma proposta de ensino que será apresentada durante a aula.)
-
16
Aula 10 - 30/10
- Alternar- Exemplos de Ensino CTS
- Interdisciplinaridade
-
Transporte particular x coletivo: intervenção curricular pautada por interações entre ciência-tecnologia-sociedade
-
Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José Machado.
Leia o texto dando especial atenção ao conteúdo das páginas 41-42, 45 (síntese provisória...), 46-49 (conhecimento: linearidade x conhecimento: a imagem da rede). Procure encontrar no texto os significados dos conceitos: interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Se puder, consulte outras fontes.
-
A formação do cidadão e o ensino de CTS
Este texto é uma boa introdução para quem ainda não teve a oportunidade de estudar o tema CTS
-
Procure completar esta atividade antes da aula. Ela será retomada durante a aula.
-
17
Aula 11 - 06/11
- AlternarContinuação de temas anteriores
- Problematização por temas socio-científicos
- Abordagem CTS
- Intedisciplinaridade
-
Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira.
-
18
Aula 12 - 13/11
- AlternarConstrutivismo e Ensino de Ciências
- Construtivismo: Princípios Epistemológicos; Princípios Pedagógicos
-
O ensino da física elementar para alunos do Liceu
-
Construindo o conhecimento científico na sala de aula.
Leia o texto, liste os pontos principais e elabore ao menos duas questões para discussão em aula.
-
Uma perspectiva construtivista para o ensino e o aprendizado de ciências.
-
CONSTRUTIVISMO, MUDANÇA CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS?
-
19
Aula 13 - 27/11
- AlternarEnsino por Competências
Parâmetros Curriculares Nacionais e o Ensino de Química
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino de Química
-
PCN+ Química (Parâmetros Curriculares Nacionais)
Leia apenas as páginas 87 a 93.
Levem o texto para a aula. Em aula estudaremos as páginas 93 a 106.
-
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
Leia apenas das páginas 105-109 e as tabelas das páginas 113-105.
-
-
20
Aula 14 - 04/12
- AlternarSíntese das diferentes concepções de ensino de Ciências
(O que podemos aprender com cada uma?)
Encerramento da disciplina (Síntese Final).-
Do conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Científico
-